Terror de Kurosawa abre Olhar de Cinema
07/05/2025 às 21:51
Cloud (Kuraudo), escrito e dirigido por Kiyoshi Kurosawa, representante do Japão no Oscar 2025 e que nesta sexta 9 de maio será exibido no IndieLisboa, vai abrir o 14º Olhar de Cinema-Festival Internacional de Curitiba, na Ópera de Arame, em 11 de junho. Orçado em um milhão de reais, a mostra reúne produções nacionais e estrangeiras, longas e curtas-metrans, num total de 92 filmes.
Kiyoshi Kurosawa (nenhum parentesco com Akira)  tem sua genialidade destacada em produções no limiar do terror de ação com suspense psicológico, como Pulse (2001), Creepy (2016) e A Cura (1997). Em Cloud, que estreia no Brasil durante o festival,  o ator Masaki Suda é Yoshii, um trambiqueiro revendedor de  produtos online, mas que passa a ser vítima de uma série de eventos misteriosos comandados por justiceiros, suas vítimas na internet.
O filme será exibido em uma sessão exclusiva na Ópera de Arame, em uma tela especial de mais de 400 polegadas montada especialmente para a projeção. 
Dez mostras compõem o festival: Competitiva Brasileira, Competitiva Internacional, Novos Olhares, Mirada Paranaense, Exibições Especiais, Olhar Retrospectivo, Olhares Clássicos, Foco, Pequenos Olhares, Filme de Abertura e Encerramento. 
Antonio Gonçalves Jr, diretor do Olhar de Cinema, fez a apresentação das mostras nesta quarta-feira, no Cine Passeio, quando saudou       Este ano abrimos ainda mais o nosso leque de locais de exibição, ocupando também o Museu POscar Niemeuer, o Cine Guarani e a Cinemateca, que está toda renovada em comemoração aos seus 50 anos”.
Já o longa selecionado para encerrar a 14ª edição é Verde Oliva, do diretor Wellington Sari, um suspense político inspirado no filme de Brian de Palma, Um Tiro na Noite. Sinopse: 
João, interpretado por Jean Guilherme, trabalha com edição e realização de vídeos, e está em busca de um novo trabalho. Ele consegue um job em uma agência de investigação, sendo contratado para captar imagens de drone de um caso de adultério, porém fica intrigado com as imagens que obtém. O jovem acaba registrando um suposto assassinato. Embora não haja corpo, nem um assassino, João fica cada vez mais obcecado e precisa enfrentar um exército de mentiras. 
Atenção
Os ingressos para as sessões estarão à venda a partir de 16 de maio, com valores que vão de R$8 (meia-entrada) a R$16, disponíveis pelo site oficial: www.olhardecinema.com.br. Haverá sessões gratuitas no Teatro da Vila, na CIC, e no Cine Guarani, no bairro Portão. 
 Data: 11 a 19 de junho de 2025
Site oficial: www.olhardecinema.com.br
Realização: Ministério da Cultura - Governo Federal
Apresentação: Rumo Logística
Patrocínio Master: Itaú
Patrocínio Ouro: TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá
Patrocínio Prata: Solvay Peróxidos
Apoio: Sanepar, Adami S/A, Instituto Rumo, Projeto Paradiso, Teatro da Vila, Cinemateca, Cine Passeio, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba
Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná
Produção: Grafo Audiovisual
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio