Dia dos Namorados 2025: lojas podem faturar até 4 vezes mais
23/05/2025 às 11:30
Foto: Divulgação
Data movimenta bilhões no varejo e representa oportunidade estratégica para aumento de vendas e margens de lucro

O Dia dos Namorados deve consolidar, mais uma vez em 2025, sua posição como uma das datas mais relevantes para o varejo brasileiro. Embora os números oficiais deste ano ainda não tenham sido divulgados, as projeções mais recentes — referentes a 2024 — indicam que o comércio e o setor de serviços movimentaram R$ 22,8 bilhões, com uma base de mais de 96 milhões de consumidores ativos, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC Brasil.
Estudos recentes também apontam que o valor médio gasto em presentes de Dia dos Namorados é de R$238, com destaque para produtos como perfumes, cosméticos, roupas e calçados, que se mantiveram como os mais procurados para a ocasião.
Apesar da forte presença promocional no varejo durante o período, o fator preço apareceu apenas como quarta motivação de compra. Segundo o levantamento, 45,6% dos consumidores optaram pelo presente que correspondia ao desejo do parceiro, enquanto 25,9% priorizaram a qualidade do produto. O preço, por sua vez, foi decisivo para apenas 4,6% dos entrevistados.
“Datas com alto apelo emocional, como o Dia dos Namorados, são excelentes para reposicionar o negócio e oferecer valor. O consumidor está menos sensível ao preço e mais inclinado a buscar significado no que compra”, avalia Dino Gueno, fundador e criador da metodologia e da consultoria Rede Milionária. Segundo ele, isso abre margem para o varejo investir em kits personalizados, campanhas com foco em emoção e vitrines e exposições temáticas em loja que conectem produto e sentimento.
Outro dado relevante da pesquisa é o comportamento de compra de última hora. Cerca de 74% dos consumidores decidiram o presente na véspera ou no próprio dia 12 de junho. Essa dinâmica tende a se repetir em 2025, exigindo dos varejistas preparo operacional, agilidade no atendimento e soluções logísticas eficientes.
Nesse contexto, a conveniência se torna uma vantagem competitiva. “A loja que estiver acessível, com entrega expressa, atendimento muito veloz e profissional pelo WhatsApp e uma comunicação clara nas redes sociais para as compras de última hora, tem maior chance de capturar essa demanda imediata”, explica Gueno.
A importância dos canais digitais também é destacada por um relatório do Itaú Empresas, que estimou em 2024 um volume de mais de R$2,5 bilhões em vendas online no período do Dia dos Namorados. A tendência é que em 2025 esse número cresça, com destaque para plataformas como WhatsApp e Instagram, que assumem papel central no atendimento e na conversão.
Além da operação, o marketing segmentado aparece como ferramenta central na disputa pela atenção do consumidor. A pesquisa da CNDL mostrou que o público acima dos 40 anos concentrou parte expressiva do poder de compra. Com isso, campanhas direcionadas a esse perfil — com foco em qualidade, praticidade e entrega rápida — tendem a apresentar maior retorno.
O uso de campanhas específicas para públicos diversos também vem ganhando espaço. “Marcas que dialogam com casais LGBTQIA+, casais maduros ou intergeracionais ampliam sua base de relacionamento com mais autenticidade”, destaca o consultor. A comunicação respeitosa, aliada à personalização, tem se tornado um diferencial de imagem e de resultado.
Ainda segundo o estudo, 87,5% dos consumidores preferiram presentear com produtos, enquanto apenas 12,5% optaram por serviços — sendo a maior parte em restaurantes. Embora o setor de experiências venha crescendo, o produto físico permanece como principal escolha, reforçando a importância do varejo tradicional nesta data.
Parcerias com negócios locais, como floriculturas, cafeterias e agências de viagem, também podem ser exploradas para ampliar a oferta de valor sem necessariamente depender de um portfólio extenso.
Embora o cenário macroeconômico de 2025 ainda exija cautela, o Dia dos Namorados permanece como uma janela concreta de oportunidades para o varejo, especialmente para pequenas e médias empresas que conseguem agir com velocidade.
Para Gueno, o sucesso passa por três pilares: “estoque alinhado com a demanda, comunicação orientada por dados e experiência de compra facilitada. Não basta estar presente no mercado — é preciso ser relevante e rápido”.
A expectativa da Rede Milionária é que, repetindo os resultados de anos anteriores, os lojistas que estruturarem sua operação com antecedência, personalizarem suas ofertas e apostarem em atendimento humanizado podem ver um faturamento até 4x maior em comparação a semanas comuns do mês.
 
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