
Foto Alexandre Battini
Depois de acumular experiências profissionais, Neto Zornig se encontrou no entretenimento e hoje comanda operações do Grupo Alife Nino na capital paranaense.
Ele deixou o curso de Direito para fazer Publicidade e Propaganda. Ainda na faculdade, fundou a própria agência e elevou o alcance das empresas que atendeu. Com a experiência, veio uma certeza: queria mesmo era trabalhar com entretenimento. Mal sabia que, em pouco mais de uma década, seria um dos principais empresários do ramo em Curitiba.
Luiz Fernando Zornig Neto, ou Neto Zornig, como é mais conhecido, fundou a Liquor Store, no Shopping Hauer, no Batel, e posteriormente o Tokyo Milano, restaurante de comida asiática que fez história na capital paranaense. Atualmente, é o sócio local do Grupo Alife Nino em Curitiba.
Com um portfólio de 14 marcas e mais de 70 operações presentes em 11 estados brasileiros, o Grupo Alife Nino é referência nacional no setor de bares e restaurantes. O Nino Cucina, Ninetto, Irajá Redux, Da Marino, Giulietta Carni all’Italiana, Peppino, Pino e o exclusivo Fame Osteria são os restaurantes da marca. Já o Tatu Bola, Eu Tu Eles, Boteco Boa Praça, Tatuzinho, Boteco Rainha e Boteco Princesa são os bares. A identidade gastronômica do grupo conta com talentos de renome, como o chef Pedro de Artagão.
Em Curitiba, Neto comanda o Boteco Boa Praça, em um dos pontos mais cobiçados do Batel, o restaurante Ninetto, no ParkShopping Barigui, e está prestes a inaugurar o sofisticado Nino Cucina em outro ponto estratégico da cidade.
Fazendo escolhas
Nascido em janeiro de 1986, em Curitiba, Neto até tentou seguir a profissão do pai, juiz e advogado. Chegou a cursar dois anos de Direito, mas mudou para Publicidade e Propaganda. Formou-se em 2012 e trabalhou no ramo, mas foi quando montou uma distribuidora de bebidas teve certeza de que seu segmento era outro. “Abrimos como uma conveniência tipo americana, mas com o fenômeno do Shopping Hauer acabamos transformando a loja em um bar”, conta.
Foi a primeira experiência de Neto com o entretenimento. A dificuldade com a gestão do negócio e em encontrar mão de obra qualificada não o fizeram desistir, mas a pandemia foi um fator determinante para o fechamento do local.
Em 2020, Neto abriu, com outros três sócios, o restaurante Tokyo Milano, que funcionou por pouco mais de quatro anos na Rua Carlos de Carvalho e se destacou com a (boa) comida asiática da capital. Foi lá que Neto entrou em contato, pela primeira vez, com o Grupo Alife Nino.
Depois de algumas conversas e muita negociação, Neto foi escolhido pelo grupo para ser o sócio local em Curitiba. O primeiro estabelecimento do grupo a abrir foi o Boteco Boa Praça, em julho de 2023.
“O Boa Praça foi muito bem recebido. O ponto escolhido ajudou bastante. Em pouco mais de um ano, já somos referência entre os bares do grupo, ganhando, inclusive, o prêmio de melhor sócio local”, comemora Neto. Desde a abertura, já foram centenas de shows, e milhares de pessoas passam pelo local toda semana — inclusive para saborear a feijoada, que já virou carro-chefe do bar.
Este ano, o Boteco Boa Praça ganhou cardápio assinado pelo premiado chef carioca Pedro de Artagão e está chamando a atenção do público com uma comida de boteco sofisticada e acessível.
Ampliando horizontes
Em dezembro do ano passado, consolidando a busca por expansão da marca, o grupo inaugurou o Ninetto na capital paranaense. O restaurante de comida italiana abriu na expansão do ParkShopping Barigui e já virou o queridinho do espaço por sua “culinária conforto”.
Para conciliar vida pessoal e profissional em um segmento tão intenso, Neto destaca um diferencial: o comprometimento. “Eu estou sempre envolvido com os processos e com a gestão de cada casa. Não tem como ser diferente”, diz Neto.
Quando ele chega em cada estabelecimento, tem olhar de lince. Consegue ver todos os detalhes e apontar qualquer alteração. Muitas vezes, ele mesmo coloca a mão na massa para resolver. “Acompanho de perto a operação dos dois. Não tem como ser diferente”, diz.
Para o futuro, Neto aposta em consolidar ainda mais a marca nas duas casas e na inauguração do novo espaço. “A cidade vem crescendo bastante e tem muito potencial”, diz. Apesar de achar que o clima influencia um pouco a diversão da capital, o empresário afirma que a cidade guarda muitas possibilidades.
"Curitiba ainda tem muito a oferecer. Tem bares e restaurantes que entregam experiências únicas”, reforça. O Boa Praça e o Ninetto são exemplos disso.