
O AP da 13, interessante espaço de criação de Curitiba, realiza o
Festival Novos Olhares, constituído por vinte monólogos que serão selecionados pela produtora Mayra Fernandes, pelo diretor Eduardo Ramos e pelo ator Luis Melo. As inscrições estão abertas para artistas de todo o Paraná, de 26 de maio a 29 de junho de 2025. O link para inscrição e todas as informações da convocatória estão disponíveis no Instagram do Espaço Cultural: @apedatreze.
Os monólogos devem ter duração entre 15 e 25 minutos, sejam eles trabalhos inéditos ou já existentes. E vai priorizar a seguinte distribuição das vinte vagas: cinco para negros/negras; cinco para artistas LGBTQIAPN+; cinco para domiciliados nas periferias de Curitiba e cinco vagas para inscritos de outras cidades do Paraná.
“O Festival tem como caráter principal selecionar artistas ou coletivos emergentes, a fim de gerar oportunidade para que estes tenham destaque por suas pesquisas e trabalhos, ganhando protagonismo que muitas vezes é desafiador no início da carreira artística”, explica Eduardo Ramos, diretor aertístic doo AP da 13. E acrescenta: “A ideia é dar holofote a artistas que são profissionais, com cenas potentes, mas que ainda não encontraram uma oportunidade de destaque na cena teatral paranaense”.
Cada selecionado de Curitiba, receberá três mil reais para apresentar sua cena, e artistas e coletivos de outras cidades do Paraná, receberão quatro mil reais.
Novos Olhares acontecerá em outubro deste ano no Teatro José Maria Santos. A programação, de seis dias, será gratuita. Além das encenações dos monólogos selecionados, terá oficinas, rodas de conversa e leituras teatrais. Todas as apresentações terão intérpretes de libras e dois dias contarão com audiodescrição.
O projeto é realizado pela Sopro Produções, AP da 13 e Cardume Cultural, com apoio do Centro Cultural Teatro Guaira, e foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal.
Sobre o espaço de criação
O AP da 13 é uma agradável referência de espaço cultural independente em Curitiba. Existe há nove anos, realizando oficinas de interpretação, residências artísticas, mostras de teatro e dança, festivais e exposições. Nesse período, apesar de ser um ambiente modesto, recebeu mais de sete mil pessoas
Ali é o ninho da Setra, companhia fundada pelo diretor e dramaturgo Eduardo Ramos, que a cada trabalho, convida artistas de distintas linguagens para a feitura dos seus processos, friccionando suas obras entre o teatro, a dança e performance. Destacam-se as obras MOMMY (2016), com a atriz Rosana Stavis, Contos de Nanook, espetáculo que recebeu dois prêmios e nove indicações no Troféu Gralha Azul.
Em 2019, Setra estreou Fedra, com codireção de Michelle Moura e atuação de Maikon K., na Mostra Oficial do Festival de Curitiba. Os últimos trabalhos são: Aqui é Minha Casa, monólogo com a atriz Ciliane Vendruscolo, e o espetáculo de dança teatro Família Original 3.0.
Anote
Inscrições: Link na Bio @apedatreze
Período de inscrições: 26 de maio a 29 de junho 2025
Divulgação selecionados: 31 de julho
Informações:
festnovosolhares@gmail.com