Tecnologia de válvulas diafragma no BioSummit 2025
20/05/2025 às 09:33
Empresa apresenta soluções para processos estéreis e aplicações industriais severas, com foco em produtividade, segurança e sustentabilidade

A GEMÜ do Brasil, referência em válvulas e sistemas de controle de processos, participa do BioSummit 2025, maior evento da América Latina voltado ao setor de bioinsumos. O evento será realizado nos dias 4 e 5 de junho, no Expo Dom Pedro, em Campinas (SP). Durante a feira, a empresa apresentará seu amplo portfólio de válvulas diafragma, reconhecidas mundialmente pela confiabilidade, resistência e adequação a ambientes estéreis e exigentes.

“O setor de bioinsumos é uma frente estratégica para nós e nossa linha de válvulas contribui de forma decisiva para elevar os padrões de produtividade, controle sanitário e automação nas indústrias brasileiras. Com tecnologia de ponta desenvolvida na Alemanha e certificações como ASME BPE e EHEDG, oferecemos soluções robustas, sustentáveis e perfeitamente integráveis aos sistemas modernos de controle de processo”, afirma Alessandro Pacco, Supervisor de Vendas da Unidade Pharma, Food e Biotech da GEMÜ do Brasil.

As válvulas diafragma são componentes-chave em processos industriais que exigem controle preciso, segurança sanitária e durabilidade. Uma das principais vantagens desse tipo de válvula é o contato mínimo com o fluido, pois apenas o corpo da válvula e o diafragma têm exposição direta ao produto, o que reduz significativamente o risco de contaminação e facilita a limpeza.

Graças ao design e à conformidade com a norma ASME BPE, as válvulas diafragma da GEMÜ podem ser utilizadas em numerosas aplicações em todos os setores. Além disso, possuem certificação EHEDG, garantindo processos assépticos e altamente controlados.

Na posição fechada, o diafragma é pressionado sobre o aro de vedação do corpo da válvula, e assim, tem capacidade de bloqueio com pressão de operação até 10 bar. A geometria interior em contato com o fluido foi construída de modo que mantém baixas as turbulências de vazão, impossibilitando o acúmulo de produtos, além de fácil limpeza no circuito de inversão.

Além da versão de passagem angular, a GEMÜ oferece também a válvula de passagem reta, recomendada para fluidos abrasivos ou com alta concentração de sólidos, comuns em indústrias como mineração, papel e celulose, cimento e tratamento de água.

Outro diferencial das válvulas diafragma da GEMÜ é a ampla variedade de materiais disponíveis para corpo e diafragma, o que as torna ideais para trabalhar com fluidos agressivos, abrasivos e viscosos, frequentes na indústria química, no setor ambiental e em estações de tratamento de água potável e ultrapura. Essas válvulas também são amplamente utilizadas em sistemas de calefação e arrefecimento, e em circuitos de microeletrônica e semicondutores, graças à sua vedação eficiente e resistência a altas pressões e temperaturas.

A linha é compatível com diversos acessórios de automação, como fins de curso, posicionadores, sensores e controladores de processo, permitindo uma integração rápida aos sistemas de tubulação e automação industrial. Isso garante controle preciso, monitoramento contínuo e redução de falhas operacionais.

Durante o evento, a GEMÜ vai apresentar sua inovadora plataforma LEAP, Lean, Effective, Agile, Platformized (Enxuta, Eficaz, Ágil e Modular), com foco total em modularidade, eficiência operacional e integração digital. Projetadas para atender os mais exigentes requisitos de esterilidade e automação da indústria de bioinsumos e outras, as válvulas LEAP se destacam pela construção modular inteligente, que facilita a personalização e agiliza o tempo de implementação em sistemas produtivos. 

Serviço:

Evento: BioSummit 2025
Estande: 45
Data: 4 e 5 de junho de 2025
Local: Expo Dom Pedro – Campinas (SP)
Mais informações: https://biosummit.com.br
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio