
"Espero conscientizar as pessoas mostrando que a recuperação estrutural não é apenas um processo técnico, mas uma questão de responsabilidade coletiva", enfatiza o engenheiro escritor.
O engenheiro e escritor Alexandre Silame Braga acaba de lançar a obra “Engenharia Segura no Crescimento Urbano”, um livro que chega em um momento crítico para o desenvolvimento das cidades brasileiras.
Com uma abordagem técnica, porém acessível, o autor traz à tona os principais desafios enfrentados na expansão urbana e propõe soluções estruturais e tecnológicas para garantir a segurança e a sustentabilidade das construções.
A publicação explora desde os fundamentos da engenharia estrutural até inovações em recuperação de obras públicas, como viadutos e pontes. Com uma visão global e embasada em estudos de caso reais, Alexandre destaca a necessidade urgente de manutenção preventiva, modernização das infraestruturas e, sobretudo, de consciência coletiva.
“Espero conscientizar as pessoas mostrando que a recuperação estrutural não é apenas um processo técnico, mas uma questão de responsabilidade coletiva que afeta diretamente a segurança e o bem-estar de toda a sociedade”, afirma o autor.
Ao conectar engenharia e sociedade, o livro se torna leitura essencial não apenas para engenheiros e gestores públicos, mas também para cidadãos interessados em compreender os riscos da negligência estrutural. A proposta de Alexandre é clara: mostrar que o crescimento urbano exige mais do que obras, exige responsabilidade.

O livro “Engenharia Segura no Crescimento Urbano” destaca importância da manutenção estrutural nas cidades em expansão

Alexandre Silame Braga vem sendo convidado para dar palestras pelos Estados Unidos. Recentemente palestrou em Harvard e Orlando, trazendo o seu trabalho como legado

“Um livro que chega em um momento crítico para o desenvolvimento das cidades brasileiras”, salienta Alexandre Silame.