UFPR lança aplicativo SOU UFPR para integrar serviços úteis à comunidade acadêmica
20/05/2025 às 09:28
Aplicativo desenvolvido internamente facilita acesso a informações e serviços essenciais da universidade
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está lançando o SouUFPR, um aplicativo inovador que centraliza diversos serviços essenciais para a comunidade acadêmica. Com informações sobre os cardápios dos Restaurantes Universitários (RUs), horários de ônibus intercampi, endereços úteis e acesso à carteirinha digital, o aplicativo promete otimizar a rotina dos usuários.
O projeto é uma iniciativa da AGTIC (Assessoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação) e do C3SL (Centro de Computação Científica e Software Livre), em colaboração com a SUCOM (Superintendência de Comunicação Social).
“O lançamento do aplicativo torna o dia a dia dos estudantes muito mais simples, pois centraliza, em uma interface acessível e intuitiva, informações e serviços que antes estavam dispersos em diversos sistemas e páginas. Isso reduz o tempo gasto na busca de dados e proporciona uma experiência acadêmica mais fluida”, conta Jaison Pisa Rezine, Analista de TI da AGTIC e líder do projeto Sou UFPR.
A iniciativa busca não apenas oferecer um serviço mais otimizado, mas também fortalecer a soberania digital da universidade, reduzindo a dependência de soluções externas e garantindo que a tecnologia seja desenvolvida internamente para atender às necessidades da universidade. Para isso, o aplicativo vem sendo desenvolvido com estudantes da UFPR de diversas áreas, além de professores e pesquisadores.
“Hoje, trabalhando neste projeto, temos diversos alunos e pesquisadores. Para se ter ideia,  no Departamento de Informática, temos nove bolsistas, entre graduandos e pós-graduandos. O projeto ainda tem cerca de dez pessoas da AGTIC, fora a equipe de comunicação, que também está bem envolvida no processo. Poder envolver a comunidade acadêmica no desenvolvimento de algo que vai contribuir para o dia a dia da universidade é conseguir lutar pela soberania da UFPR’, conta Eduardo Todt, professor, pesquisador e coordenador do projeto pelo C3SL.
Desenvolvimento com foco na comunidade
De acordo com o professor Eduardo Todt, para a idealização do projeto, foram considerados como escopo inicial para o desenvolvimento do app funcionalidades focadas nos estudantes, como forma de atender uma demanda que é urgente no dia a dia das aulas. “Reunimos informações úteis para os estudantes, como horários de ônibus, cardápios, acesso à carteirinha e outros para suprir uma demanda urgente. Mas é claro que o app está sendo projetado já com possíveis versões expandidas, que trarão mais recursos”, conta ele.
E para garantir que o aplicativo atenda às reais necessidades da comunidade universitária, foi adotada a metodologia do Design Socialmente Consciente (SAwD). "Esse é um modelo que promove a participação ativa dos usuários no desenvolvimento do projeto, integrando aspectos individuais, sociais e tecnológicos. O objetivo é criar uma ferramenta acessível, inclusiva e útil para toda a comunidade", conta o designer responsável pelo projeto, Jonas Lupus, estudante de pós-graduação no Departamento de Informática.
Outro diferencial do SOU UFPR é que ele está sendo desenvolvido por alunos para alunos. "Isso garante que as funcionalidades do app tenham sentido na prática, pois quem está construindo também vivencia a rotina universitária", pontua Todt.
A parceria entre bolsistas e servidores da AGTIC também é um ponto forte, trazendo dinamismo e experiência ao processo de desenvolvimento. "Com informações centralizadas, o tempo gasto por alunos e servidores na busca de dados será significativamente reduzido. Multiplicado por milhares de usuários, isso representa uma grande economia de tempo ao longo do semestre. Então, temos a universidade trabalhando pela universidade", ressalta Jaison.
Liderança jovem e aprendizado na prática
João Vitor Ramos, estudante do 7º período e responsável por coordenar a equipe de bolsistas do C3SL, destaca o impacto positivo da experiência na sua formação. "Tem sido uma experiência muito desafiadora e enriquecedora. Estou aplicando muito do que aprendi na faculdade e desenvolvendo habilidades de gestão de pessoas e projetos. Liderar uma equipe tão grande ainda na graduação é algo que vai fazer diferença na minha carreira", comenta.
Ele reforça que a participação da comunidade universitária foi essencial para guiar o desenvolvimento. "Desde o início, nos baseamos nas demandas mais comuns dos alunos. Queremos que o aplicativo seja uma ferramenta útil e intuitiva, que realmente facilite a vida acadêmica."
Futuro do SOU UFPR
O aplicativo também se destaca por seu potencial de crescimento. "Nosso planejamento inclui uma seção dedicada a sugestões e feedbacks, para que o app continue evoluindo conforme as necessidades dos usuários", explica Ramos.
Além disso, toda a comunidade poderá propor novas funcionalidades para o aplicativo por meio da plataforma participa.ufpr. “Essa troca e participação ativa da comunidade fortalece ainda mais o caráter colaborativo do aplicativo, alinhado às necessidades reais da instituição”, finaliza Jaison.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio