Pela primeira vez, Museu Oscar Niemeyer recebe filmes do Olhar de Cinema com tecnologia de cinema profissional
14/06/2025 às 09:33
Pela primeira vez, Museu Oscar Niemeyer recebe filmes do Olhar de Cinema com tecnologia de cinema profissional. Cred Alessandra Pastuch

Emblemático ponto turístico da cidade recebe as duas principais Mostras da 14ª edição do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, que ocorre até o dia 19 de junho. Ingressos estão à venda

A 14ª edição do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba já começou, com mais de 90 longas e curtas-metragens de todo o mundo, ocupando as salas de cinema da capital paranaense. Entre as novidades deste ano, estão as exibições das Mostras Competitiva Brasileira e Competitiva Internacional (longas-metragens) na Sala Claro MON no Museu Oscar Niemeyer, local inédito no festival, considerado um dos principais pontos turísticos da capital paranaense.

É a primeira vez que o MON recebe exibições de filmes com equipamentos DCP (Formato Digital), que já é utilizado em salas comerciais e garante assim uma qualidade de imagem e áudio superiores. Um dos mais importantes museus de arte da América Latina junto com o festival de cinema que mais cresce na América Latina", enfatiza Antonio Gonçalves Junior, diretor do Olhar de Cinema.

Com uma tela de cerca de 305 polegadas, a Sala Claro MON receberá os filmes das duas principais mostras competitivas do festival (Brasileira e Internacional). O espaço sediará também a primeira edição do MECI - Mercado do Cinema Independente, que ocorre em paralelo à programação do 14º Olhar de Cinema, de 16 a 18 de junho, sendo a primeira iniciativa no Brasil a oferecer um evento de mercado audiovisual focado em longas-metragens independentes, com foco na ampliação de oportunidades, de fomentar parcerias estratégicas e impulsionar negócios que movimentam e fortalecem a sétima arte.

O Olhar de Cinema tem se expandido a cada edição. E é com muita alegria e satisfação que anunciamos esse novo espaço para as exibições de filmes e, em paralelo, a primeira edição do MECI, um evento que tem o objetivo de conectar realizadores, distribuidores, exibidores, plataformas de streaming, canais e profissionais do setor audiovisual. O Museu Oscar Niemeyer já é referência no Brasil e no Mundo por conta de toda sua história, trabalhos ali expostos e sua arquitetura. Agora, damos um passo à frente e durante o festival transformamos o Auditório Poty Lazzarotto na Sala Claro MON", completa Antonio Gonçalves Junior, diretor do Olhar de Cinema.


Confira todos os filmes que serão exibidos da Sala Claro MON - Museu Oscar Niemeyer durante a 14ª edição do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba:


Mostras Competitivas

As produções selecionadas para as Mostras Competitivas, tanto a Internacional quanto a Brasileira, concorrem pelos prêmios de Melhor Filme, Direção, Roteiro, Atuação, entre outros, concedidos pelo Júri, além das premiações do público, responsável por eleger o Melhor Longa e Melhor Curta nas duas mostras. 

Competitiva Brasileira - Longas

- “A Voz de Deus” (Miguel Antunes Ramos | Brasil | 2025 | 85’)
Sinopse: Duas crianças pregadoras buscam uma vida melhor através da fé. Daniel,17, lida com a frustração paterna: ele era a criança pregadora mais famosa do Brasil, mas à medida que cresce há cada vez menos interesse. João, por sua vez, está no auge: com 12 anos, possui um milhão de seguidores no Instagram, e prega para multidões. Um ciclo que termina e outro que começa. Um país que não é mais o mesmo.
Sessões: 12 de junho, às 21h00, Sala Claro MON; 

-  “Explode São Paulo, Gil” (Dir. Maria Clara Escobar | Brasil, Portugal | 2025| 97’)
Sinopse: Gil sempre quis ser cantora. Ela se mudou para São Paulo com sua esposa quando tinha 20 e poucos anos. Agora, aos 50, é faxineira. Maria Clara lhe propõe fazer um filme no qual Gil será CANTORA. Ela também quer explodir São Paulo. Gil não quer, mas aceita para que o filme aconteça. Gil se torna uma famosa, elas explodem duas cidades e refletem sobre sonhos, trabalho, envelhecimento e esquecimento.
Sessões: 13 de junho, às 21h15, Sala Claro MON; 

“Glória & Liberdade” (Dir. Letícia Simões | Brasil | 2025 | 73’)
Sinopse: 2050. O continente Pau-Brasil celebra 200 anos das Revoltas Regenciais que dividiram o Brasil em nações. Azul, documentarista da República da Bahia, viaja pelo Norte e Nordeste para investigar o colapso da unidade brasileira. Entrevistando líderes, camponeses, pajés e hackers, ela explora revolução e identidade. Em casa, enfrenta uma insurreição que desafia suas certezas sobre história e luta.
Sessões: 14 de junho, às 15h30, Sala Claro MON; 

- “Torniquete” (Dir. Ana Catarina Lugarini | Brasil | 2025 | 75’)
Sinopse: Uma família multigeracional de três mulheres enfrenta as marcas de mais uma invasão traumática, revisitando o passado, reconstruindo o futuro e curando suas feridas.
Sessões: 14 de junho, às 21h00, Sala Claro MON; 

“Paraíso” (Dir. Ana Rieper | Brasil | 2025 | 76’)
Sinopse: Documentário de longa-metragem sobre as heranças da condição colonial brasileira na vida diária hoje. A partir de uma narrativa musical e do uso de material de arquivo de naturezas diversas, o filme propõe uma viagem inquieta por relações forjadas pela posse de terras e de pessoas. Uma sinfonia popular sobre violência, resistência, força e afeto.
Sessões: 15 de junho, às 16h00, Sala Claro MON; 

- “Aurora” (Dir. João Vieira Torres | Brasil, Portugal, França | 2025 | 130’)
Sinopse: Aurora foi a avó do diretor. Sem saber ler ou escrever, ela foi parteira e curandeira por mais de quarenta anos no sertão profundo da Bahia. De um encontro a outro, com os vivos e os mortos, o filme segue seus rastros, confrontando a violência estrutural de gênero e racial, presentes na formação histórica do Brasil.
Sessões: 15 de junho, às 20h30, Sala Claro MON; 

- “Cais (Dir. Safira Moreira | Brasil | 2025 | 69’)
Sinopse: Dois meses após o falecimento de sua mãe Angélica, viaja em busca de encontrá-la em outras paisagens. Num curso fluvial, o filme percorre cidades banhadas pelo Rio Paraguaçu (Bahia) e pelo Rio Alegre (Maranhão), para imergir em novas perspectivas sobre memória, tempo, nascimento, vida e morte.
Sessões: 16 de junho, às 21h15, Sala Claro MON; 

“Apenas Coisas Boas” (Dir. Daniel Nolasco | Brasil | 2025 | 108’)
Sinopse: Catalão, interior de Goiás, 1984. Antonio vive sozinho e isolado cuidando dos afazeres de sua pequena fazenda até o dia em que seu destino cruza com o de Marcelo, um motoqueiro solitário que sofre um acidente atravessando a região. Antonio cuida das feridas de Marcelo. Os dois se apaixonam e vivem uma história que transforma, desestabiliza e provoca rupturas em cada um deles.
Sessões: 17 de junho, às 20h45, Sala Claro MON; 

Competitiva Internacional - Longas

- “Ariel (Dir. Lois Patiño | Espanha, Portugal | 2025 | 108’)
Sinopse: Ariel é um filme de teatro dentro do teatro, sobre uma atriz argentina que desembarca em uma ilha estranha e encantadora, onde os habitantes transcenderam em personagens shakespearianos.
Sessões: 12 de junho, às 18h30, Sala Claro MON; 

