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O Brasil ocupa a segunda posição no ranking global de burnout, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com a crescente incidência da síndrome, empresas e especialistas buscam soluções capazes de oferecer suporte contínuo à saúde mental. A Starya, startup especializada no desenvolvimento de agentes conversacionais baseados em inteligência artificial (IA), oferece um agente que promete detectar e prevenir crises emocionais em tempo real, com foco especial na rotina profissional.
A Ana, Agente Emocional da Starya, realiza um acompanhamento automatizado e adaptativo, por meio de check-ins diários que avaliam o humor, o nível de estresse, a qualidade do sono e outros marcadores emocionais. A tecnologia combina metodologias reconhecidas, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (CBT) e práticas de Mindfulness, para identificar padrões de esgotamento e recomendar práticas que ajudem o usuário a retomar o equilíbrio.
“O futuro da saúde emocional está na continuidade. Não dá mais para tratar o bem-estar como uma ação pontual ou emergencial. Nossa agente ajuda a monitorar o bem-estar do usuário ao longo do dia e o ajuda a lidar com os gatilhos antes que eles se transformem em crises graves”, explica Fabio Tiepolo, CEO e fundador da Starya.
O grande diferencial do agente é seu caráter proativo: ao identificar sinais precoces de exaustão, como irritabilidade, insônia ou sensação de sobrecarga, a ferramenta propõe intervenções rápidas, como exercícios de respiração assistida, sugestões de pausa ou desconexão digital. Todas as recomendações são ajustadas de acordo com o progresso do paciente e com as situações que ele enfrenta em sua rotina.
Judite: lançamento traz IA integrada à telefonia
A inteligência artificial deu voz a uma assistente virtual que transforma a interação na telefonia em algo quase humano. Ela é a Judite, a filha caçula da Nextcomm, empresa de inovação que há 16 anos cria soluções de comunicação para melhorar a conexão entre empresas e clientes.
A Judite consegue entender o que as pessoas precisam e responde em tempo real suas solicitações no telefone ou WhatsApp, em diversas línguas diferentes: português, inglês, espanhol, alemão, chinês, entre outras principais línguas, e pode ser interrompida enquanto responde. É capaz de entender a próxima pergunta e seguir em frente, como numa conversa corriqueira entre humanos, ou seja: uma experiência em tempo real. Para contratá-la basta a necessidade de ter um telefonista para atender os clientes.
Para uma empresa de seguros, por exemplo, significa que a IA fará todo o atendimento em uma situação de sinistro e poderá dar suporte para os usuários para comunicar o acidente, responder qual o prazo para a realização da vistoria, marcar horário para levar o veículo ao posto de atendimento da seguradora, informar quais são os documentos complementares e como enviá-los, solicitar carro reserva, entre outros pedidos.
Toda essa comunicação é possível porque a Judite passa por um treinamento intensivo feito por humanos. Essa curadoria, segundo Luiz Santin, CEO da Nextcomm, desempenha um papel crucial e refere-se ao acompanhamento ativo da qualidade e desempenho de um modelo de inteligência artificial que já está em produção em um projeto de inovação. “Com a curadoria, as empresas conseguem monitorar e fazer ajustes contínuos em seus sistemas de IA, além de moldar a ferramenta às necessidades e padrões daquela organização”, explica. Deste modo, a IA permite que uma assistente virtual como a Judite compreenda melhor as instruções do cliente e realize tarefas de forma mais consistente.
Tech brasileira revoluciona a gestão de comissões e redes
Apesar do crescimento exponencial do setor, a maior dor das empresas que atuam com marketing multinível (MMN) e programas de afiliados ainda é a mesma: falta de controle, transparência e escalabilidade real. No entanto, o cenário está mudando. Em 2024, o setor de vendas diretas movimentou R$ 50 bilhões no Brasil, com mais de 3,5 milhões de empreendedores independentes, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).
É justamente para atender esse ecossistema em crescimento que a Bindflow, empresa curitibana especializada em soluções tecnológicas, firmou parceria com a plataforma MultiSeller. O resultado é uma solução robusta e automatizada para negócios que operam no B2B, B2C, vendas diretas e marketing de relacionamento, permitindo escalar operações com inteligência, segurança e performance.
“Enxergamos nos modelos de afiliados e MMN um enorme potencial de crescimento, especialmente, quando impulsionados por tecnologia de ponta. A parceria com o MultiSeller nos permitiu criar uma solução completa, que vai muito além do tradicional: automatizamos processos operacionais, estruturamos uma gestão inteligente de comissões e desenvolvemos ferramentas para escalar o suporte a grandes redes, com foco em performance e experiência”, afirma Emerson Martens, CEO da Bindflow.
Os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) confirmam a expansão do e-commerce com o registro de faturamento de R$ 204,3 bilhões em 2024, crescimento de 10,5% em relação ao ano anterior. Para 2025, a expectativa é ultrapassar os R$ 234 bilhões, impulsionados por um ticket médio de R$ 539,28, mais de 435 milhões de pedidos e uma base de compradores que deve superar 94 milhões.
Essas mudanças têm raízes em três grandes marcos da transformação digital: o acesso à internet móvel, iniciado em 2007; o impacto da pandemia, que acelerou a digitalização; e, agora, o protagonismo da Inteligência Artificial na personalização de experiências e automação de processos, fator determinante para a escalabilidade dos modelos de venda descentralizada.
YDUQS faz parceria com Bemobi para digitalizar pagamentos
A YDUQS, um dos maiores grupos de educação superior do Brasil, anuncia uma parceria estratégica com a Bemobi (BMOB3), empresa líder no setor de soluções de pagamentos recorrentes no Brasil. A parceria, recentemente firmada e com implementação prevista para este mês, tem como objetivo modernizar ainda mais a jornada de pagamentos dos alunos, proporcionando uma experiência omnicanal integrada e eficiente.
A solução será implementada em etapas, começando pelo portal de cobrança, seguida da integração ao App e Portal Web de relacionamento com alunos, da inclusão da inteligência de recorrência e outros canais. Com tecnologia de vanguarda para o setor educacional, essa abordagem garantirá maior flexibilidade, acessibilidade e conveniência aos alunos, ao mesmo tempo em que impulsiona a digitalização do segmento. O projeto inclui orquestração de pagamentos, tokenização avançada, além de prevenção à fraude.
A plataforma white-label da Bemobi oferecerá pagamentos online por cartão de crédito e Pix, além de alternativas inovadoras e em constante evolução tais como, como Click to Pay, Wallets e Google Pay. Também contará com um checkout cross canal, preparado para suportar e integrar, futuramente, outros pontos de atendimento aos estudantes, proporcionando uma experiência de pagamento fluida e intuitiva.
“Na YDUQS, acreditamos que a educação transforma vidas — e, por isso, buscamos constantemente formas de tornar essa jornada mais acessível, acolhedora e eficiente para nossos mais de 1,3 milhão de alunos”, afirma Talita Rebouças, Diretora de Operações Financeiras da YDUQS. “Esta nova iniciativa reforça nosso compromisso em oferecer uma experiência de pagamento mais fluida ao incorporar soluções digitais que facilitam o dia a dia dos nossos estudantes, oferecendo meios de pagamento modernos, seguros e flexíveis. Esperamos, com isso, não apenas otimizar o processo de arrecadação e reduzir a inadimplência, mas também fortalecer a relação de confiança e proximidade com cada aluno ao longo de sua trajetória conosco”, conclui.
Por sua vez, a Bemobi reforça seu compromisso com a digitalização do setor educacional. “A parceria entre YDUQS e Bemobi marca um avanço adicional na modernização dos pagamentos no ensino superior, eliminando fricções e tornando a experiência mais ágil e segura. Nosso compromisso é acelerar a digitalização dos grandes setores do país, como a educação”, explica Pedro Ripper, cofundador e CEO da Bemobi. Atualmente, a empresa atende 10 das 15 maiores companhias de serviços recorrentes do Brasil, incluindo 100% das operadoras de telecomunicações e 70% da base de utilities.