Carne de Onça ganha selo IG
22/05/2025 às 17:27
A Carne de Onça faz parte da cultura e da história de Curitiba Foto: Gean Cavalheiro
Depois da broa de centeio, a carne de onça recebeu o registro de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), na modalidade Indicação de Procedência (IP). O reconhecimento foi anunciado nesta terça-feira 20. A carne de onça é um prato típico da chamada “culinária de boteco” de Curitiba, servido sobre uma fatia de broa de centeio, coberta com carne moída bovina fresca, cebola branca e cebolinha verde picadas, com temperos, regado com azeite extravirgem, sal e pimenta a gosto. O pedido de reconhecimento foi protocolado em novembro de 2023.
Atualmente, mais de 200 restaurantes curitibanos, conforme a Associação Amigos da Onça (Aaonça), oferecem a carne de onça no cardápio. A ação do Sebrae/PR em parceria com a Associação começou em janeiro de 2023, seguindo o protocolo e a metodologia do INPI.
A consultora do Sebrae/PR, Márcia Giubertoni, destacou o envolvimento dos empresários na busca pela Indicação Geográfica da Carne de Onça de Curitiba. Ela enfatizou ainda o trabalho realizado pelo Sebrae/PR junto aos empresários, abordando aspectos como associativismo, liderança, além da caracterização histórica e da organização de documentação para a proteção do produto.

 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio