Marista Escola Social Curitiba promove atividades na Semana Estadual do Brincar no Paraná
02/06/2025 às 20:22
Ações promovem a integração entre crianças e famílias na escola

O Marista Escola Social Curitiba, no bairro Fazendinha, reuniu aproximadamente 270 participantes, incluindo 15 turmas de educação infantil – do berçário ao pré 2 – e seus familiares.
A programação envolveu brincadeiras populares, oficinas de peteca e de fabricação de aviões de papel, circuito motor com práticas de ginástica, dança das cadeiras em inglês, entre outras atividades lúdicas, proporcionando momentos de socialização e diversão para crianças e adultos.
A Semana Estadual do Brincar no Paraná é uma oportunidade para destacar a importância do brincar na infância e reforçar a necessidade de garantir esse direito fundamental, reconhecendo seus impactos no desenvolvimento integral das crianças.
O brincar é essencial para a primeira infância. Estudos indicam que até os 4 anos de idade, o cérebro humano estabelece aproximadamente um quatrilhão de conexões neurais, o dobro presente em um cérebro adulto.
Marco Barbosa, Diretor do Marista Escola Social Curitiba destaca que "durante essa fase, brincar não é apenas diversão, mas sim um processo que contribui de forma efetiva na constituição do sujeito  para toda a vida, responsável pelo seu desenvolvimento integral, emocional, afetivo, motor, cognitivas e sociais".
A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garantem que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar às crianças o direito ao lazer, incluindo acesso a brinquedos, jogos, práticas esportivas e culturais. Apesar dessas garantias, muitas crianças ainda enfrentam obstáculos para acessar plenamente seu direito ao brincar, como falta de espaços públicos adequados, insegurança nas comunidades e as jornadas de trabalho dos pais com escassez de tempo livre adequado.

Compromisso das Escolas Sociais Maristas
Conscientes da importância do brincar, as unidades do Marista Escolas Sociais atuam em comunidades onde a oferta de espaços públicos para atividades lúdicas é limitada. “Dessa forma, os ambientes escolares e os projetos que desenvolvemos, se tornam fundamentais na promoção desse direito para os alunos, seus familiares e a comunidade do entorno”, diz Bárbara Hara, analista de projetos do Marista Brasil.
A valorização do brincar é um dos objetivos estratégicos do projeto “Educação: o Futuro é para Todos”, realizado via incentivo fiscal e fundamentado na missão das Escolas e Colégios Sociais Maristas, de oferecer educação gratuita e de qualidade para crianças e adolescentes de baixa renda.
O projeto beneficia diretamente 2.300 crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades, promovendo atividades pedagógicas, culturais e esportivas em seis unidades localizadas em Curitiba, Fazenda Rio Grande, Almirante Tamandaré, Ponta Grossa, Cascavel e Londrina.
 
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