Com foco em saúde e responsabilidade, iniciativa reforça bons hábitos de higiene e ajuda a reduzir riscos de contágio em períodos críticos como o outono
Com o objetivo de estimular a autonomia infantil desde os primeiros anos de vida escolar, a Escola Atuação desenvolve, há quase uma década, o projeto “Doutor Banheiro”. A iniciativa, voltada para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, promove a conscientização sobre a importância da higiene pessoal e coletiva, reforçando comportamentos como o uso adequado do banheiro, o descarte correto do papel higiênico, a descarga após o uso e a manutenção da pia limpa e seca.
Com a chegada do outono e o aumento dos casos de doenças respiratórias como gripes, resfriados, bronquites e alergias, o projeto ganha ainda mais relevância. De acordo com a enfermeira da Escola Atuação, Luiza Reikdal Moreira, a mudança climática típica da estação (com ar mais seco, temperaturas mais baixas e maior concentração de poluentes) cria um cenário propício para a disseminação de vírus e bactérias, especialmente em ambientes coletivos como escolas.
“Em períodos como o outono, o cuidado com a higiene pessoal é uma das principais formas de prevenção contra doenças respiratórias. Projetos como o ‘Doutor Banheiro’ não apenas educam, mas também atuam diretamente na diminuição do contágio dentro do ambiente escolar”, explica Luiza.
A proposta pedagógica é implementada de forma lúdica, com personagens, dinâmicas e linguagem adaptada à faixa etária das crianças, o que torna o processo educativo mais eficaz e acolhedor. Além da autonomia, o projeto também estimula a proatividade, a empatia, o desenvolvimento cognitivo e a inteligência emocional.
Segundo a diretora da Escola Atuação, Carolina Pereira Frizon, o projeto vai muito além do cuidado básico com a higiene. “O ‘Doutor Banheiro’ foi pensado para desenvolver, desde cedo, o senso de responsabilidade e o respeito ao próximo. São atitudes simples que, somadas, promovem bem-estar coletivo e ainda têm um impacto direto na saúde dos nossos estudantes”.