MENUx
Os Estados Unidos e a China vêm travando uma guerra comercial intensa há meses, mas agora pode estar havendo sinais de degelo. O presidente americano, Donald Trump, conversou por telefone com seu homólogo chinês, e disse que negociadores dos dois lados vão se reunir para discussões na segunda-feira.
Na sexta-feira, Trump escreveu nas redes sociais que seu secretário do Tesouro, secretário de Comércio e representante comercial participarão do encontro. A reunião será realizada em Londres.
Anteriormente, ele havia se queixado de que a China estava violando um acordo comercial, pactuado no mês passado. O governo americano disse também que a China estava impedindo as exportações de terras-raras.
No entanto, ele passou a adotar um tom diferente após a conversação telefônica com o presidente Xi Jinping na quinta-feira. Trump declarou que as relações estão de volta aos trilhos, e que as negociações para o acordo comercial estão em “boa forma”.
A Reuters citou fontes, que teriam dito que a questão das terras-raras também pode estar menos tensa. Diz que a China concedeu licenças temporárias de exportação às entidades que abastecem as três principais montadoras dos Estados Unidos.