Trump e Putin conversam por telefone sobre a Ucrânia, mas sem nenhum grande progresso
20/05/2025 às 10:21

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram por telefone sobre a Ucrânia, na segunda-feira. Ambos os líderes disseram que o telefonema transcorreu bem, mas nenhum grande progresso foi alcançado nas negociações pela paz.

Putin disse que a conversa foi franca e produtiva. Segundo ele, um cessar-fogo temporário é possível, se acordos relevantes puderem ser fechados.

Vladimir Putin disse: “Concordamos com o presidente dos Estados Unidos de que a Rússia está pronta e continuará trabalhando com o lado ucraniano em um memorando sobre um potencial futuro tratado de paz”. O presidente russo enfatizou ainda as alegações convencionais de Moscou, segundo as quais o objetivo principal é eliminar as causas da crise.

Trump, por sua vez, declarou que a conversa de duas horas transcorreu muito bem. De acordo com o presidente americano, a Rússia e a Ucrânia iniciarão imediatamente negociações em prol de um cessar-fogo. Mais tarde, porém, ele disse a repórteres que há um limite para até onde pode conduzir Moscou e Kiev em direção à paz.

Donald Trump também afirmou que seria ótimo realizar negociações de cessar-fogo no Vaticano, pois isso acrescentaria um significado extra à iniciativa.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, deu a entender que espera notícias de Moscou a respeito do início das negociações de cessar-fogo. Zelenskyy disse: “Precisamos ver primeiro a proposta russa, para depois podermos juntar nossas ideias. Se não pudermos apoiar a proposta deles, queremos uma oportunidade de discutir a questão com o presidente Trump.”

Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio