
Créditos: Arquivo Natura
Com a chegada da plataforma ao Brasil, marcas investem no novo modelo de vendas e reforçam estratégia omnicanal
Com a chegada do TikTok Shop ao Brasil, nova plataforma de vendas que combina elementos das redes sociais com consumo, Natura e Avon marcam presença no canal com o objetivo de integrar as vendas à experiência digital de seus consumidores, criando um ambiente de compras que seja não apenas eficiente, mas também conectado às interações que os usuários já têm na plataforma. Para a Natura e a Avon, o TikTok Shop é mais do que um canal de vendas: é uma ferramenta para aprofundar seu relacionamento com os consumidores e fortalecer sua estratégia de social commerce por meio de Consultoras de Beleza que são, também, criadoras de conteúdo.
“O TikTok Shop representa uma revolução na maneira como os consumidores se conectam com as marcas e realizam compras online. A Natura e a Avon sempre foram marcas pioneiras, à frente de seu tempo, então, para nós, faz todo o sentido estar na plataforma desde o início. Além disso, desde a sua fundação a Natura tem funcionado como uma verdadeira rede social, em que nossas Consultoras atuam como influenciadoras, conectando e impactando suas comunidades. Também temos nos dedicado muito à digitalização das nossas Consultoras nos últimos anos, inclusive com capacitações para torná-las criadoras de conteúdo. Ou seja: o social selling é um território nosso, no qual estamos habituados a atuar”, afirma Agenor Leão, vice-presidente de Negócios da Natura e Avon.
Com 1,6 bilhão de usuários no mundo e mais de 91 milhões no Brasil, segundo a DataReportal, o TikTok Shop chega em um momento em que a rede social já é um dos maiores canais de engajamento do país, superando até o Instagram. Os brasileiros têm dedicado, em média, 60 minutos diários ao aplicativo, número 33% superior ao tempo médio gasto no Instagram. Nesse cenário, o TikTok Shop se destaca pelas categorias de beleza e itens de cuidado pessoal, nas quais a Natura se consolida como líder na América Latina, de acordo com a Euromonitor.
A Natura já tem uma trajetória de inovação digital na plataforma, sendo a primeira marca do setor de beleza a adotar, em 2024, o Pool Privado de Criador no TikTok One, a convite do próprio TikTok. Por meio dessa plataforma, as Consultoras de Beleza se profissionalizam e se tornam criadoras de conteúdo. O programa foi desenvolvido para remunerar as Consultoras pela produção de conteúdo e oferece treinamento prático conduzido pelo TikTok. Esse movimento representa uma forma nova de engajamento com os consumidores e uma maneira de ampliar as fontes de renda das Consultoras, que passam a gerar valor não apenas por meio de vendas tradicionais, mas também pela criação de conteúdo digital.
Agora, com o lançamento do TikTok Shop no Brasil, a Natura expande ainda mais sua presença na plataforma, aproveitando o sucesso da parceria inicial com o TikTok One. “Com o TikTok One, nossas Consultoras já estão criando conteúdo digital de maneira profissional, e agora, com o TikTok Shop, podemos oferecer a elas uma nova forma de engajamento e monetização. Essa evolução da nossa parceria com o TikTok reflete a nossa visão de um modelo de negócios mais inclusivo e alinhado às tendências do digital., comenta o executivo.
A Natura consolidou uma jornada omnicanal que valoriza a conveniência e a liberdade de escolha do consumidor. Ao integrar canais físicos e digitais de forma estratégica, a marca oferece uma experiência de compra fluida. A Venda Direta, com a rede de Consultoras, continua sendo um pilar forte da atuação da Natura, promovendo uma conexão próxima e de confiança com os consumidores.
Esses canais se complementam e colaboram de maneira sinérgica. As lojas físicas funcionam também como vitrines e centros de experiência para clientes e Consultoras, que muitas vezes iniciam a jornada de compra no varejo físico e concluem pela Venda Direta, ou vice-versa. O e-commerce, por sua vez, teve sua importância ampliada especialmente durante a pandemia, reforçando o papel da digitalização no relacionamento com o cliente. Agora, com o TikTok Shop, a Natura fortalece ainda mais sua abordagem de omnicanalidade e inovação. A plataforma não apenas promove a digitalização, mas também aprimora a venda por relações, um pilar essencial do modelo de negócios da marca, que combina tecnologia e conexões humanas para oferecer experiências de compra mais personalizadas e impactantes.
Essa estrutura omnicanal fortalece a estratégia da Natura de estar onde o consumidor desejar, no momento mais conveniente para ele, garantindo uma presença consistente e conectada em todos os pontos de contato. Para saber mais sobre a novidade da Natura e Avon no TikTok Shop, acesse pelo aplicativo.
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