O desinteresse pode aparecer, e nessa hora, é importante saber a melhor forma de agir. Veja algumas orientações da pedagoga e diretora da Escola Pedro Apóstolo, Carolina Paschoal
Manter as crianças interessadas e motivadas em praticar algum esporte pode ser um desafio para os pais. Afinal, é comum que as crianças percam o interesse após um tempo e, nessa hora, surge a dúvida sobre como agir: é melhor insistir ou permitir que o filho escolha outra atividade? Antes de qualquer decisão, é importante identificar o motivo do desinteresse para então saber como agir adequadamente.
Para a pedagoga Carolina Paschoal, diretora da Escola Pedro Apóstolo, é fundamental manter um diálogo aberto e positivo com as crianças para compreender suas preferências e sentimentos. “As crianças se motivam a partir da forma como os adultos se relacionam com o esporte. Por isso, é importante que os pais demonstrem entusiasmo e encorajem positivamente os filhos, respeitando suas escolhas e criando um ambiente agradável e acolhedor para a prática esportiva”, explica.
Para ter mais chance de acertar na escolha, a pedagoga recomenda envolver a criança no processo, permitindo que ela faça aulas experimentais, por exemplo, até que encontre a modalidade com a qual mais se identifica. “Desta forma, o esporte deixa de ser uma obrigação e torna-se uma atividade prazerosa e desejada, aumentando as chances de envolvimento e dedicação”, ressalta.
Confira 6 dicas da pedagoga e diretora da Escola Pedro Apóstolo para motivar a criança a praticar esportes:
Demonstre interesse genuíno pela atividade esportiva escolhida pela criança: É importante que os pais se envolvam, pergunte sobre a atividade, participem de eventos ou competições e estejam sempre presentes. “Isso irá demonstrar para a criança que você valoriza e apoia suas escolhas, o que é fundamental para a sua autoestima”, afirma a pegadoga.
Crie um ambiente positivo, onde a criança se sinta encorajada e acolhida: Evite críticas severas e cobranças por resultados. É sempre melhor focar em feedbacks positivos, reforçando para o filho que a prática esportiva é um espaço de diversão, aprendizado e crescimento.
Ressalte os benefícios do esporte para a vida: Além de contribuir com o bem-estar físico e psíquico, o esporte é capaz de melhorar o desenvolvimento da coordenação motora, a força muscular, a elasticidade corporal e estimula a convivência social e o sentimento de coletividade. Outro ponto importante a se considerar é que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que crianças e adolescentes de 5 a 17 anos pratiquem pelo menos 60 minutos de atividade física por dia.
Ofereça opções variadas até que a criança encontre o esporte com o qual mais se identifica: Na hora de escolher uma modalidade, permita que a criança experimente diferentes opções e escolha livremente. “É importante levar a criança para fazer uma aula experimental e conversar depois sobre como ela se sentiu com a experiência”, aconselha Carolina. Desta forma, a criança também começa a descobrir suas próprias preferências e aptidões.
Valorize o esforço e a dedicação da criança, não apenas o resultado: Reconheça cada pequeno avanço e esforço feito, destacando que o mais importante é a evolução pessoal e a dedicação demonstrada durante a prática esportiva. Caso a criança não esteja gostando, permita que a criança escolha outra atividade que combine mais com o seu perfil.
Participe junto com a criança, tornando a atividade um momento de união familiar: Praticar esportes em família fortalece os vínculos afetivos, criando lembranças positivas e estimulando a criança a manter o interesse pelo esporte. “Os pais podem aproveitar o final de semana e tirar um tempo para praticar algum esporte em família e se envolver verdadeiramente com os interesses da criança”, conclui a diretora.
Sobre a Escola Pedro Apóstolo
Respeito ao próximo, igualdade, humildade e liberdade de expressão. Esses foram os principais valores que inspiraram a criação da Escola Pedro Apóstolo. Mais de vinte e cinco anos depois, a instituição orgulha-se de ter mantido seu foco e expandido sua atuação. Sediada em um terreno localizado no bairro Capão Raso, com 2.984 metros quadrados, atualmente atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II e oferece aulas em meio período (matutino e vespertino), intermediário e integral bilíngue.
A formação integral do aluno é o propósito da escola e consiste no aprimoramento do desenvolvimento intelectual aliado ao emocional. Com ambientes projetados para que os alunos se sintam pertencentes do seu espaço, há uma constante busca por novas tecnologias, formação continuada e metodologia de ensino.
Escola Pedro Apóstolo
Rua Dr Manoel Linhares de Lacerda, 69 – Capão Raso
Telefone: 41-3347-5834
Whatsapp: 41-99684-7218
secretaria@pedroapostolo.com.br
www.pedroapostolo.com.br
Facebook: escolapedroapostolo