“Fire Supply” (“Fire Supply” | Dir. Lucía Seles | Argentina | 2024 | 156’)
Sinopse: Por que os podcasts têm um limite? Uma pessoa que ama sua mãe e seu pai gostaria de fazer gelo ou aço ou ter um cemitério para que sua mãe não sofresse por ninguém.
Sessões: 13 de junho, às 18h00, Sala Claro MON; 

- “Um Corpo Para Habitar” (“A Body To Live In” | Dir. Angelo Madsen | Estados Unidos | 2025 | 98’)
Sinopse: Entrelaçando fotografias estáticas deslumbrantes com as vozes de pessoas idosas queer, A Body to Live In traça as comunidades, filosofias e histórias controversas que cercam o movimento de Modificação Corporal, iniciado pelo artista underground Fakir Musafar.
Sessões: 14 de junho, às 18h15, Sala Claro MON; 

“Quando o Telefone Tocou” (“Kada je Zazvonio Telefon” | Dir. Iva Radivojević|Sérvia, Estados Unidos | 2024 | 73 min)
Sinopse: Por meio da reconstrução íntima de um telefonema importante, When The Phone Rang investiga o deslocamento e a natureza da memória. Na mente da protagonista de onze anos, a ligação apaga todo o seu país, sua história e identidade.
Sessões: 15 de junho, às 18h30, Sala Claro MON; 

-“Medidas para um Funeral” (“Measures For A Funeral” | Dir. Sofia Bohdanowicz | Canadá | 2024 | 142 min)
Sinopse: De Toronto a Oslo, seguimos a jornada de uma jovem acadêmica, Audrey Benac. Audrey embarca em uma busca por uma mulher — a renomada violinista canadense do início do século XX, Kathleen Parlow — enquanto, ao mesmo tempo, foge de outra: sua mãe, uma musicista fracassada.
Sessões: 16 de junho, às 18h15, Sala Claro MON; 

“A Árvore da Autenticidade” (“L’arbre de l’authenticité” | Dir. Sammy Baloji | Bélgica, Congo |2025 | 87 min’)
Sinopse: No coração da floresta tropical do Congo, os restos de um centro de pesquisa dedicado à agricultura tropical revelam o peso do passado colonial e seus vínculos indissociáveis com as mudanças climáticas contemporâneas.
Sessões: 17 de junho, às 18h30, Sala Claro MON; 

 

Mais informações podem ser conferidas em https://www.olhardecinema.com.br/ingressos/

 

O 14º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba tem produção da Grafo Audiovisual, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal. O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná. A edição é apresentada pela Rumo Logística, com patrocínio master do Itaú e Claro, patrocínio ouro do TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá, patrocínio prata da Peróxidos do Brasil e Campari, patrocínio bronze da Mili, e apoio da Sanepar, Copel, Adami S/A, do Instituto Rumo, do Projeto Paradiso, do Teatro da Vila, da Cinemateca, do Cine Passeio, Cine Guarani, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba. Verifique a classificação indicativa de cada filme e as sessões com acessibilidade de audiodescrição e intérpretes de Libras.

Serviço:
14º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba
Data: 11 a 19 de junho de 2025
Site oficialwww.olhardecinema.com.br
Ingressos: R$8 (meia-entrada), R$16 (inteira). Há também sessões gratuitas - consultar programação.
Redes Sociais: Instagram: www.instagram.com/Olhardecinema
                          Facebook: www.facebook.com.br/Olhardecinema
                          Tik Tok: @olhardecinema
                          X/Twitter: @Olhardecinema_
Realização: Ministério da Cultura - Governo Federal
Apresentação: Rumo Logística
Patrocínio Master: Itaú, Claro
Patrocínio Ouro: TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá
Patrocínio Prata: Peróxidos do Brasil, Campari
Patrocínio Bronze: Mili
Apoio: Sanepar, Copel, Adami S/A, Instituto Rumo, Projeto Paradiso, Teatro da Vila, Cinemateca, Cine Passeio, Cine Guarani, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba.
Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná
Produção: Grafo Audiovisual

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio