EUA e China fizeram avanços consideráveis em negociações comerciais
12/05/2025 às 03:10
Foto: reprodução
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos diz que os negociadores americanos e chineses fizeram “avanços consideráveis” em suas tratativas comerciais. Scott Bessent adiantou que detalhes serão anunciados nesta segunda-feira.
Ele fez as declarações aos jornalistas após o encerramento de dois dias de negociações no domingo em Genebra, na Suíça. Entre os participantes estavam, além de Bessent e do representante do Comércio Exterior americano, Jamieson Greer, o vice-primeiro-ministro da China, He Lifeng.
Foi o primeiro encontro oficial entre altos funcionários dos dois países desde que, no mês passado, o presidente dos Estados Unidos impôs à China o que Donald Trump chama de tarifas de reciprocidade.
O representante americano do Comércio Exterior classificou a reunião de “muito construtiva”. Declarou: “É importante entender a rapidez com que conseguimos chegar a entendimento, o que significa que talvez as divergências não tenham sido tão grandes quanto se pensava”.
O vice-primeiro-ministro da China afirmou que um avanço considerável foi feito nas negociações e que foi alcançado um importante entendimento recíproco.
He Lifeng explicou que os dois países decidiram criar um mecanismo de consulta econômica e comercial, além de deixar estabelecido que farão novas negociações. Ele acrescentou que um comunicado conjunto vai ser divulgado nesta segunda-feira.
com NHK
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio