MENUx
O Memorial Ucraniano de Curitiba, no Parque Tingui, foi o local escolhido para a comitiva dos chefes da missão adjuntos da União Europeia se reunir com a comunidade ucraniana que vive em Curitiba. O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira (22/5) e reuniu os representantes de 15 países da União Europeia que estão na cidade.
A reunião foi organizada e coordenada pela Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba. Foi um ato em solidariedade ao povo ucraniano que enfrenta uma guerra com a Rússia desde o dia 24 de fevereiro de 2022.
Participaram do encontro o chefe de missão adjunto da delegação da União Europeia, Jean-Pierre Bou, e os chefes de missão das embaixadas da Polônia, Áustria, Bélgica, República Tcheca, Alemanha, Espanha, Finlândia, França, Croácia, Itália, Malta, Países Baixos, Portugal, Suécia, e Eslovênia.
Jean-Pierre Bou explicou que a delegação da União Europeia escolheu visitar o Paraná pela quantidade de imigrantes europeus que vivem no Estado. “Aqui em Curitiba tem uma grande comunidade ucraniana e todos nós somos muito próximos da Ucrânia, que há mais de três anos enfrenta uma guerra brutal. Todos nós nascemos para a paz e lutamos por isso”, afirmou.
Para o bispo eparca de Curitiba e América do Sul da Igreja Ortodoxa Ucraniana em Diáspora e bispo titular de Aspendos sob o Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, dom Jeremias Ferens, o encontro desta quinta-feira representa todo o apoio da Europa para ajudar a Ucrânia.
“Em nome da Igreja Ortodoxa Ucraniana na América do Sul, eu queria agradecer a todos os embaixadores da União Europeia pela grande e concreta ajuda, tanto política como financeira, para a Ucrânia. Que Deus os recompense”, disse dom Jeremias, que comanda a Catedral Ortodoxa Ucraniana São Demétrio
“A reunião de hoje é de grande importância porque une cada vez mais os povos e todos com o mesmo espírito, a mesma dedicação, o mesmo trabalho, todos em defesa da nossa querida Ucrânia”, finalizou o arcebispo.
A embaixatriz da Ucrânia em Moçambique, Fabiana Tronenko, também agradeceu a união de todos os representantes da União Europeia em Curitiba. “É uma honra receber os amigos da União Europeia, todos nós que estamos aqui somos descendentes de ucranianos e sofremos com essa guerra. Essa união de todos os povos é importante para a paz na Ucrânia”, afirmou.
Na quarta-feira (21/5), a comitiva da União Europeia também se reuniu com o prefeito Eduardo Pimentel e com o governador do Paraná, Ratinho Júnior, e também fez visitas a algumas fábricas da CIC, à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a pontos turísticos de Curitiba.
Também estavam no evento o presidente da Representação Central Ucraniana, Roberto Orestes; o cônsul de Portugal, André Bandeira; a cônsul honorária da Suécia, Isabela França; o presidente do grupo folclórico ucraniano Poltava, Jairo Nascimento; a pesquisadora ucraniana, Lyudmyla Kuzmych; o cônsul honorário da Ucrânia, Mariano Czaikowski; o vice-cônsul da Polônia em Curitiba, Mariusz Gitler; o cônsul-honorário dos Países Baixos, Robert de Ruijter; a presidente do grupo folclórico ucraniano Barvinok, Solange Melnyk; e as pesquisadoras ucranianas Svitlana Lysenko e Zhanna Virna.