MENUx
A Índia lançou ataques militares contra o que chama de “infraestrutura terrorista” no Paquistão e no território da Caxemira controlado pelo Paquistão. Islamabad está preparada para retaliar.
O Ministério da Defesa da Índia disse que suas Forças Armadas atacaram nove locais pouco depois da 1h30 da manhã de quarta-feira, horário local.
As forças do Paquistão relataram que seis locais foram atacados na região da Caxemira sob seu controle e na província de Punjab, no leste do Paquistão.
Em comunicado, um porta-voz das forças paquistanesas declarou que os ataques deixaram 26 mortos e outros 46 feridos.
As tensões vinham aumentando entre os dois vizinhos desde que homens armados atacaram turistas no território da Caxemira controlado pela Índia em abril, deixando 26 pessoas mortas.
A Índia acusou o Paquistão de envolvimento no ataque terrorista, mas o Paquistão negou veementemente a alegação.
As Forças Armadas da Índia declararam que os ataques de quarta-feira foram uma retaliação ao ataque de abril. Alegaram que os ataques atingiram apenas posições extremistas e que nenhum civil foi morto.
O Paquistão, no entanto, rechaçou a alegação. Diz que todos os locais que foram alvos da Índia estavam localizados em áreas civis.
O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, alertou que seu país irá retaliar. Em uma declaração, ele disse: “O Paquistão tem todo o direito de dar uma resposta adequada a esse ato de guerra imposto pela Índia”.