
Fundador e presidente do Conselho Administrativo do Grupo O Boticário foi o convidado da sétima edição do News Idea for Life; evento em formato de bate-papo é promovido pelo Hospital INC para apresentar trajetórias inspiradoras
Um dos empresários mais admirados, no Brasil, sem sombra de dúvida, Miguel Krigsner revela que a sua maior inspiração é poder ajudar a construir um mundo mais justo através do seu trabalho. “Você pode fazer o bem por meio da sua voz e do seu trabalho, buscando melhores condições e felicidade para as pessoas que estão com você nessa jornada, ao seu redor. E isso é factível. Vejo as pessoas na nossa empresa alcançarem os seus sonhos, e isso para mim é extremamente gratificante”. Fundador e presidente do Conselho Administrativo do Grupo Boticário, Miguel Krigsner foi o convidado da sétima edição do New Ideas for Life, projeto do Hospital INC (Instituto de Neurologia de Curitiba) que promove oportunidades de conhecer histórias e pessoas com trajetórias inspiradoras.
O evento ocorreu na sexta-feira (16), na sede do INC, no formato de um bate-papo para um público de quase 100 pessoas, e abordou a trajetória do empresário que construiu um dos maiores grupos do setor de cosméticos do país, estilo de vida e os planos para o futuro. A conversa, que teve o tema “Nunca deixe que suas memórias sejam maiores do que os seus sonhos”, foi conduzida pelo neurocirurgião e sócio-fundador do INC, Dr. Ricardo Ramina – idealizador do New Ideas for Life - e também pelo professor Ruy Sant’Ana. “O tema do nosso encontro é uma frase do Miguel que nos traz muita inspiração, porque mostra uma intenção de progredir, de fazer coisas novas, continuar sonhando e avançando. Por isso estamos hoje aqui, para nos inspirar com a sua história de vida excepcional”, explicou Dr. Ramina.
Miguel Krigsner nasceu em La Paz, na Bolívia, e se mudou ainda criança com a sua família para Curitiba. Graduou-se em farmácia e bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e abriu uma pequena farmácia de manipulação na Rua Saldanha Marinho, no centro da cidade, em 1977. Foi essa pequena loja que, anos mais tarde, daria origem ao Grupo Boticário, que começou a crescer exponencialmente a partir dos anos 1980. “As coisas foram relativamente rápidas no início. Conseguimos um espaço para divulgar os nossos produtos no Aeroporto Afonso Pena, na época havia dez ou 12 voos por dia. A qualidade da perfumaria, dos cremes e dos shampoos fez com que as comissárias de bordo comprassem e levassem para os seus locais de origem, começando assim a revender os produtos. Aí começou o processo que foi fundamental para alavancar o nosso crescimento, o sistema de franquias e vendas por terceiros”, contou.
Hoje, o grupo está presente em 40 países, com pequenas e médias operações, possui mais de 4 mil lojas físicas e mais de 18 mil colaboradores diretos. “À medida que a estrutura foi crescendo, as coisas se tornaram mais complexas. Numa trajetória dessas, é importantíssimo você ter com quem dividir tudo isso. É necessário juntar a vida familiar e o trabalho, as coisas boas e as coisas mais delicadas. Durante os anos em que o Boticário estava em um crescimento enorme, minha esposa Cecília me ajudou e cuidou de muita coisa na minha vida. Então, eu acho que essa união é muito importante. Você não faz uma empresa dessas da noite para o dia”.
Para o futuro, Miguel Krigsner conta que já está preparando a sua sucessão no grupo. “Hoje a estrada está bem asfaltada. O que vai levar as coisas para frente é a cultura da empresa, aquilo que você conseguiu transmitir para as suas lideranças, seguindo os seus ideais, fortalecendo as relações de ganha-ganha, seja com os fornecedores, revendedores, etc. Nós somos uma empresa familiar. Então, espero que as minhas duas filhas, que já estão dentro do Conselho de Administração da empresa, sigam na sucessão para deixar um legado saudável de crescimento, educação e ética para as próximas gerações”, conta o empresário. “Acho que não tem como não dar certo, há um trabalho enorme ainda para desenvolvermos. Temos um mundo que precisa ser perfumado”.