
Foto: reprodução
Japão, China e Coreia do Sul, além da Associação das Nações do Sudeste Asiático, de 10 países-membros, reafirmaram seu “compromisso total” com o livre comércio multilateral. Isso ocorre em meio à preocupação de que as medidas tarifárias dos EUA possam causar um revés na economia de sua região.
Chefes financeiros e presidentes de bancos centrais dos países da ASEAN+3 compilaram uma declaração conjunta durante sua reunião na Itália no domingo.
O documento argumenta que as perspectivas econômicas de sua região estão “sujeitas a maiores incertezas”.
Diz: “A escalada do protecionismo comercial pesa sobre o comércio global, levando à fragmentação econômica, afetando o comércio, o investimento e os fluxos de capital em toda a região”.
Afirma que as autoridades reafirmam seu “compromisso total com o multilateralismo e com um sistema multilateral de comércio baseado em regras, não discriminatório, livre, justo, aberto, inclusivo, equitativo e transparente, com a Organização Mundial do Comércio em seu núcleo”.
O ministro das Finanças do Japão, Kato Katsunobu, disse a repórteres após a reunião que o Japão instará fortemente os EUA a revisar suas políticas tarifárias.
com nhk