MENUx
O presidente dos EUA, Donald Trump, conseguiu um grande acordo de investimento com a Arábia Saudita. O acordo inclui o que se diz ser a maior compra já feita de armas fabricadas nos EUA.
Trump se reuniu para conversar com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman em Riade na terça-feira.
Ele disse: “Nossos caças, nossos mísseis, nossos sistemas, Patriots, temos o melhor equipamento. Além disso, você está comprando muitas coisas diferentes, e eu agradeço.”
A Casa Branca divulgou um comunicado dizendo que os EUA e a Arábia Saudita concordaram em fortalecer suas “parcerias estratégicas”. Acrescentou que a Arábia Saudita está se comprometendo com um investimento de 600 bilhões de dólares nos EUA.
Esses fundos incluem dinheiro para a compra de armamentos, no valor de 142 bilhões de dólares. Os EUA venderão itens relacionados à defesa antimísseis, segurança marítima e modernização do exército, entre outros.
Os líderes sauditas esperam que as compras lhes permitam manter a superioridade militar na região.
Trump deve se reunir com o presidente interino da Síria, Ahmed al-Sharaa, na quarta-feira, antes de deixar a Arábia Saudita. Ele disse que emitirá uma ordem para suspender as sanções contra o país. Em seguida, ele viajará para o Catar e os Emirados Árabes Unidos.