Obras de pavimentação avançam e prometem transformar a mobilidade em Campina Grande do Sul
16/05/2025 às 15:28
A Prefeitura de Campina Grande do Sul segue avançando com importantes obras de infraestrutura que visam melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população. Desta vez, os trabalhos estão concentrados nas ruas Antônio Collere e Professor Guiomar Moura Arruda de Abreu, localizadas em pontos estratégicos da cidade.
Essas vias, que nunca haviam recebido pavimentação asfáltica, apresentavam sérios desafios para o tráfego de veículos e pedestres, especialmente em períodos de chuva, quando a lama dificultava a circulação. Já em dias secos, o excesso de poeira era um problema recorrente para os moradores. Atendendo a uma antiga demanda da comunidade, a pavimentação agora avança em ritmo acelerado, promovendo mais segurança, conforto e valorização para toda a região.
As obras beneficiam diretamente moradores de bairros com grande fluxo de pessoas e serviços essenciais. Com a nova pavimentação, será possível garantir o acesso mais seguro e rápido de ambulâncias, veículos de transporte público, coleta de lixo e entregas — além de facilitar o deslocamento de ciclistas e pedestres.

Rede de Proteção Municipal promove Ação Preventiva em Piraquara 
Na última quinta-feira, 15 de maio, a Rede de Proteção Municipal realizou uma importante Ação Preventiva com os adolescentes da Escola Estadual Boa Esperança, integrante da Rede de Proteção Local Guarituba I – Wanda.
A atividade contou com a presença do Dr. Thiago Andrade, Delegado-Chefe da 6ª Delegacia Regional de Piraquara, que ministrou uma palestra abordando temas como a prevenção ao uso e tráfico de drogas, além das responsabilizações legais, como a aplicação de medidas socioeducativas.
Durante a palestra, os jovens puderam compreender os riscos e consequências do uso de drogas, aprender a identificar sinais de dependência e envolvimento com o tráfico, conhecer estratégias de proteção, e desenvolver habilidades para tomar decisões saudáveis e positivas. Também foi apresentado o trabalho da Polícia Civil e sua diferença em relação à organização e função da Polícia Militar.

Secretaria de Mandirituba promove cursos de artesanato com derivados de produtos apícolas
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Mandirituba, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR), promoveu, entre os dias 12 e 14 de maio, um curso de artesanato com derivados apícolas.
O objetivo foi capacitar os participantes na produção de velas aromáticas, sabonetes, cremes, esfoliantes e outros produtos artesanais, utilizando mel, cera e própolis das abelhas nativas sem ferrão.
A atividade foi conduzida pela instrutora Mariana Bona (SENAR-PR), e a proposta é realizar mais duas etapas, com aprofundamento no tema, ainda este ano. As turmas são formadas por, no máximo, 10 a 12 alunos, garantindo maior qualidade no aprendizado.
Esses cursos são voltados ao apoio e incentivo à agricultura familiar, promovendo qualificação profissional, geração de renda e o fortalecimento do setor agrícola no município. Em breve, serão realizados novos cursos. Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (41) 97302-135 com Marcelo Chemim, diretor da Secretaria de Agricultura.

Secretária Estadual Leandre Dal Ponte visita Pato Branco e discute políticas públicas para mulheres, idosos e saúde mental
Na tarde de quinta-feira (15), a secretária Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, visitou a Administração Municipal de Pato Branco para uma reunião técnica que reuniu lideranças políticas e representantes do Executivo e Legislativo local. O encontro teve como objetivo principal o alinhamento de projetos e o fortalecimento de políticas públicas voltadas aos públicos atendidos pela pasta da secretária.
A reunião, realizada no Gabinete da Prefeitura, contou com a presença do prefeito Géri Dutra, secretários municipais, além do presidente da Câmara Municipal, Lindomar Brandão, e dos vereadores Anne Gomes, Diogo Grando, Joecir Bernardi e Rafael Foss. Durante o encontro, foram discutidas iniciativas nas áreas de atenção à pessoa idosa, políticas para as mulheres e saúde mental.

Pinhais presta homenagem aos pinhaenses solidários ao Rio Grande do Sul
A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Governo, realizou na noite de quarta-feira (14), no plenário da Câmara Municipal, uma cerimônia de reconhecimento público aos cidadãos pinhaenses que, de maneira voluntária e organizada, contribuíram com ações concretas de apoio às vítimas das enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul no ano passado.
Ao longo daquele período crítico, o Brasil acompanhou os desdobramentos de uma das maiores tragédias climáticas já registradas no país. Diante da gravidade da situação, foi fundamental a atuação de pessoas e instituições que se mobilizaram para prestar auxílio direto às populações afetadas. Entre os que se destacaram nesse esforço coletivo, estavam presentes na cerimônia os pinhaenses homenageados. Seja por meio de doações, logística, presença em campo, ou suporte técnico, essas iniciativas refletem um forte compromisso com a responsabilidade social e com o bem-estar coletivo. Fábio Perdigão e Adriana Biega representaram os homenageados da noite. A solenidade também contou com a exibição de um vídeo em reconhecimento aos homenageados.

Prefeitura de Fazenda Rio Grande garante 150 novas vagas para o ensino infantil com parceria público-privada inédita
Neste último mês de maio, foi homologado o Chamamento Público que possibilita a contratação pela Prefeitura Municipal de Fazenda Rio Grande, de 150 vagas em duas creches particulares do município que cumpriram as exigências estipuladas pelo município. A estimativa é que até o fim deste ano, mais 500 vagas sejam adquiridas pela administração pública neste mesmo formato, totalizando 650 novas vagas no ensino infantil.
De acordo com a Secretaria de Educação, as tratativas com as duas escolas aptas já estão em andamento e o cronograma é que até a segunda quinzena de junho as crianças atendidas nesta etapa do programa já estejam em sala de aula.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio