GoDEV da Senior Sistemas abre vagas em tecnologia
Nova edição do programa de formação para desenvolvedores seleciona 15 novos participantes até 11 de maio, incluindo mentoria, projetos práticos e possibilidade de efetivação
07/05/2025 às 13:20
Primeira Turma GoDEV 2025. Divulgação Senior Sistemas
 

Com o objetivo de oferecer oportunidades a estudantes de tecnologia que estão começando suas carreiras em TI e profissionais que estão buscando o primeiro emprego ou em transição profissional, a Senior Sistemas abriu inscrições para o programa GoDEV, voltado a estudantes do ensino médio, técnico ou superior. Durante o programa, os participantes serão contratados como estagiários e terão a chance de desenvolver habilidades e conhecimentos práticos em desenvolvimento de software, por meio de treinamentos conduzidos por orientadores da empresa, com suporte da equipe. 

Em junho de 2025, 15 alunos irão compor a nova turma de formação em modelo de incubadora. O processo seletivo contará com diversas etapas, com o objetivo de avaliar não apenas os conhecimentos técnicos, mas também o perfil comportamental dos candidatos. O treinamento será conduzido pela equipe de Desenvolvimento da Universidade Corporativa da Senior, presencialmente na matriz da Senior Sistemas, em Blumenau (SC). Inicialmente, os participantes são contratados como estagiários, com possibilidade de efetivação, conforme o desempenho ao longo do projeto.  

Para participar do próximo processo seletivo, é necessário se inscrever até 11 de maio pelo link. Recomenda-se que os candidatos preencham o questionário técnico com atenção e incluam o link do GitHub com projetos atualizados. É necessário, ainda, que o estudante tenha conhecimento em lógica de programação, banco de dados, programação orientada a objetos, fundamentos de desenvolvimento web e mantenha vínculo ativo com uma instituição de ensino (ensino médio, técnico ou superior). Conhecimento em Springboot e Angular será considerado um diferencial. 

O estágio tem duração máxima de 10 meses e os candidatos aprovados terão direito à remuneração compatível ao mercado, seguro de vida, Cartão e Clube Wiipo, vale-transporte, TotalPass, assistência PET, plano de desenvolvimento de carreira e acesso aos cursos e treinamentos gratuitos da Universidade Corporativa Senior. 
 

Maieutics lança plataforma que revoluciona avaliações no 30º CIAED

A Maieutics.ai anuncia, durante o 30º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), em Curitiba, o lançamento oficial do Maieutics Studio, uma nova funcionalidade da plataforma Maieutics.ai que transforma o processo de elaboração de avaliações, colocando o professor no centro da criação. Com recursos de inteligência artificial e edição avançada, o Studio permite que o docente selecione os pontos que deseja abordar, personalize o tipo e o nível de dificuldade das questões e garanta total alinhamento ao conteúdo ministrado. A novidade será apresentada entre os dias 7 e 10 de maio, durante o evento que reúne os principais nomes da educação a distância no Brasil.

“O Maieutics Studio foi pensado para que o professor seja o verdadeiro protagonista da avaliação e utilize a tecnologia a seu favor com sabedoria. A IA identifica os pontos-chave dos materiais inseridos e, a partir disso, o educador pode modelar cada questão conforme seus objetivos pedagógicos, com recursos avançados de edição e personalização”, explica Rodrigo Streithorst, CEO da Maieutics.ai.

A ideia surgiu de três irmãos – nascidos em uma família de professores e que já exerceram a profissão –, a partir de um único questionamento: como melhorar o nível das avaliações e agilizar este processo? Então, o CEO da empresa, Rodrigo Streithorst, resolveu fazer do seu trabalho final do curso de Engenharia de Software o modelo de negócios da Maieutics. A partir disso, juntamente com os seus irmãos Rafael Streithorst e Victor Streithorst, desenvolveram uma plataforma que utiliza inteligência artificial para auxiliar o professor no momento da criação das avaliações.
 
"Através da análise, conexão e, ainda mais importante: a contextualização de cada palavra em diferentes mídias, a Maieutics é capaz de gerar centenas de questões inéditas fiéis ao conteúdo programático inserido pelo professor, da maioria dos tipos de arquivos. Na plataforma, o próprio educador pode editar, ajustar e até melhorar as questões geradas, através de recursos especiais. Isso garante um processo avaliativo personalizado e alinhado às necessidades e estilo de ensino de cada educador. A ferramenta passa a ser uma extensão natural do método do professor para a elaboração de suas avaliações", explica o CEO da Maieutics.ai, Rodrigo Streithorst.
 
Uma pesquisa realizada em 2024 com mais de 13 mil professores brasileiros, conduzida pela própria Maieutics.ai, revelou que o uso da inteligência artificial permite uma redução de até 85% no tempo necessário para criar avaliações. Em média, os professores gastam cerca de 15 minutos para elaborar uma única questão manualmente. Com ferramentas de IA que geram questões de avaliação de forma automatizada a partir de conteúdos fornecidos pelos educadores, esse processo, que antes consumia horas, pode ser concluído em segundos, poupando cerca de 20 horas mensais de trabalho. Com isso, os educadores podem focar em atividades mais estratégicas, como o planejamento de aulas e o feedback individualizado aos alunos.


Hilab chega à 7ª premiação seguida no iF Design Award

A Hilab, empresa brasileira pioneira em biotecnologia, consolidou sua posição como líder global em inovação de design ao conquistar o primeiro lugar no Ranking de Design iF para a América do Sul. A representa o sétimo iF Design Award consecutivo da empresa e foi anunciado durante a prestigiada cerimônia do iF Design Award, na Alemanha. Reconhecido como o principal prêmio do Design Mundial” a iniciativa reúne gigantes da indústria e celebra anualmente os projetos mais inovadores e impactantes em diversas categorias.

O mais recente prêmio da Hilab reconhece o projeto intitulado “Hilab, uma pioneira brasileira em biotecnologia, redefine os cuidados de saúde com uma plataforma baseada em nuvem e alimentada por inteligência artificial, levando diagnósticos rápidos e de nível laboratorial a áreas remotas e carentes.” Desenvolvidos para ambientes com poucos recursos, os dispositivos portáteis e intuitivos da Hilab realizam testes diagnósticos essenciais no local e entregam resultados em menos de 25 minutos. A Hilab faz parte do Programa de Corporate Venture Capital da Positivo Tecnologia (CVC), empresa que incentiva a inovação por meio de suporte estratégico e investimentos. Ao eliminar a necessidade de infraestrutura custosa, a Hilab preenche lacunas críticas na saúde, evita migrações por falta de acesso a serviços médicos e promove impacto social duradouro. Tal inovação vai além da tecnologia e é um passo ousado rumo à equidade em saúde, capacitando comunidades a prosperar.

A trajetória da Hilab no iF Design Award começou em 2022, quando a marca fez história ao se tornar a primeira empresa de tecnologia brasileira a conquistar o cobiçado iF Gold Award com o dispositivo Hilab Flow. A conquista destacou a capacidade do Brasil de competir em design de classe mundial, e, desde então, a Hilab já acumulou sete premiações no iF em apenas quatro anos, um feito incrível para o time interno de design de uma startup. As premiações reforçam o seu compromisso em combinar tecnologia de ponta com design centrado no ser humano.

IBETA se filia à Assespro-PR 

O Instituto Brasileiro de Estudos Técnicos Avançados (IBETA) é o mais novo integrante da Associação das Empresas de Software do Paraná (Assespro-PR). A filiação reforça o movimento de fortalecimento do setor de tecnologia e inovação no estado, que vem se consolidando como referência nacional em desenvolvimento de soluções digitais e modernização de processos públicos e privados. 

Com atuação focada em inteligência artificial, análise de dados e projetos de transformação digital em setores como gestão pública, mobilidade urbana e logística, o IBETA se une a um dos principais polos associativos do país voltados ao ecossistema de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Para Wilian Keller, diretor técnico do IBETA, a filiação à Assespro-PR representa um passo estratégico para ampliar parcerias, participar ativamente do debate sobre o futuro digital e contribuir com soluções inovadoras que impactam diretamente a gestão pública, a mobilidade urbana, a sustentabilidade e a eficiência operacional em diferentes setores.

 “A entrada do IBETA na Assespro é um movimento natural de quem acredita na força da colaboração entre empresas de base tecnológica. Compartilhamos da visão de que a troca de experiências e o fortalecimento do setor de tecnologia são essenciais para acelerar a inovação no Paraná e no Brasil”, afirma Keller.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio