
A nova coleção da Vicunha, apresentada em São Paulo, nesta quarta-feira (21/5), traz tecidos sustentáveis e tecnológicos, com matérias-primas diferenciadas e com baixo impacto hídrico e de carbono, além de jeans que valorizam conforto. A data do primeiro lançamento de 2025 homenageia o Dia Mundial do Jeans (20 de maio).
“A sustentabilidade não é apenas um pilar estratégico para a Vicunha, ela está na raiz da empresa e é um compromisso contínuo. A partir deste jeito de pensar e fazer denim, criamos uma coleção primorosa, que apresenta uma multiplicidade de bases de tecidos, trazendo visuais inovadores que caem bem com lavagens e acabamentos genuínos e criativos”, destaca Renata Guarniero, gerente de Marketing da Vicunha
.

Inspirado nas tendências workwear e no espírito boho, o lançamento em denim Wilson Brown se destaca pelo visual vintage com avesso marrom acastanhado e por sua robustez. Já o tecido Felipe, um denim 100% algodão com listras brancas, traz o refinamento do estilo japonês, conferindo um visual artesanal. Outra novidade é o Nino, uma sarja 6x2 com tingimento azul super intenso e diagonal bem pronunciada, que conta com uma proposta sofisticada para visuais contemporâneos.
Composto por algodão, poliéster, viscose e elastano, o denim Marcela confere maciez, flexibilidade e durabilidade e permite rasgos e puídos com um aspecto natural, além de garantir conforto térmico e sensação de frescor. O brim Kimmy WE também possui a mesma composição, com destaque para o seu alto stretch, possibilitando maior movimento. Já o Musk conta com uma resina que confere brilho e sofisticação, sendo ideal para criações elegantes, modernas e confortáveis.
Como a tendência minimalista se anuncia para as próximas temporadas, a Vicunha lança o brim Itamambuca, de toque suave e respirabilidade. Além de ser composto de algodão, traz a fibra sustentável liocel, derivada de fontes renováveis de celulose e com baixo impacto ambiental. Já o Pamplona é um brim 100% algodão que se destaca pelo visual flat e sofisticado.

O sustentável Ester Baby Blue Plus, que integra a linha Zero Fresh Water,e é produzido sem uso de água de manancial, graças à estação de tratamento VSA, que purifica o esgoto doméstico para uso do recurso hídrico em processos industriais. Além dele, a coleção traz tecidos com o selo Less Water, que minimiza o consumo de água na produção. Dentro desta linha estão os lançamentos em denim Frades Baby Blue, Frades Dark, Tennessee, Felipe e Squash Plus III e o brim Maldivas. Outro destaque sustentável é o denim Sandy Power, produzido com algodão reciclado. A Vicunha reaproveita mais de nove mil toneladas de matéria-prima anualmente.
Todos os tecidos desta coleção trazem uma tecnologia inibidora de crescimento de bactérias causadoras de odor e evita a impregnação de cheiros externos nas roupas, possibilitando que as peças se mantenham frescas por mais tempo e necessitem menos lavagens, minimizando o consumo de água e produtos químicos.