MENUx
A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) se posicionou contra o movimento antivacina, que vem questionando a obrigatoriedade da vacinação infantil contra a Covid-19. Para a parlamentar, desacreditar na eficácia e na segurança das vacinas equivale a ignorar décadas de avanços científicos. “Durante a pandemia, o Brasil chegou a registrar mais de 3,5 mil mortes em um único dia — um cenário de horror que só começou a ser revertido com a ampla campanha de vacinação. As vacinas são a ferramenta mais eficaz já desenvolvida pela humanidade no combate a doenças infecciosas. Até hoje, nenhuma evidência científica robusta foi apresentada capaz de contestar sua segurança ou eficácia”, destacou. Luciana alertou ainda que colocar em dúvida a eficiência das vacinas contra a Covid-19 abre espaço para a desinformação se espalhar e atinge diretamente outras campanhas imunizantes já consagradas, como as de pólio e sarampo.
CATARATAS DO IGUAÇU, MONUMENTO NACIONAL
O deputado federal Beto Richa (PSDB)-PR) apresentou, na Câmara dos Deputados, Projeto de Lei que erige em Monumento Nacional as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. “As Cataratas são um dos maiores espetáculos naturais do planeta e representam patrimônio ambiental, turístico, econômico e cultural, orgulho do Paraná e do Brasil”, afirmou Richa ao apresentar o projeto. Localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz, as Cataratas são formadas por 275 saltos ao longo do Rio Iguaçu. A beleza e a imponência das Cataratas já renderam reconhecimento nacional e internacional, como a criação do Parque Nacional do Iguaçu, em 1939, o reconhecimento como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, em 1986, e a indicação como uma das novas Sete Maravilhas Naturais do Mundo, em 2011. “Trata-se de um dos ícones naturais mais deslumbrantes do planeta, mas ainda não há uma legislação federal que conceda especificamente às Cataratas o status oficial de proteção ambiental, cultural e turística”, disse Richa. “Esse projeto de lei busca corrigir essa lacuna, garantindo a valorização desse patrimônio inestimável por meio do reconhecimento das Cataratas do Iguaçu como monumento nacional, a ser protegido, portanto, no âmbito da esfera federal”.
MDB DO PARANÁ FARÁ CONVENÇÃO EM JULHO
O MDB do Paraná fará sua convenção estadual, para a eleição do novo diretório regional, no dia 26 de julho. A informação é do presidente estadual do partido, deputado Anibelli Neto. Até o momento não há chapas inscritas, mas nos meios políticos de Curitiba comenta-se que, além do próprio Anibelli Neto, a presidência da Executiva será disputada também pelo atual vice-presidente Renato Adur e pelo deputado federal Sergio Souza, atual tesoureiro. Anibelli garante que vai trabalhar com toda a sua força “para estarmos todos unidos e sair maiores deste processo”. Renato Adur já presidiu a sigla, quando ela ainda era PMDB, e foi responsável por uma de suas maiores reestruturações, com a implantação de um processo de modernização partidária.
DEBATE SOBRE VIOLÊNCIA POLICIAL EM LONDRINA
Casos recentes de violência policial levaram a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) a promover uma audiência pública em Londrina. O encontro ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e reuniu familiares de vítimas, representantes da sociedade civil, autoridades e especialistas em segurança pública e direitos humanos. A atividade foi presidida pelo deputado Professor Lemos (PT), Vice-líder da Oposição, e atendeu solicitação do deputado Arilson Chiorato (PT), líder da oposição, que apresentou requerimento formal no mês passado. “Precisamos tratar com seriedade os possíveis excessos cometidos durante ações policiais. Esta audiência é parte do nosso dever de fiscalizar, dar visibilidade às denúncias e cobrar providências concretas do Governo Ratinho Jr”, afirmou o deputado Arilson. As discussões foram motivadas por casos como o que resultou na morte dos jovens Kelvin Willian Vieira dos Santos, de 16 anos, e Wender Natan da Costa Bento, de 20, durante abordagem da Polícia Militar em fevereiro. O episódio gerou protestos e questionamentos sobre a conduta dos agentes envolvidos.
EQUIPAMENTOS PARA O HOSPITAL CAJURU
O diretor-executivo do Complexo de Saúde do Grupo Marista, Juliano Gasparetto, e o coordenador de projetos incentivados e governamentais do Hospital Universitário Cajuru, Marco Sanfelice, receberam os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para prestar contas de emendas parlamentares destinadas ao Hospital Cajuru. Com os recursos, foram adquiridas 52 camas elétricas, com colchões antichamas, que facilitarão o cuidado com os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Hoje, o hospital tem 206 leitos, dos quais 29 de UTI. “Fazemos questão de dar a maior transparência possível para que a sociedade veja o apoio do Legislativo à Saúde, porque ele é fundamental para os hospitais 100% SUS”, destacou Juliano Gasparetto. Ele agradeceu nominalmente os vereadores e aproveitou para destacar que o Hospital Cajuru é o único da rede pública, no Paraná, que tem o Selo ONA de qualidade e segurança, geralmente só obtido por unidades particulares. “Somos o único 100% com esse selo!”, comemorou. No ano de 2024, o Hospital Cajuru realizou 133 mil atendimentos, 804 mil exames, 16 mil internamentos e 12 mil cirurgias.
MÊS DO EMPREENDEDORISMO FEMININO
Cinco projetos devem ser votados pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na próxima segunda-feira (12). O destaque da ordem do dia é a proposta de lei com o objetivo de instituir o Mês do Empreendedorismo Feminino no calendário oficial de eventos da cidade. A data seria celebrada em novembro, com a proposta de fomentar as ações de inclusão produtiva e de geração de renda para mulheres. O projeto de lei entra na pauta para a votação em primeiro turno. Responsável pela iniciativa, o vereador Lórens Nogueira (PP) defende que a criação da data comemorativa irá conscientizar a população curitibana sobre os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras e fortalecer a presença feminina nas atividades de empreendedorismo. A escolha da data, explica Nogueira, deve-se ao Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, celebrado anualmente em 19 de novembro, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). “Esta celebração tem como objetivo destacar as conquistas das mulheres no mundo empresarial, além de fomentar o apoio àquelas que enfrentam desafios para empreender, especialmente em cenários de desigualdade social, econômica e de gênero”, pontua.
AUDIÊNCIA SOBRE ‘RABEIRA’ DE ÔNIBUS
A Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná realiza na próxima terça-feira (13), às 11 horas, uma audiência pública para debater a segurança no transporte coletivo, com foco no combate ao assédio, furtos e à prática conhecida como "rabeira" — quando ciclistas se agarram a ônibus em movimento nas vias exclusivas. O encontro será conduzido pelo presidente da Comissão, deputado Ney Leprevost (União). O debate reunirá representantes de diversos órgãos e entidades ligados ao tema, entre eles a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SESP), a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba (SETRAN), o Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN), a Urbanização de Curitiba (URBS), além de sindicatos como o das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento (Sinfretiba) e o dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc). Também participarão integrantes da Polícia Militar, do Batalhão de Polícia de Trânsito, da Polícia Civil, da Câmara Municipal de Curitiba, do Departamento de Trânsito do Paraná, de conselhos de direitos da criança, do adolescente e da mulher, do Ministério Público do Paraná, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná, além de delegacias especializadas, ONGs de trânsito, ciclistas e representantes da Associação dos Municípios do Paraná.
PLANO PLURIANUAL
Na próxima terça-feira (13), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) não terá projetos de lei para votar. Isso porque a Ordem do Dia será substituída pela audiência pública de prestação de contas sobre o Plano Plurianual 2022-2025. As metas referentes ao ano de 2024 serão apresentadas aos vereadores e vereadoras da cidade por representantes do Poder Executivo. A atividade será coordenada pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, que é presidida por Serginho do Posto (PSD). Com 161 páginas, o PPA 2022-2025 define os programas-chave da Prefeitura de Curitiba até o final deste ano e foi elaborado tendo em vista a recuperação dos impactos causados pela pandemia da covid-19. O PPA está construído em três eixos (solidariedade, responsabilidade e sustentabilidade), que se dividem em nove áreas de ação. Três programas concentram a maior parte dos recursos: Viva Curitiba Transparente (28,51%), Viva Curitiba Cidadã (21,94%) e Viva Curitiba Saudável (21,05%). Em 2021, quando ele foi aprovado pela CMC, o Executivo planejou investir R$ 2,4 bilhões até 2025.
ASSEMBLEIA ITINERANTE EM MARINGÁ
A programação do Poder Legislativo nesta semana contará com o retorno da assembleia itinerante a Maringá. A 22ª edição do programa, que aproxima o Parlamento estadual da população, será realizada durante a 51ª Expoingá, na Sociedade Rural de Maringá. Além do evento de interiorização, audiências públicas vão debater questões relacionadas ao transporte, à autodeterminação judaica, além de palestras para mães atípicas, homenagem à Enfermagem e uma exposição sobre o porco crioulo. Durante a sessão especial em Maringá, na quinta-feira (15), às 18 horas, representantes de órgãos públicos, privados e da sociedade civil organizada terão espaço para dialogar com os parlamentares, apresentar reivindicações e propor melhorias para a cidade e região. Além disso, haverá a entrega de homenagens a personalidades que se destacam localmente. “A Assembleia vai estar presente nesta feira importante de Maringá para ouvir novas demandas da cidade e da região, e também para prestar contas das solicitações apresentadas no ano passado, mostrando o que avançou”, disse o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD).