Livro e documentário apresentam a trajetória de Mário e Dircéa Petrelli
Obras retratam o empreendedor e sua esposa, figuras centrais na história da comunicação e da política no Sul do Brasil
07/05/2025 às 18:54
Duas novas obras chegam ao público para preservar e iluminar o legado de Mário José Gonzaga Petrelli e de sua esposa, Dircéa Corrêa Petrelli, figuras centrais na história da comunicação, da política e do empreendedorismo no Sul do Brasil. O livro Mário Petrelli, O Conciliador e o documentário Mário e Dircéa, o Valor de um Legado apresentam, sob diferentes perspectivas, a trajetória de um dos nomes mais influentes do setor e de uma mulher essencial para o sucesso de sua família e de seus empreendimentos. O evento de lançamento das obras reunirá convidados no dia 8, às 18h, no Auditório Regina Casillo, em Curitiba.
Mais do que narrar conquistas profissionais, as obras revelam episódios marcantes de articulação política, inovação e solidariedade, resgatando histórias que impactaram tanto o universo empresarial quanto a vida de pessoas comuns. Com relatos emocionantes e depoimentos inéditos, o livro e o documentário buscam perpetuar valores e exemplos que seguem inspirando novas gerações.
Escrito pelo jornalista e mestre em Ciência Política Moacir Pereira, o livro reúne entrevistas com personalidades da política nacional, familiares e amigos, compondo um retrato multifacetado de Mário Petrelli, co-fundador do Grupo Ric, maior grupo de comunicação multiplataforma do Paraná.
Mário Petrelli, falecido em 22 de abril de 2020, aos 84 anos, é retratado como um homem de múltiplas dimensões. Sua trajetória passa pelo sucesso nos setores de seguro e comunicação, pela dedicação à vida pública e à solidariedade, destacando sua capacidade de conciliação e disposição em ajudar o próximo, muitas vezes sem buscar reconhecimento.
Tendo acesso a muitos canais, fez uso das articulações políticas e pessoais para atender ao próximo, sem alarde. “São muitos os relatos póstumos de socorro financeiro, emocionais e de saúde a que tivemos acesso”, relembra a filha Luciana, uma das coordenadoras do resgate memorial da família.
O documentário, dirigido por Isabela Hoffmann, mergulha na intimidade do casal, destacando a atuação pública e o papel fundamental de Dircéa no apoio e na estruturação da família. Utilizando registros em vídeo do próprio Mário, gravados em 2018, a produção apresenta não apenas o empresário de destaque nacional, mas também o marido, pai e amigo, revelando facetas pouco conhecidas de sua trajetória.
A narrativa é enriquecida por depoimentos de familiares, amigos e personalidades, além de entrevistas colhidas em diversas cidades do Brasil e na Itália, país de origem da família Petrelli. O filme destaca a intensa vida social do casal, especialmente nas décadas de 1970 e 1980, quando eram conhecidos por receber amigos, familiares e figuras públicas em sua casa, criando um ambiente acolhedor e plural.
Dircéa Corrêa Petrelli, falecida em 21 de setembro de 2008, é apresentada como o alicerce da família. “Ela foi o porto seguro da família”, destaca o filho Leonardo. Discreta, mas fundamental, foi responsável por dar estabilidade e estrutura ao lar, permitindo que Mário se dedicasse intensamente à vida profissional e social. O próprio Mário reconhecia o papel essencial da esposa: enquanto mantinha uma rotina agitada, cheia de compromissos e viagens, Dircéa cuidava da família e dos filhos, transmitindo valores e mantendo a união entre todos.
O lançamento das duas obras marca um movimento de resgate histórico, oferecendo ao público e às futuras gerações um olhar sensível e aprofundado sobre a vida e o legado de duas personalidades que ajudaram a transformar a comunicação e o cenário social brasileiro.

Sobre o Grupo Ric 
Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo Ric é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação.
Os canais de distribuição do Grupo são formados por quatro emissoras de TV afiliadas à Rede Record - RICtv Record Curitiba, RICtv Record Maringá, RICtv Record Londrina e RICtv Record Oeste, cobrindo 99% do território paranaense; as rádios Jovem Pan FM Curitiba, Jovem Pan FM Ponta Grossa, Jovem Pan FM Cascavel e Jovem Pan Folha FM Londrina; mais as rádios Jovem Pan News Curitiba, Jovem Pan News Londrina, Jovem Pan News Maringá e Jovem Pan News Foz do Iguaçu; a rádio e portal Banda B; os portais Ric.com.br e R7; as plataformas Ric Business, Ric Rural Hub e Grands por Reinaldo Bessa, que produzem informação sobre negócios, e a plataforma TOPVIEW, especializada em estilo de vida.
Além disso, o Grupo Ric presta serviços de mídia out of home para o mercado por meio da Ric OOH. A Quintal Ventures responde pelo investimento em startups inovadoras, a JOY Eventos atua no setor de entretenimento e o braço social é atendido pelo Instituto Ric.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio