
Fotos: Rafael Silva/Cohab e José Fernando Ogura/SECOM
O Dia das Mães de 2025 será inesquecível para 72 famílias que receberam, neste sábado (10/5), as suas novas casas do Moradias Vila Divino, empreendimento construído pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) no Atuba. Em uma manhã de festa, o prefeito Eduardo Pimentel entregou as chaves para os beneficiados, que deixarão a vulnerabilidade em área de risco e passarão a viver em segurança, em unidades habitacionais com paineis fotovoltaicos.
“Isso é o que mais vale a pena para o gestor público, entregar um bem para nossa população. É gratificante ver pessoas com os olhos marejados ao receberem suas novas casas, após a luta de uma vida inteira. Hoje é uma manhã especial, nesta semana em que a Cohab completou 60 anos entregando casas. Até o fim da gestão vamos gerar 20 mil novas moradias para o povo curitibano”, destacou Pimentel.
O novo conjunto contará ao todo com 108 novas casas e infraestrutura completa de pavimentação, redes de drenagem, água e esgoto. O projeto, que inclui obras de recuperação ambiental na área desocupada, representa investimentos de R$ 23,9 milhões - recursos próprios do orçamento municipal. Após as 72 mudanças, as moradias precárias da área de origem serão demolidas e no mesmo local iniciará a construção das 36 novas casas que completam a intervenção.
As casas do projeto têm dois quartos e 45 m² de área privativa, com acabamentos de primeira qualidade. São unidades sobrepostas, com moradias térreas e no piso superior. Todas equipadas com painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica através da radiação solar. O sistema garante economia de 80% nas contas de luz e demonstra a responsabilidade ambiental de Curitiba ao usar uma energia não poluente.
O presidente da Cohab, André Baú, parabenizou os moradores pela conquista e ressaltou o trabalho da atual gestão na busca por mais resultados até o final do primeiro ano do mandato.
“Um dia inesquecível para nós, entregar essa obra tão bem acabada, com atenção a cada detalhe. Poder assegurar um endereço para essas famílias que viviam na informalidade. Estamos trabalhando forte, nesses primeiros meses recebemos um grande número de construtoras para novos projetos e já temos perto de 5 mil unidades para contratar. Não tenho dúvida que vamos cumprir a meta estipulada pelo prefeito”, salientou Baú.
Entre as pessoas com os olhos marejados citadas pelo prefeito estava o casal de idosos Antônio dos Santos, 70 anos e Amélia dos Santos, 68. Pioneiros da Vila Divino, chegaram no local há 12 anos. A emoção que transparecia no rosto de ambos tem incontáveis motivos, entre eles algo que pode parecer corriqueiro e sem importância para grande parte da população: a caixa de correio.
Ela simboliza a existência de um endereço oficial, um pilar da cidadania. Na frágil moradia em que viviam eles não recebiam correspondência. Não conseguiam fazer compras à prazo pela falta de um comprovante de endereço. Tudo isso, aliado a falta de luz e água e o perigo de alagamentos, tornava difícil a vida da comunidade local.
“Sempre muita dificuldade quando chovia e o rio subia. Tinha que recolher a cachorrinha para a água não levar. Não tinha endereço oficial, então todo mundo colocava o endereço da mercearia que era onde chegavam as correspondências da comunidade. Agora, graças a Deus, temos uma caixinha de correio com o nosso número. É só vitória nesse dia tão esperado”, conta Antônio.
Além de receberem suas casas novas, cada uma das 72 famílias ganhou um quadro de presente, fruto de uma parceria com o Ateliê Profícia Maria. As telas foram pintadas e doadas pela artista plástica Ana Camargo, alunos do ateliê e artistas convidados.
“Estamos muito gratos, pela casa e pelas obras de arte, que vamos levar para a vida toda dentro do nosso lar. Esse quadro ficará na memória das famílias daqui. Agradecemos de coração”, disse Jorrana.
Também participaram do evento o secretário de estado do Desenvolvimento Sustentável, ex-prefeito Rafael Greca; secretário de estado das Cidades, Guto Silva; presidente da Copel, Daniel Slaviero; secretário do governo municipal, Marcelo Fachinello; a presidente do Imap, Beatriz Battistella Nadas; o líder do governo na Câmara, vereador Serginho do Posto; os vereadores Renan Ceschin, Tânia Guerreiro, Rodrigo Marcial, Hernani e Indiara Barbosa; o administrador regional do Boa Vista, Reinaldo Boaron; a secretária de habitação de Joinville, Tereza Couto e os líderes comunitários Gean de Oliveira e Edson do Parolin.
“Estamos ganhando dignidade, é uma honra ter caminhado todos esses anos ao lado do povo do Divino e hoje chegar a essa conquista. Quero agradecer ao ex- prefeito Rafael Greca, que iniciou o projeto que hoje se torna realidade com Eduardo Pimentel. Sonho que se sonha junto é realidade “, disse Gean de Oliveira.