
Especialista dá dicas para reforçar a segurança digital de empresas e usuários
O Brasil vive um momento crítico no cenário da cibersegurança. Somente em 2024, o país registrou 356 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos, um salto impressionante em relação aos 60 bilhões contabilizados no ano anterior, segundo dados divulgados pela CNN Brasil. No terceiro trimestre de 2024, as organizações brasileiras sofreram, em média, 2.766 tentativas de ataques por semana, um aumento de 95% em comparação ao mesmo período de 2023, que havia registrado 747 ataques semanais.
Um estudo da VULTUS Cybersecurity Ecosystem aponta que, se não houver uma mudança significativa nas práticas de segurança digital, as empresas brasileiras podem amargar prejuízos que ultrapassam R$2,2 trilhões nos próximos três anos. “Com a transformação digital acelerada, a necessidade de estratégias robustas de proteção nunca foi tão urgente. A adoção de tecnologias cloud e a migração massiva de dados para ambientes em nuvem trouxe inúmeros benefícios de performance operacional, melhor dimensionamento de investimentos, camadas adicionais de segurança e medidas contingentes de recuperação em caso de algum incidente mais grave. Hoje, qualquer brecha pode ser explorada em segundos. Não se trata mais de se sua empresa será atacada, mas quando”, alerta o CTO da Opus Tech, Angelo Sossela.
Ambientes de nuvem oferecem flexibilidade, escalabilidade e performance, mas exigem uma postura ativa de segurança. “A grande vantagem de contar com provedores de nuvem privada é o fato de que a prestação de serviço especializado, assessora e assume a gestão do ambiente, assegurando níveis mais elevados de segurança e desonerando a equipe de TI das empresas. Quando a migração de dados é feita para nuvens públicas, o cliente é responsável por toda a configuração de ambiente, arquitetura de recursos e ativação de serviços, sendo-lhe garantido apenas a disponibilidade de seu ambiente. Já em um ambiente de nuvem privada, o cliente pode contar com o apoio do time de profissionais especializados da provedora para assumir todas estas responsabilidades.
“Nesse ponto, contar com soluções personalizadas de infraestrutura cloud, como as que oferecemos na Opus Tech, é algo fundamental e que garante ambientes em nuvem seguros e de alto desempenho”, explica o diretor. “A Opus Tech é Platinum Service Provider da Acronis, um dos maiores nomes globais em cibersegurança", complementa.
Para garantir a proteção de dados em qualquer ambiente, Sossela destaca algumas práticas fundamentais que toda empresa deve adotar, sendo a primeira delas a autenticação multifator (MFA). A autenticação é uma das formas mais eficazes de impedir acessos indevidos, mesmo que senhas sejam comprometidas. Também é fundamental manter backups regulares e automatizados. Aqui, é importante sempre ter cópias atualizadas dos seus dados armazenadas em ambientes seguros. Isso é vital para recuperação em caso de ataque”, afirma.
O diretor também recomenda a adoção de ferramentas de monitoramento contínuo, capazes de emitir alertas em tempo real sobre atividades suspeitas. “Elas ajudam a identificar comportamentos suspeitos antes que virem incidentes. Outro ponto fundamental é o investimento em treinamento e conscientização da equipe, já que usuários despreparados são a principal porta de entrada para ataques. Além disso, é importante manter os sistemas sempre atualizados, algo que reduz drasticamente as vulnerabilidades exploráveis por hackers”, reforça.
Dicas para proteger seus dados
1 - Autenticação multifator (MFA): adotar MFA é uma das formas mais eficazes de impedir acessos indevidos, mesmo que senhas sejam comprometidas.
2 - Backups regulares e automatizados: tenha sempre cópias atualizadas dos seus dados armazenadas em ambientes seguros. Isso é vital para recuperação em caso de ataque.
3 - Monitoramento contínuo: ferramentas de monitoramento e alertas em tempo real ajudam a identificar comportamentos suspeitos antes que virem incidentes.
4 - Treinamento e conscientização: usuários despreparados são a principal porta de entrada para ataques. Invista na capacitação da equipe sobre boas práticas digitais.
5 - Atualizações constantes: manter sistemas e softwares atualizados reduz drasticamente as vulnerabilidades exploráveis por hackers.
Sobre a Opus Tech
Fundada em 2016 e 100% curitibana, a Opus Tech é referência em soluções de computação em nuvem no Brasil. Com um portfólio completo de infraestrutura cloud, a empresa atende empresas de diversos portes e setores, garantindo alta performance, segurança e escalabilidade. Tendo o cliente como maior razão e compromisso com a inovação e a excelência, impulsionou um crescimento expressivo nos últimos anos, consolidando sua posição como um dos principais provedores de cloud computing do Sul do país. Com operação de data center em Curitiba e em Miami, desde 2016, e a inauguração de uma nova estrutura em São Paulo em 2025, a Opus Tech expande sua atuação para atender à crescente demanda por servidores e soluções tecnológicas no Brasil.