MENUx
O deputado estadual Requião Filho (sem partido) pretende ser candidato ao governo do estado em 2026. Ele deu entrevista ao blog do Esmael e disse que pretende criar uma frente ampla contra o senador Sergio Moro (União), que pretende ser candidato ao governo do estado. Requião Filho ainda busca um partido para se filiar depois de sair do PT. O parlamentar criticou a administração de Ratinho Jr. , em especial a privatização da Copel: “Venderam o que tínhamos de melhor e agora a população paga a conta”, afirmou.
PESQUISA APONTA QUATRO NOMES FORTES PARA O SENADO NO PR
Quatro nomes aparecem bem em pesquisa para o Senado Federal pelo Paraná segundo o instituto Neokemp, que divulgou os resultados de um levantamento eleitoral feito nos dias 28 e 29 de abril em 81 cidades paranaenses, destaca o blog Contraponto. A jornalista Cristina Graeml (Podemos), a ministra Gleisi Hoffmann (PT), o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo) e o deputado federal Filipe Barros (PL) são os mais citados. Vale lembrar que nas eleições de 2026 o Paraná terá duas vagas ao Senado. No primeiro cenário, sem Deltan, Cristina Graeml lidera com 18,2%, seguida por Gleisi Hoffmann, com 14,3%, Filipe Barros, com 12,3%, e o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto (PSD), com 10,5%. No segundo cenário, com Deltan e sem Gleisi, o ex-procurador da Lava Jato lidera com 20,9%, seguido por Cristina, com 16,7%, Zeca Dirceu (PT), com 10,1%, e Filipe Barros, com 9%. A pesquisa realizou 1,2 mil entrevistas em 81 cidades do Paraná, entre os dias 28 e 29 de abril. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 85%.
SERVIDORES DA CELEPAR REJEITAM PDV
Os servidores da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) rejeitaram, em assembleia realizada em Curitiba e em outras dez regionais, a proposta de Plano de Demissão Voluntária (PDV) apresentada pelo Governo do Estado. O resultado da votação foi claro: dos 592 votantes, 439 recusaram a proposta, 148 se mostraram favoráveis e houve, ainda, cinco abstenções. Mais do que uma rejeição aos termos do plano, a decisão expressa o repúdio da categoria ao processo de privatização da empresa pública de tecnologia, autorizada pela Lei nº 22.188/2024. Para os funcionários, aceitar o PDV significaria, na prática, endossar a entrega da Celepar à iniciativa privada – algo com o qual a maioria dos servidores não concorda.
PRESIDENTE DO INSTITUTO DE TURISMO É EXONERADO
O jornalista e publicitário Jose Luiz Velloso (PL), o Zé Luiz, que teve o seu nome elogiado por várias entidades quando foi nomeado pelo prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD) para presidir o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, foi exonerado do cargo na última quarta-feira (7) pelo prefeito. Na época, Zé Luiz era considerado por várias entidades como uma nova liderança na área do turismo. Motivo da demissão: uma condenação em 2019, pela Justiça de Antonina, por improbidade administrativa. Ocorre que, quando foi nomeado para o cargo em Curitiba, no início deste ano, ele assinou uma declaração de próprio punho que não tinha qualquer pendência judicial. Somente agora o prefeito tomou ciência da condenação. No ano passado, quando ainda era vice-prefeito de Curitiba, Pimentel assinou uma carta-compromisso conjunta com o partido Novo e o ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo), na qual se comprometia a não nomear pessoas investigadas ou condenadas por corrupção.
RESTRIÇÃO DE EVENTOS BARULHENTOS NO CENTRO
O vereador Eder Borges (PL) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) que visa proibir a realização de eventos em espaços públicos externos na região central da cidade. A medida visa garantir o sossego dos moradores, com atenção especial a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), bebês, idosos e animais de estimação. De acordo com o texto, eventos de qualquer natureza que envolvam propagação sonora ou perturbação do ambiente serão proibidos em áreas do Zoneamento Central de Curitiba que concentrem residências e estabelecimentos comerciais. Em casos excepcionais, será permitido realizar eventos com som na área central apenas se houver necessidade comprovada e se o local escolhido não tiver a "conjugação de residências e comércios", desde que haja espaço público disponível para tal finalidade. A proposta de Eder Borges se apoia na Lei de Contravenções Penais, que, em seu artigo 42, prevê punições para quem perturbar o trabalho ou o sossego alheio.
ASSEMBLEIA CELEBRA ATUAÇÃO DE LÍDERES COMUNITÁRIOS
A Assembleia Legislativa do Paraná prestou um reconhecimento ao trabalho e à dedicação daqueles que se voluntariam para servir à coletividade, atuando como elos entre a comunidade e o poder público. Por iniciativa do deputado Ney Leprevost (União), o Dia do Líder Comunitário foi celebrado na noite da última quarta-feira (7), em um plenário cheio. Definidos pelo parlamentar como “para-choques da sociedade”, representantes de diversos bairros e localidades de Curitiba e da Região Metropolitana foram homenageados e receberam certificados com Voto de Louvor e Congratulações. “O líder comunitário é a pessoa que recebe as demandas da comunidade. São heróis anônimos. A Assembleia, que sempre homenageia pessoas famosas, que têm títulos de doutores, de mestres, empresários, hoje homenageia também esses voluntários que, humildemente, trabalham com muita garra, com muita dedicação, de graça, para ajudar o próximo nos bairros onde moram”, ressaltou o deputado. O Dia Estadual do Líder Comunitário, celebrado em 5 de maio, foi instituído pela Lei nº 18.869/2016, de autoria da deputada Maria Victoria (PP), como forma de reconhecer esses agentes que atuam na representação das demandas e anseios perante os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Já a data nacional foi estabelecida pela Lei Federal nº 11.287/2006.
REVISÃO DO PLANO DIRETOR
Durante a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), representantes do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles (NC-OM) defenderam que a revisão do Plano Diretor da capital paranaense incorpore medidas para enfrentar desigualdades urbanas históricas. Convidados pela vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), falaram aos vereadores Luiz Belmiro Teixeira, coordenador do NC-OM, e Leandro Franklin Gorsdorf, que também é membro do Instituto Brasileiro de Direitos Urbanísticos. É a segunda vez que o Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles vem à Câmara de Curitiba para debater a revisão do Plano Diretor, iniciada pela Prefeitura no dia 11 de abril, em um evento no Salão de Atos do Parque Barigui. Tendo falado antes apenas para um grupo de vereadores, na Tribuna Livre o NC-OM pôde se dirigir ao conjunto dos parlamentares, colocando a importância da revisão do Plano Diretor ter foco social, participação popular e viabilidade financeira. O debate foi coordenado por Nori Seto (PP), presidente interino no momento.
VOTAÇÃO DA LDO-2026
A Comissão do Orçamento da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Luiz Cláudio Romanelli, fez a primeira reunião da análise do projeto de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) 2026 apresentada pelo governador Ratinho Júnior (PSD) e que prevê uma receita total de R$ 82,9 bilhões (aumento de 5,3% em relação ao orçamento deste ano). "A proposta da LDO de 2026 foi construída com uma abordagem distinta das anteriores, o que exige uma atenção maior, especialmente em temas que envolvem questões orçamentárias e de gestão", explicou Romanelli. O deputado destacou as manifestações do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas e a própria mesa diretora do legislativo em relação a alguns pontos da proposta do governo.
HOMENAGEM AO SINDICATO DOS ENGENHEIROS
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu, nas sessões plenárias desta semana, seis entregas de homenagens. A primeira delas, na sessão da última segunda-feira (5), foi realizada pela vereadora Laís Leão (PDT). Ela concedeu os Votos de Congratulações e Aplausos em reconhecimento aos 90 anos do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (Senge-PR). “Hoje eu faço a concessão desses Votos na pessoa da engenheira Ágata [Branco], que é a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente interina do sindicato”, destacou a parlamentar. Leão também salientou a contribuição da entidade para a valorização profissional dos engenheiros, geólogos e geógrafos. “O Senge é uma organização muito importante do Paraná porque reúne profissionais muito importantes do nosso estado no provimento de infraestrutura e tecnologia, [...] com foco em populações mais vulneráveis”, disse ela. A entidade, reforçou a autora do requerimento de Votos de Congratulações e Aplausos, também promoveu iniciativas como o "Senge Jovem" e o "Coletivo Mulheres", voltadas à inclusão e à diversidade.
CADASTRO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
Projeto de lei em discussão na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) propõe a criação do Cadastro Único para Pessoas em Situação de Rua. Autor da iniciativa, o vereador João Bettega (União) diz que a ideia é centralizar e organizar as informações sobre essa população, com o objetivo de aprimorar as políticas públicas de acolhimento, assistência e reintegração social. Na justificativa do projeto de lei, Bettega explica que a ideia, inicialmente, era revogar o decreto que instituiu o Programa Mesa Solidária. “No entanto, após amplas discussões com os setores públicos, incluindo o vice-prefeito Paulo Martins e o secretário de Defesa Social, Rafael Vianna, compreendemos que a solução mais adequada é a implementação de um sistema de credenciamento com validação facial e cadastramento para os moradores de rua. Dessa forma, a Prefeitura poderá regularizar e gerir de maneira mais eficiente o atendimento a essa população, garantindo um acompanhamento integral”, acrescenta a proposição.