Curitiba apresenta nova programação nas TVs dos ônibus
13/05/2025 às 18:14
Nova grade conta com 10 editorias de conteúdo para informar e entreter os passageiros, tornando o tempo de locomoção mais agradável
 
Notícia importante para os usuários do transporte público de Curitiba: desde o dia 1 deste mês (maio), as televisões dos ônibus estão transmitindo uma nova programação para os mais de 34 milhões de passageiros mensais. Ao todo, são 10 editorias sobre temas diversos, mostrando curiosidades, informações e dicas em vídeos de 30 segundos. Estes pequenos VTs estão inseridos de forma intercalada na programação junto com veiculações comerciais e informações de utilidade pública, como informativos da URBS e da Prefeitura de Curitiba. Cada editoria transmite um VT por hora.  
Alguns quadros são completamente novos, outros passaram por melhorias e os de maior sucesso permanecem iguais. Confira abaixo a nova grade:
- Mundo Pet
Já existia, mas ganhou nova abordagem e maior destaque após a regulamentação que permite pets no transporte público da cidade. O quadro dá dicas de boas práticas com animais em público e muito mais.
- Casa Prática
Dicas para organização da casa, limpeza e alimentação.
- Rota do Esporte
Notícias e curiosidades sobre esportes em geral, com foco em futebol e Fórmula 1.
- Saúde em Dia
Já existia, mas ganhou nova abordagem. Agora, o foco é na saúde mental, com dicas de uma psicóloga.
- Na Tela
Últimas notícias sobre cinema e serviço de streamings (séries, lançamentos e tendências).
- Glow Up
Novidade que une as antigas “Beleza em Dia” e “Nosso Closet”. Fala sobre maquiagem, roupas, calçados, cabelo e estilo.
- Parada Literária
Já existia e manterá o formato, com dicas e resenhas literárias.
- Ponto da Fama
Notícias do mundo pop nacional e internacional, sob olhar de Davi Carvalho e Thiago Theodoro, influenciadores da capital.
- Próxima Parada
Já existia, mas ganhou nova abordagem. Antes era focado em pontos turísticos de Curitiba, agora passa a apresentar também mini trips (viagens rápidas).
- Linha do Tempo
Foco em ciência, tecnologia e história de forma acessível e informativa.
 
Destaque
Com a nova regulamentação que permite transportar Pets nos ônibus da cidade, o quadro Mundo Pet ganhou maior destaque. Com a participação do adestrador Vinicius Saragoza, especialista em adestramento e treinamento de cães, o quadro traz dicas de boas práticas com animais em ambientes públicos (ônibus e terminais), de convivência segura e responsável e orientações sobre comportamento e cuidados com os pets.
Para Juliano Aichinger, CEO da Midialand, empresa de OOH que detém a exclusividade de mídia no transporte público da cidade e é responsável pela programação nas TVs, as editorias representam o compromisso em informar, entreter e gerar impacto positivo na rotina dos passageiros. “Nosso objetivo é oferecer uma experiência relevante durante o trajeto, com temas que conectam com o dia a dia das pessoas, trazendo dicas úteis, informação de qualidade, cultura, atualidades e momentos de leveza”, afirma.
Para isso, a Midialand tem uma equipe dedicada exclusivamente à curadoria, produção e revisão destes conteúdos. “Temos profissionais de diferentes áreas trabalhando diariamente para produzir os materiais com qualidade e responsabilidade, de maneira acessível e fácil compreensão. Mais do que vídeos, entregamos uma devolutiva social, valorizando o tempo dos passageiros”, conclui Aichinger.
Começo da Programação
A programação nas TVs dos ônibus começou em 2012, com a proposta de duas editorias mensais, que geravam entre 4 a 6 vídeos por mês, abordando diversos temas.
Em julho de 2024, a programação passou por uma nova fase, oferecendo aos passageiros conteúdos assinados por profissionais especialistas na área.  Neste formato, os vídeos passaram a ter duração estendida (30 segundos) e o conteúdo ganhou ainda mais autoridade e valor agregado, mas mantendo a linguagem acessível e dinâmica.
De setembro de 2024 até abril de 2025, foram produzidos mais de 155 vídeos, todos exibidos de forma igualitária nas televisões do transporte público da cidade.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio