No mês da Enfermagem, hospitais preparam profissionais para assumir profissão com confiança
20/05/2025 às 09:29
"Projeto Incubadora" capacita trabalhadores antes de início de atendimento aos pacientes, com acompanhamento e suporte por até 90 dias
No clima de celebração do Dia Mundial da Enfermagem, comemorado em 12 de maio, uma iniciativa conjunta dos hospitais Universitário Cajuru e São Marcelino Champagnat tem feito a diferença na formação dos profissionais da área. O "Projeto Incubadora" promove o treinamento e a capacitação de todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem recém-contratados, com atuação nas Unidades de Internação, Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), Pronto Atendimento e Pronto Socorro.
De acordo com um estudo publicado pelo Journal of Nursing Management em 2023, a enfermagem apresenta um altíssimo índice de turnover no mundo todo, atingindo a taxa de 16% no período. "O projeto foi desenvolvido diante da necessidade de aumentar o acolhimento e a integração dos novos profissionais, reduzindo a rotatividade e o absenteísmo, e promovendo um ambiente seguro para a prática da profissão, especialmente durante o período de experiência", detalha Karina Munhoz, enfermeira responsável pelo Projeto Incubadora.
Com nove dias de atividades teórico-práticas em sala de aula e ambientes externos, o foco da iniciativa está no desenvolvimento de habilidades técnicas e no conhecimento sobre a instituição e suas rotinas, processos e protocolos, para que esses profissionais possam ser alocados de acordo com suas competências. "Após esse período, cada colaborador é encaminhado ao seu setor acompanhado de um profissional experiente, que vai auxiliá-lo nas rotinas e processos do hospital até que ele esteja apto para assumir sua função", revela Karina. Ela aponta que a incubadora acompanha o colaborador até o período final de sua experiência (90 dias).
De acordo com a coordenadora do projeto, em nove meses, aproximadamente 160 colaboradores já passaram pela capacitação e os resultados são animadores. As pesquisas realizadas internamente apontam uma redução no turnover e no absenteísmo dos profissionais da área nos hospitais, e os feedbacks, coletados de forma anônima, via formulário on-line, também revelam o impacto positivo da iniciativa. "O projeto é maravilhoso, principalmente para quem é novo na área. Ele abrange vários conteúdos que muitas vezes só vemos na prática mesmo. Que bom que temos essa iniciativa, que proporciona mais segurança tanto para os profissionais quanto para os pacientes", compartilhou um dos colaboradores que passaram pelo treinamento.
O projeto é periodicamente estudado e melhorias são implementadas. "A perspectiva é manter a capacitação intensificando os treinamentos de acolhida e receptividade, aumentando cada vez mais a retenção dos colaboradores nos hospitais", finaliza Karina, que ressalta a importância de investir na preparação e no cuidado de quem está na linha de frente das instituições de saúde, garantindo que os profissionais da enfermagem recebam, desde o início, o acolhimento, a confiança e o suporte necessário para oferecer o melhor atendimento possível aos pacientes.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio