Prefeitura de Curitiba inicia teste com primeiro biarticulado elétrico do mundo
11/05/2025 às 23:43
Renato Próspero/SECOM (arquivo)

Nesta segunda-feira (12/5), Curitiba começa a testar o primeiro biarticulado elétrico do mundo. O veículo, produzido pela Volvo na CIC, vai circular na linha 303-Centenário/Campo Comprido.
Sem ruído e emissões, o biarticulado elétrico vai operar entre os horários das tabelas oficiais da linha, sem passageiros, mas com bombonas de água e de areia para simular condições severas de operação.
O teste, coordenado pela Urbanização de Curitiba (Urbs), vai submeter o veículo à circulação com superdimensionamento de carga para verificar e assegurar a capacidade de atendimento operacional em linhas do transporte coletivo. A avaliação deve durar cerca de 20 dias.
O teste é um marco para a inovação do biarticulado curitibano que ajudou a popularizar o modelo de canaletas exclusivas, o BRT (Bus Rapid Transit ), que completou 50 anos em 2024. O BRT se tornou um exemplo bem-sucedido de transporte de massa e foi responsável por inspirar mais de 200 países. Curitiba tem 90 quilômetros de canaletas.
O projeto de descarbonização da frota de Curitiba é considerado referência no País por reunir desde um amplo programa de testes da tecnologia até o novo modelo de concessão, em 2025, que já contemplará matriz energética não poluente. Já são sete veículos elétricos em operação na frota de Curitiba, nas linhas Interbairros I e Água Verde. Devem ser adquiridos mais 54 com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), de R$ 380 milhões. Também já foi aprovado, na Câmara Municipal de Curitiba, o projeto para a aquisição de 70 ônibus, com investimento de R$ 317 milhões, e um empréstimo do KfW Bankengruppe, o banco de desenvolvimento alemão, de €$ 100 milhões, que será usado para a compra de 84 ônibus elétricos e para outros projetos de infraestrutura energética.


Foto: Daniel Castellano/SMCS (arquivo)

O objetivo é poder testar o maior número possível de veículos e modelos dentro do projeto de eletrificação da frota do transporte coletivo. Até agora, já foram testados veículos elétricos das marcas Eletra, Volvo, Marcopolo, BYD, Ankai e Mercedes-Benz. 
O biarticulado Volvo oferece autonomia de até 250 quilômetros, podendo ser equipado com até oito packs de baterias, que têm 720 kWh de capacidade total. Este é um dos um parâmetros técnicos que serão analisados no teste para balizar a especificação mais ideal para o sistema de transporte coletivo de Curitiba. O tempo de recarga total varia entre 2h e 4h, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento.
com SMCS

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