Maria Lucia Sabatella com homenagem na Assembleia Legislativa
27/05/2025 às 00:27
“Buscar alternativas educacionais para indivíduos com altas habilidades/superdotação, que de modo geral, não recebem a atenção merecedora”, comenta Maria Lucia Sabatella”

Nesta terça-feira, (27) de maio, Maria Lucia Prado Sabatella, especialista nas áreas de Inteligência Humana, Superdotação e Talento, receberá a láurea de Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), por proposição do presidente daquela Casa de Leis, deputado Alexandre Curi.

A solenidade tem início previsto para às 18h00.

Maria Lucia Sabatella, que é presidente do Instituto para Otimização da Aprendizagem – Inodap (@instituto.inodap), recentemente promoveu um encontro com sua equipe e convidados, para comemorar os 25 anos de atividades da entidade quando relatou toda a trajetória de como tudo começou. O espaço BUSINESS WOMAN CWB, por intermédio do jornalista Luiz Augusto Juk, do jornal Diário Indústria & Comércio, participou deste encontro e coletou dados.

A entidade originou-se da necessidade de buscar alternativas educacionais para os indivíduos com altas habilidades/superdotação, uma parcela da população que, de modo geral, não recebe a atenção de que é merecedora, tanto no âmbito humano, como no legal.

O Instituto para Otimização da Aprendizagem – Inodap, fundado por Maria Lucia Sabatella (@mlsabatella), é uma entidade jurídica, de direito privado, que tem como objetivos, princípios e finalidade apoiar e desenvolver ações e serviços para a defesa e elevação do ser humano nas áreas da pesquisa, cultura, educação, ciência e sobre as questões da Educação Especial, com enfoque na superdotação.

Segundo Maria Lucia, “o instituto originou-se da necessidade de buscar alternativas educacionais para os indivíduos com altas habilidades/superdotação, uma parcela da população que, de modo geral, não recebe a atenção de que é merecedora, tanto no âmbito humano, como no legal.

O esquecimento das necessidades sociais e emocionais diferenciadas dos superdotados apontou para a urgência de um trabalho que suprisse essa falha”.

O trabalho do Inodap iniciou em 1992, com uma pesquisa em âmbito nacional e internacional que veio a dar suporte ao seu trabalho pioneiro na identificação e avaliação do potencial intelectual e orientação de famílias de indivíduos superdotados por alguns anos.

Empreendedorismo feminino ganha força no Paraná



Fernanda Brasil, ao centro, com o certificado: “Hoje sou uma empreendedora e venho consolidando meu posicionamento como impulsionadora de talentos de crianças e jovens”

As mulheres já são maioria entre os brasileiros que pretendem empreender nos próximos anos. Segundo o Monitor Global de Empreendedorismo 2023, entre os 47,7 milhões de brasileiros com intenção de abrir um negócio até 2026, 54,6% são mulheres, ultrapassando os homens, que eram maioria na pesquisa realizada em 2022.
Um relatório do Sebrae sobre o empreendedorismo feminino, divulgado em 2024, revela que mais de 10 milhões de brasileiras já comandam o próprio negócio. No interior do Paraná, um projeto tem impulsionado esse crescimento e reúne histórias inspiradoras como a da empreendedora Fernanda Brasil, moradora de Toledo, no Oeste do estado.
“A Fer que entrou aqui não é a mesma que está saindo. Os últimos meses foram transformadores”, conta, emocionada, a jovem de 36 anos que participou da terceira edição do Empreende Mulher, realizado pelo Biopark Educação. “Hoje sou uma empreendedora e venho consolidando meu posicionamento como impulsionadora de talentos de crianças e jovens”, destaca. 
Formada em Pedagogia e Arquitetura, Fernanda sempre atuou em escolas de Toledo (PR), onde mora. No início de 2024, conheceu o programa Empreende Mulher e, movida pela curiosidade, decidiu se inscrever. “Nunca me achei uma empreendedora, mas aqui me descobri. Foi um caminho árduo, um processo difícil, com muito choro, mas também de muita transformação. Enfrentei traumas que, de certa forma, me paralisavam, mas aqui me viram uma empreendedora. Hoje, saio daqui com meu negócio consolidado”, afirma.
Promovido pelo Biopark Educação, localizado no Biopark - Parque Tecnológico do Oeste do Paraná, o curso Empreende Mulher marca o início de um projeto ainda maior. Com duração de seis meses, o programa é gratuito e reúne 30 participantes, cada uma recebendo um incentivo mensal de R$ 400 durante o processo de formação. As inscrições para a 4ª edição do Empreende Mulher abrem em 18 de junho e vão até 2 julho pelo site bioparkeducacao.com ou via WhatsApp (45) 99147-6872.

Pesquisadora lança livro sobre Michel Foucault

Pesquisadora Inês Lacerda Araújo Michel Foucault: “a obra oferece uma síntese rigorosa e abrangente de cada curso”

Publicada pela PUCPRESS, "Os cursos de Foucault no Collège de France: Um guia de leitura" tem assinatura da pesquisadora Inês Lacerda Araújo Michel Foucault, um dos filósofos mais importantes e influentes da contemporaneidade, deixou uma obra vasta, complexa e multifacetada, cujo impacto continua a reverberar em diversas áreas do saber - da sociologia e da história ao direito e à teoria literária.
Seus cursos no Collège de France, ministrados entre 1970 e 1984, constituem um material rico de ideias e reflexões que não apenas complementam, mas também aprofundam as temáticas desenvolvidas em seus livros. Doutora em Estudos Linguísticos pela UFPR, Inês Lacerda Araújo possui vasta experiência como professora e pesquisadora na área da Filosofia. É autora de diversas obras de referência, como Foucault e a crítica do sujeito e Curso de teoria do conhecimento e epistemologia.
O livro se propõe a navegar pelas mais de quatro mil páginas de transcrições dos cursos ministrados por Foucault, oferecendo um roteiro acessível para estudiosos e interessados na obra do pensador francês. Assinado por uma das vozes mais experientes no campo dos estudos foucaultiano no Brasil, a obra oferece uma síntese rigorosa e abrangente de cada curso, destacando os temas centrais, os conceitos-chave e as nuances argumentativas que marcam a singularidade do pensamento do filósofo.
Mais informaçõeswww.pucpress.com.br
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio