
Fotos: Robson Mafra/Semipi
Medalha Coronel Sarmento foi entregue nesta quinta-feira (15) para a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, em solenidade na Academia Policial Militar do Guatupê
A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte, recebeu nesta quinta-feira (15) a Medalha Coronel Sarmento, maior honraria da Polícia Militar do Paraná. A solenidade foi realizada na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, e contou com a presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana, além de autoridades civis e militares.
A comenda homenageia autoridades militares e civis que se destacam em favor da causa pública e do dever desempenhado em suas funções, e leva o nome do patrono da Polícia Militar do Paraná, o Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento (1882-1934), que dedicou sua vida à corporação em feitos heroicos como na Batalha do Irani, em 1912, na Guerra do Contestado.
“Recebo este gesto de generosidade com grande gratidão à Polícia Militar do Paraná, instituição com mais de 170 anos de serviços prestados ao nosso Estado. É uma honra e uma enorme responsabilidade. Em nome do comandante-geral, coronel Jefferson Silva, agradeço imensamente e reforço meu compromisso para dar o meu melhor e estar à altura desta homenagem”, agradeceu a secretária Leandre.
Dentre as autoridades civis, também foram agraciados com a Medalha Coronel Sarmento o secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara; o secretário de Estado da Comunicação, Cléber Mata; as deputadas estaduais Maria Victoria e Flávia Francischini, e o deputado estadual Gugu Bueno.
TRAJETÓRIA – Nascida no Sudoeste do Paraná, Leandre Dal Ponte é engenheira civil formada pela Universidade Positivo, com treinamento especializado como Líder Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância pela Universidade de Harvard. Possui sólida experiência em serviço público, iniciando a carreira como Secretária Municipal da Saúde em Saudade do Iguaçu (PR), atuando de 1997 a 2000. Na carreira legislativa, Leandre cumpriu dois mandatos consecutivos como deputada federal, sendo a primeira mulher paranaense a conquistar três mandatos federais, quando reeleita em 2022.
Suas atividades parlamentares incluem lideranças notáveis como presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância e da Comissão Externa do Envelhecimento Saudável; líder de Bancada Partidária e Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados; representante do Brasil na ONU e em diversas missões oficiais internacionais.
Em 2023, Leandre licenciou-se do cargo de deputada federal para assumir a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, onde concentra esforços para o desenvolvimento e promoção da igualdade de gênero, raça e gerações.