
Foto: Gabriel Thá / Coritiba
Na noite desta segunda-feira (26), em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B, o Coritiba foi até Santa Catarina, no estádio Heriberto Hülse, para enfrentar o Criciúma. O confronto terminou com a vitória do Verdão por 1 a 0. Com o resultado, a equipe chega ao terceiro lugar, com 16 pontos.
Escalação do Coritiba na partida: Pedro Morisco, Alex Silva, Maicon, Bruno Melo, Zeca, Sebas Gómez (Tiago Cóser), Filipe Machado (Geovane), Josué (Everaldo), Nicolas Careca (Wallisson), Vini Paulista e Gustavo Coutinho (Dellatorre).
O jogo
Logo no início da partida, o Coritiba ocupou o campo ofensivo. Machado bateu de longe aos 2 minutos, e o goleiro adversário precisou intervir. A movimentação pelas laterais seguiu intensa, com Vini Paulista e Alex Silva forçando escanteios e cruzamentos em sequência.
A equipe manteve a posse e tentou explorar as laterais, com Zeca buscando Vini Paulista e tabelando com Josué para infiltrar na área.
O adversário se fechava, e o Coxa passou a pressionar com mais volume. Entre os 13 e 15 minutos, o ataque coxa-branca criou três boas jogadas consecutivas, com Alex Silva e Coutinho forçando o sistema defensivo a trabalhar. Aos 24 minutos, Vini Paulista acionou Josué, que lançou por cima da zaga, mas o goleiro saiu para interceptar.
Aos 25 minutos, Coutinho protegeu bem e rolou para Vini, travado no momento da finalização.
As bolas paradas também levaram perigo. Aos 28 minutos, Josué cobrou escanteio aberto, Gómez apareceu na entrada da área e bateu de primeira, parando na zaga. No minuto seguinte, novo escanteio, dessa vez fechado, forçou o goleiro a afastar.
Uma das melhores chances do primeiro tempo veio aos 44, quando Josué cruzou da esquerda, o goleiro rebateu mal e Sebastian Gómez emendou de primeira. A bola explodiu no travessão e passou muito perto de abrir o placar.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o Coritiba seguiu controlando a posse de bola foi construindo suas jogadas no campo de ataque.
A primeira boa chance veio aos 9 minutos, quando Zeca achou Gustavo Coutinho com um ótimo passe entre as linhas. O camisa 91 dominou e finalizou com a canhota, levando muito perigo ao gol adversário. A bola passou tirando tinta da trave e balançou a rede pelo lado de fora. Na sequência, Sebastian Gómez apareceu com liberdade e arriscou de fora da área, obrigando o goleiro do Criciúma a fazer a defesa.
A pressão surtiu efeito aos 14 minutos. Uma jogada que começou com Alex Silva pela direita, que tocou para Gómez e recebeu de volta, invadindo a área. De cabeça erguida, o lateral encontrou Vini Paulista bem posicionado. Ele dominou com calma e bateu rasteiro, com precisão no canto direito. Coritiba 1 a 0 Criciúma.
Com a vantagem, o time seguiu atento e teve em Pedro Morisco um verdadeiro paredão. Aos 23 minutos, o goleiro fez duas defesas impressionantes no mesmo lance, garantindo o resultado. O Coritiba segurou a pressão até o apito final e saiu de campo com três pontos na bagagem.
O próximo jogo acontece no sábado (31), pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Couto Pereira, contra o Avaí.