Escoteiros do Ar vivenciam experiência educativa no Aeroporto do Bacacheri
20/05/2025 às 09:45
  Divulgação/Aeroporto do Bacacheri
Atividade reforçou o papel social do aeroporto na formação de jovens e crianças

No último sábado, 17 de maio, o Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, recebeu uma visita especial: cerca de 30 crianças, com idades entre 6 e 9 anos, integrantes do Grupo de Escoteiros do Ar Brigadeiro Eppinghaus, participaram de uma jornada educativa que envolveu atividades sobre segurança aeroportuária, curiosidades da aviação e uma experiência prática com a Seção Contra Incêndio do aeródromo.
Durante a visita, os jovens escoteiros tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho dos bombeiros de aeródromo, explorar o caminhão de combate a incêndios e até manusear, de forma segura, a mangueira utilizada nas operações de emergência. A ação buscou despertar o interesse pela aviação e reforçar valores como cidadania, responsabilidade e trabalho em equipe.
Para o gerente do Aeroporto do Bacacheri, Eduardo Schein, a atividade foi muito mais do que uma visita técnica: “receber jovens escoteiros no aeroporto foi uma forma de conectar a comunidade com o nosso trabalho e mostrar que o ambiente aeroportuário também é um espaço de aprendizado. Essas experiências contribuíram para a formação social das crianças, promovendo conhecimento, disciplina e respeito às normas de segurança”, afirma o gestor.
Um dos destaques da ação foi o envolvimento direto do supervisor do aeroporto, Francisco Saraiva, que também é chefe do Grupo de Escoteiros do Ar Brigadeiro Eppinghaus. Ele destacou a importância de unir suas duas funções em uma iniciativa que inspirou e educou:
“Foi gratificante liderar esse grupo e poder mostrar para as crianças o funcionamento de um aeroporto por dentro. Além de ter sido uma experiência divertida, foi uma oportunidade de despertar nelas a paixão pela aviação e contribuir para sua formação como cidadãos conscientes e curiosos”, destacou Francisco.
Para Larissa Kowalsky, Chefe de Alcateia no Grupo de Escoteiros do Ar Brigadeiro Eppinghaus, as crianças viveram uma experiência muito marcante: "nossos lobinhos puderam aprender de forma prática e lúdica sobre as profissões que atuam dentro do aeroporto, curiosidades sobre aeronaves, segurança e também sobre a atuação dos bombeiros de aeródromo, que proporcionaram uma atividade encantadora e com muito aprendizado. As crianças adoraram poder entrar dentro do caminhão de bombeiros e ver o acionamento do jato d'água. Tenho certeza de que foi uma experiência inesquecível e com aprendizados que nossos pequenos vão levar para sempre", afirmou Larissa.
A visita fez parte de uma série de ações promovidas pela administração do Aeroporto do Bacacheri para aproximar a comunidade do ambiente aeroportuário, incentivando o interesse pela aviação e reforçando o papel educativo e social dos aeroportos regionais.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio