Frischmann Aisengart celebra 80 anos como referência em medicina diagnóstica no Sul do Brasil
23/05/2025 às 17:54
Divulgação - Laboratório Frischmann Aisengart Unidade Batel
Com 40 unidades de atendimento e mais de 15 milhões de exames realizados por ano, laboratório é sinônimo de inovação, qualidade e compromisso com a saúde 
 
O ano de 2025 marca um capítulo histórico para o Laboratório Frischmann Aisengart, que completa 80 anos de atuação em Curitiba e Região Metropolitana do Paraná. Fundado em 1945 pela Dra. Fani Frischmann Aisengart — uma das primeiras mulheres a fundar um laboratório clínico no Brasil —, o Frischmann se consolidou como um dos maiores e mais respeitados centros de medicina diagnóstica do Sul do país.
Hoje, com 40 unidades em Curitiba, Região Metropolitana, litoral e interior do estado, o laboratório realiza mais de 15 milhões de exames por ano e oferece mais de 3 mil tipos diferentes de análises. Tecnologia de ponta, precisão e agilidade marcam a trajetória da marca, que apresenta números expressivos: 97,1% dos exames são liberados em menos de 24 horas e 86,5% em menos de 12 horas. Desde 2005 integra a Dasa, maior empresa de medicina diagnóstica do Brasil
“Esses índices de agilidade são reflexo de um esforço contínuo em unir ciência, inovação e cuidado humano. Acreditamos que tempo é saúde, e cada minuto conta quando o assunto é diagnóstico”, destaca Dr. Emílio Salvador Granato, que trabalha há 61 anos no Frischamann Aisengart.

Tecnologia e Inovação para diagnósticos mais rápidos e preciso
O Laboratório Frischmann Aisengart investe continuamente em tecnologia de ponta para aprimorar a precisão e a agilidade dos diagnósticos laboratoriais. A incorporação de robótica, inteligência artificial (IA) e equipamentos de alta tecnologia está transformando a maneira como exames são realizados, e beneficia diretamente pacientes e profissionais de saúde.
Esse avanço acompanha uma tendência global de digitalização na saúde. De acordo com a Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), o mercado de tecnologia em saúde deve crescer 15% em 2025. No Brasil, a adoção de soluções digitais tem se expandido rapidamente, com um aumento expressivo no uso da telemedicina.

Exame de cultura de urina em tempo recorde 
Uma das mais recentes inovações disponíveis no Frischmann Aisengart é a utilização dos equipamentos Alfred 60 e HB&L Uroquattro, que aceleram a liberação de resultados de uroculturas negativas. Essa tecnologia representa um grande avanço, considerando que, anteriormente, culturas com estas características poderiam levar mais de 24 horas. 
“Culturas de urina são exames muito solicitados na prática médica, pois elas são utilizadas não só para confirmar pacientes que estejam com suspeita de infecção, mas também para descartar a infecção em uma série de situações clínicas. Nos casos em que os resultados são negativos, a resposta rápida permite uma decisão clínica mais precoce e mantendo a segurança e confiabilidade do resultado”, explica a Dra. Annelise Wengerkievicz Lopes, diretora médica da Dasa.

Automatização para maior precisão e eficiência
A metodologia de urocultura permite que amostras negativas tenham resultados entregues no mesmo dia da coleta. Isso é possível graças a uma composição de metodologias que classificam as amostras de urina de forma automatizada por citometria, cultivo em meio líquido e detecção automatizada de uropatógenos.
Segundo o coordenador do Núcleo Técnico Operacional (NTO) da Dasa em Curitiba, Rômulo Guarneri, essa tecnologia se baseia na detecção precoce de crescimento bacteriano em urina por meio de difração de laser - conceito físico que se remete à propagação de ondas de luz à medida que elas passam por um obstáculo/partícula. “Neste caso, a urina é inoculada em um meio de cultura líquido enriquecido, e a replicação de microrganismos é monitorada durante três horas com a tecnologia de dispersão de laser para detecção de bactérias viáveis. Quanto maior a quantidade de bactérias na amostra, maior será a dispersão das ondas de luz, o que se traduz em UFC/mL, a partir da análise das curvas de crescimento bacteriano detectadas em tempo real”. 
A utilização desses avançados sistemas traz diversas vantagens para os pacientes e profissionais da saúde. “Essa novidade trará celeridade na análise das uroculturas, mantendo o padrão de qualidade e agilizando o resultado.” conclui a dra. Annelise.

Um legado que ultrapassa gerações
A história do Frischmann Aisengart se entrelaça com a do Dr. Emilio Granato, que acaba de completar 90 anos de vida — e mais de 60 anos dedicados ao laboratório. Ele conheceu o casal de fundadores, Oscar e Fani Aisengart, em 1963, quando iniciou sua atuação na área de Hematologia. Em 1978, foi convidado a se tornar sócio da empresa e, desde então, se tornou uma das principais referências da instituição.
Além de responsável técnico do Frischmann, o Dr. Granato comanda o Canal do Médico, projeto que fortalece a comunicação científica entre os profissionais de saúde. Com uma carreira brilhante, ele também coleciona mais de seis décadas de formação médica, 42 anos como professor da UFPR e quase meio século como médico da Reitoria da universidade.
“Participei de todas as fases desse laboratório. Vi a transformação de uma pequena unidade para um complexo de excelência em diagnóstico. Continuo aqui porque acredito que a medicina precisa de constância, ética e paixão. E o Frischmann representa isso para mim”, afirma Granato, que foi condecorado com o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). 

Qualidade reconhecida e compromisso com o bem-estar
Parte da Dasa desde 2005, o Frischmann Aisengart segue investindo em infraestrutura e inovação. O Núcleo Técnico Operacional (NTO) de São José dos Pinhais, inaugurado em 2009 e reformado em 2021, é o maior do Sul do país e teve sua capacidade de processamento triplicada, o que explica a agilidade no retorno dos resultados.
A excelência técnica é atestada por certificações como o PALC (Programa de Acreditação Laboratorial da SBPC/ML) e o Ensaio de Proficiência da Control Lab. Os serviços vão de análises clínicas e anatomia patológica a vacinas e testes funcionais, sempre com diferenciais como atendimento acolhedor, pediatria temática, desjejum especial para intolerantes e atendimento domiciliar sem taxa de deslocamento.

Uma história construída com humanidade
Mais do que números e avanços tecnológicos, o Frischmann Aisengart mantém vivo o espírito de sua fundadora: um compromisso ético, científico e humano com a saúde. “Chegar aos 80 anos com essa estrutura, esse time e esse reconhecimento é motivo de orgulho. Mas o mais importante é saber que, todos os dias, ajudamos a transformar vidas com diagnósticos precisos e acolhedores”, reflete Dr. Emilio.
Para os próximos anos, a missão permanece a mesma: oferecer o melhor da medicina diagnóstica com precisão, cuidado e humanidade.

Sobre o Frischmann Aisengart
Há 80 anos o Frischmann Aisengart oferece o que há de mais moderno em medicina diagnóstica, atuando com exames de análises clínicas, provas hormonais, exames genéticos, entre outros, além da aplicação de vacinas. Com mais de 30 unidades em Curitiba, Região Metropolitana e litoral do Paraná, proporciona diferenciais aos seus pacientes, como o serviço de coleta domiciliar, agendamento on-line, pediatria com a turma do Scooby-Doo, entre outros. O laboratório integra a Dasa, líder de mercado de medicina diagnóstica do Brasil.

Sobre a Dasa
A Dasa é a empresa líder de mercado de medicina diagnóstica do Brasil. Faz parte da vida de mais de 23 milhões de pessoas por ano, com alta tecnologia, experiência intuitiva e atitude à frente do tempo. Com mais de 25 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, está presente em cada etapa de cuidado e acredita que para cuidar sempre é preciso cuidar por inteiro. Por isso, olha para a gestão da saúde de um jeito preventivo, preditivo e personalizado. Ao todo, conta com 49 marcas de laboratórios de medicina diagnóstica distribuídos em centenas de unidades no Brasil. A Dasa garante uma navegação ágil, descomplicada e sem atritos na jornada da saúde, tanto para pacientes quanto para médicos, por meio da sua plataforma de gestão de saúde digital, o Nav Dasa. Para mais informações, acesse: www.dasa.com.br
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio