Quer saber se recebeu um e-mail falso? A OLX ajuda a identificar
20/05/2025 às 18:23
Crédito: AdobeStock
Com mais atenção aos detalhes é possível se proteger de golpes como o falso pagamento, o mais aplicado no país em 2024

O falso pagamento foi a principal fraude em compras online no Brasil em 2024, com 46% das ocorrências, de acordo com uma pesquisa de mercado realizada pela OLX, maior marketplace de classificados de produtos usados do País. Esse golpe, que consiste em se passar pelo comprador, gerar um falso comprovante de pagamento e ficar com o item vendido sem pagar por ele, tem entre seus principais recursos o e-mail falso. Por esse motivo, saber identificar comunicações idôneas é fundamental para proteger. 
 
“Para além das fraudes em compras online, como o falso pagamento, também chamado de golpe da compra comprovada, o falso e-mail também pode ser porta de entrada para outras fraudes, como roubo de informações pessoais. Sendo assim, é fundamental ficar atento e denunciá-lo assim que receber”, explica Camila Braga, gerente de produto do Grupo OLX.

Algumas plataformas têm recursos que ajudam a identificar a idoneidade dos remetentes. A OLX, por exemplo, conta com um validador, que pode ser acessado para identificar e-mails em nome da plataforma: https://validador.olx.com.br/.

Confira abaixo mais dicas para detectar um e-mail falso:
 
- Verificar o remetente: observar com atenção o endereço de quem enviou o e-mail é a primeira linha de defesa. Se o e-mail que termina, por exemplo, como “.xyz” é um indicador de e-mail falso. Atenção ao domínio, se for desconhecido ou gerar dúvida, é melhor desconfiar. Se for um e-mail de um amigo ou familiar, mas com uma linguagem muito formal, vale checar a procedência.
 
- Pedido de dados: ao receber um e-mail com solicitação de códigos, senhas ou dados pessoais, é preciso ligar o sinal de alerta. E-mails com muitos erros de gramática devem ser considerados suspeitos.
 
- Promoção: e-mails com promoções ou descontos exagerados são indicadores de que algo pode estar errado. Se gerar dúvida, a dica é acessar o site, redes sociais ou outro canal oficial da empresa que supostamente está oferecendo o benefício para checar se a promoção existe.
 
- Links suspeitos: antes de clicar em qualquer link, a recomendação é passar o cursor sobre ele para conferir se o domínio é legítimo, se não há erros ou incoerências. A URL visível pode dizer uma coisa e esconder outra. Muitas vezes, ao clicar nesses, você permite a instalação de programas ou códigos maliciosos que podem prejudicar seu dispositivo ou ser usados para roubo de dados.

Como denunciar?
Os serviços de e-mail costumam ter um botão para denúncias, que fica ao lado do botão “Responder”. Ao clicar no ícone que corresponde a três pontos, aparecem opções como “Denunciar Phishing” e, ao selecioná-lo, você informa a plataforma que se trata de um e-mail suspeito.
Sobre o Grupo OLX
O Grupo OLX é um marketplace de classificados, líder na compra e venda de produtos usados, com um ecossistema diversificado em bens de consumo, autos e imóveis, por meio dos portais OLX, Zap e Viva Real. 
Com tecnologia de ponta, o Grupo OLX democratiza o acesso a todas as pessoas para que realizem negócios e ressignifiquem sua relação com produtos usados, gerando impacto positivo no consumo consciente e na performance dos clientes e parceiros.  
Os acionistas do Grupo OLX são os principais conglomerados globais de investimento em marketplaces e classificados online: Prosus NV (50%), listada na bolsa de valores de Amsterdã, e Adevinta ASA (50%), baseada em Barcelona e Oslo. 
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio