Cargolift promove "Maio Amarelo" com ações de conscientização para motoristas da frota própria
28/05/2025 às 18:55
Empresa reforçou programa que bonifica os profissionais com boa conduta ao volante e promoveu uma programação especial com palestras, blitz orientativas e uma visita ao Memorial de Segurança no Transporte do Brasil
 
Na última semana, a Cargolift, uma das líderes no setor de transportes do país, realizou uma programação dedicada ao Maio Amarelo, campanha internacional de conscientização para a redução de sinistros no trânsito. A iniciativa promoveu palestras, rodas de conversa e blitz educativas para os motoristas da frota própria em diversas filiais da empresa pelo país, bem como uma visita ao Memorial de Segurança no Transporte do Brasil, em Curitiba (PR). 
 
A relevância da campanha é evidenciada pelos números, que trazem um retrato alarmante: acidentes em rodovias federais foram responsáveis por tirar a vida de mais de 6 mil pessoas em 2024, ano em que foi contabilizado um total de 73.156 acidentes, segundo dados do Anuário 2024 da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Na logística brasileira, o transporte rodoviário é parte essencial da cadeia de distribuição, o que torna a segurança e atuação dos caminhoneiros uma preocupação cada vez mais urgente. 
 
“O trabalho de conscientização deve ir além dos órgãos públicos, ressalta Markenson Marques, CEO da Cargolift. “Empresas do setor que utilizam a força de trabalho desses profissionais podem e devem atuar para mitigar os acidentes e aumentar a segurança nas estradas, seja por meio de campanhas e ações internas, como também pela tecnologia e inovações que beneficiem os motoristas”, completa. 
 
A segurança desses profissionais não é uma preocupação recente da empresa. Desde a sua fundação, o próprio slogan da Cargolift, “Segurança e pontualidade”, evidencia a priorização do cuidado e bem-estar, visto que a palavra “segurança” vem propositalmente antes, em primeiro lugar. 
 
Em 2009, a empresa foi reconhecida com o Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito pelos programas “Anjo da Guarda” e “Acidente Zero”, que reduziram em 91,18% os acidentes entre os motoristas da empresa. Na ocasião, Anaelse Oliveira, atual Assessora de Responsabilidade Corporativa do Grupo Volvo, acompanhou o CEO da Cargolift para receber o prêmio na Suécia. 
 
Já em 2016, a campanha digital da Cargolift para o Maio Amarelo foi premiada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em um concurso que recebeu 4 mil ações de iniciativas privadas e do poder público de 400 cidades em todos os estados do país. 
 
Programa de meritocracia para motoristas: tecnologia em prol da segurança
 
Na campanha deste ano, além das ações de conscientização, a Cargolift também reforçou o seu programa de incentivo que classifica e bonifica os motoristas de sua frota própria com as melhores condutas ao volante. Mensalmente, os profissionais são avaliados e ranqueados com base em critérios totalmente automatizados, que utilizam telemetria e sistemas de câmeras para verificar velocidade, frenagem, deslocamento lateral, uso de celular, fadiga e demais ações que podem influenciar na segurança. 
 
Com a compilação das notas, eles são classificados e os mais bem avaliados recebem uma premiação em dinheiro que pode variar de R$200 a R$800 por mês ou até R$5 mil na avaliação anual, que reconhece os top 3 motoristas com mais pontos acumulados. 
 
Na esteira das soluções tecnológicas adotadas pela empresa está um aplicativo voltado para motoristas, o chamado “App Matrix”, que além de digitalizar as demandas de frete, também atua como um facilitador para a rotina dos profissionais. Ao gerenciar a agenda de trabalho, o aplicativo notifica sobre a necessidade de pausas e emite alertas para que eles descansem antes de continuar a jornada, avisando sobre comportamentos de risco. 
 
Segundo a empresa, tais iniciativas são uma forma de utilizar a tecnologia para além da eficácia operacional: 
 
“A tecnologia precisa servir às pessoas. No nosso caso, isso significa apoiar também o motorista, que é o elo mais importante da logística e também o mais vulnerável nas estradas”, ressalta Marques. “Nossos investimentos em inovação e segurança são contínuos e inseparáveis, estendendo-se desde os nossos veículos, que possuem tecnologia EBS anti-tombamento com suspensão de ar, até as câmeras de monitoramento na cabine e o aplicativo do motorista, que utiliza IA para otimizar o trabalho, zelar pelo seu bem-estar e trazer maior segurança”, finaliza.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio