O prêmio homenageia lideranças comunitárias que atuam em bairros de Curitiba, Araucária (PR) e região
Para homenagear lideranças comunitárias que trouxeram benfeitorias para as suas comunidades e reconhecer iniciativas com impacto positivo, a Associação Vovô Vitorino realiza, desde 2016, o Troféu Vitorino Xavier. Neste ano, o evento aconteceu no último dia 08 (quinta-feira), semana em que foi comemorado o Dia Nacional do Líder Comunitário (05), no salão de eventos da Associação, no Tatuquara. A iniciativa vencedora da 8ª edição foi a Vida Ativa, organização que oferece esporte para crianças e adolescentes do Tatuquara e região, além das ações de assistencialismo.
No segundo lugar, ficou a ação social Vó Nelsa, que oferece marmitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social do bairro Capela Velha, em Araucária (PR). Em 2024, foram feitas mais de 17 mil entregas. Em terceiro lugar, ganhou a Associação de Apoio Social Juntos Somos mais Fortes (AASJSMF), que atua na parte social e oferece atividades esportivas para diversos públicos da região. O primeiro lugar foi premiado com o troféu Vitorino Xavier, um computador para auxiliar nas atividades como liderança social e um kit especial. O segundo e terceiro lugar também ganharam o kit.
As iniciativas ganhadoras são votadas por uma banca de profissionais da área, desde representantes do poder público e outros líderes comunitários. Cada liderança fez uma apresentação sobre sua atuação durante o ano anterior, mostrando números de impacto, destacando suas iniciativas e locais de atuação.
Troféu surgiu para reconhecer lideranças sociais
A ideia da premiação surgiu em 2016, quando Livercina Xavier, presidente da Associação, quis premiar sua irmã, Maria Julia Xavier - ambas filhas de Vitorino Xavier, idealizador da Associação -, por suas ações como líder social frente à comunidade do Tatuquara, em Curitiba (PR). Livercina conta que, na ocasião, a irmã estava dando continuidade ao legado de seu pai e atuando na comunidade
“O prêmio surgiu porque começamos a ver a necessidade de fortalecer as lideranças existentes e de despertar novas. A Maria Júlia seguiu com o legado e foi homenageada porque ela cria projetos novos, inova e ouve as necessidades da comunidade. Inicialmente, atendíamos a educação infantil, que era a necessidade na época, mas à medida em que o poder público absorveu as demandas, passamos para a capacitação profissional. Então, depois dela ser premiada, abrimos o processo de inscrição e a premiação de outros líderes sociais”, conta a presidente da Associação Vovô Vitorino.
Nos anos seguintes, foram premiados o Centro Social Mão Amiga (2017), a Horta Comunitária Rio Bonito (2018) e a Horta Comunitária Monteiro Lobato (2019). O Grupo Solidário, que realiza ações em datas comemorativas, recebeu o prêmio em 2022, após a pandemia, o Reciclar é Viver Osternack em 2023 e a Horta Comunitária Rio Bonito ganhou novamente, em 2024.
Hoje, além da premiação, o evento é uma oportunidade de expor as necessidades mais urgentes da comunidade. Na edição de 2024, a Associação aproveitou o momento para citar propostas prioritárias para os candidatos a vereador presentes. Dentre elas, estava a isenção no transporte público e taxas de cartório para os líderes comunitários e suas organizações, e a assessoria por um mentor experiente, que auxiliasse os representantes em temas como documentação das iniciativas e elaboração de projetos. Ambas as propostas foram atendidas.
Premiados destacam o trabalho feito com amor
A iniciativa premiada neste ano, iniciou em 2022 com uma simples aula de ginástica no parque e hoje oferece os mais variados esportes: futebol, ballet, jiu-jitsu, muay-thai e capoeira. A atuação do projeto Vida Ativa acontece, principalmente, na região do Tatuquara, mas já alcança as comunidades do Rio Bonito, Campo do Santana, Caximba, Pinheirinho e até municípios vizinhos, como a Fazenda Rio Grande e Araucária.
“É muito emocionante e estou muito feliz. É um trabalho constante e diário que fazemos, seja buscando doações, trazendo mais pessoas para dentro do projeto ou fazendo postagens. Se hoje conseguimos alcançar tantas famílias, é por meio de uma boa organização. O prêmio veio realmente para acrescentar e para nos encher ainda mais de vontade de querer crescer e alcançar a cidade toda”, comemora Wagner Felipe Simão, coordenador de comunicação.
O troféu é também um momento de reunir lideranças comunitárias que não se conhecem, fazer novas conexões e trocar experiências e ideias. Um dos líderes presentes na premiação pela primeira vez foi Thiago Michel Martins, do projeto Vó Nelsa, que ficou em segundo lugar. “Tive a oportunidade de participar do troféu esse ano e ainda não conhecia a Associação. É uma honra poder participar, apresentar e ter uma colocação. O meu sentimento é de amor, pois é ele que nos move. O amor pela população e de poder servir”, afirma.
Sobre a Associação Vovô Vitorino
Fundada em 1992, a Associação Vovô Vitorino atua na proteção da infância e apoia o desenvolvimento da comunidade do Tatuquara e região, nas áreas da assistência social, educação e implementação de projetos que visam a sustentabilidade ambiental, como o Reciclar é Viver, que em 2024 retirou mais de 577 kg de materiais recicláveis das ruas e recebeu, em 2009, o Prêmio Betinho - Atitude Cidadã, e em 2012, o Troféu Zilda Arns, na categoria meio ambiente. Além do fortalecimento de vínculos, com um grupo que atende cerca de 100 crianças de 7 a 13 anos e as capacitações profissionais, que já formaram mais de 1500 pessoas. Anualmente, a organização realiza um prêmio, o Troféu Vitorino Xavier, que reconhece iniciativas e líderes que trouxeram benfeitorias para suas comunidades. Além do bazar que é promovido todos os meses, apoiando a economia solidária e circular e possibilitando que roupas que não têm mais uso para algumas pessoas tenham um novo destino.