UniCuritiba realiza ação de saúde na Penitenciária Feminina do Paraná
26/05/2025 às 22:38
Durante o mês de maio, estudantes farão exames preventivos contra o câncer de colo do útero em 60 mulheres privadas de liberdade; doença é a terceira causa de morte entre as brasileiras

O câncer de colo de útero é o terceiro mais incidente entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a taxa é de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres. Por ano, pelo menos 6 mil brasileiras morrem por causa da doença e a estimativa é de que, até o final do triênio 2023-2025, 17 mil pacientes sejam diagnosticadas com o tumor causado pelo papilomavírus humano (HPV). 
Para ajudar na detecção de lesões no colo do útero e de infecções pelo HPV, estudantes dos cursos de Saúde do UniCuritiba vão colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. Em maio, 50 alunas divididas em grupos estão fazendo o exame Papanicolau em 60 mulheres privadas de liberdade do CIS (Centro de Integração Social), no Complexo Penitenciário de Piraquara.
O projeto é capitaneado pela biomédica Yasmin Carla Ribeiro, professora do curso de Biomedicina do UniCuritiba – instituição da Ânima Educação. “A universidade não deve morrer dentro de seus próprios muros. Os projetos de extensão são essenciais para levar a faculdade para fora, acolher a comunidade, visualizar cenários reais e sair da bolha da academia. Isso traz benefícios não só para a comunidade, mas para a instituição e a formação de estudantes mais zelosos, éticos e com entendimento social.”

Saúde da mulher
Durante as visitas à Penitenciária, as estudantes do UniCuritiba fazem a coleta, a preparação e a leitura das lâminas do exame preventivo (Papanicolau). O projeto, explica Yasmin, envolverá o olhar e o cuidado com toda a saúde da mulher. Além dos exames, a instituição de ensino fará ações de conscientização sobre a saúde feminina. 
Além de detectar infecção pelo HPV e lesões precursoras do câncer do colo do útero, o Papanicolau indica se há outras inflamações ginecológicas que precisam de tratamento. “É a primeira vez que realizamos esse trabalho na penitenciária e, para o futuro, temos planos de atender, em nossas clínicas escolas de Saúde, outras mulheres em situação de vulnerabilidade”, anuncia a biomédica.
A primeira fase de exames está sendo realizada neste mês de maio, mas a intenção do UniCuritiba é manter o serviço de forma recorrente, já que o Papanicolau faz parte do protocolo de prevenção da saúde da mulher. 
“O biomédico é um agente da saúde e tem por missão ajudar com diagnósticos mais precisos e contribuir com a dignidade da saúde humana. Aproximar as alunas das diferentes realidades e processos de saúde-doença, além de mostrar que a população carece de atendimento digno e humanizado vai contribuir para a formação de profissionais com um olhar mais sensível e cuidadoso”, diz a professora.

Sonho realizado
O projeto de atendimento às mulheres privadas de liberdade é um sonho antigo da professora e biomédica Yasmin Carla Ribeiro. “Essa ideia nasceu quando eu ainda estava na faculdade, em 2012, e ficou guardada no meu coração. No ano passado, durante o Outubro Rosa, depois de ministrar uma palestra na Penitenciária Feminina do Paraná, surgiu a oportunidade de colocar a ideia em prática.”

O sonho encontrou respaldo no UniCuritiba. “Unimos essa minha idealização, a demanda existente e a filosofia da instituição, que é transformar o país pela educação, e o projeto saiu do papel”, comemora a professora.

A diretora-adjunta do UniCuritiba, Marcela Xavier, está orgulhosa e entusiasmada. “Acabamos de completar 75 anos de história e a forma de celebrar essa data é oferecer à comunidade o que temos de melhor, que é o conhecimento. É lindo ver nossos professores e estudantes engajados em ações que transformam a realidade das pessoas que estão em nosso entorno.”

Sobre o UniCuritiba
O UniCuritiba completa 75 anos de tradição e excelência em 2025. A instituição é reconhecida como referência entre os paranaenses e, pelo MEC, como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). 
Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.
Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de pós-graduação, mestrado e doutorado.
Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio