Projeto do Marista Brasil investe em bibliotecas
30/04/2025 às 19:25
Foto: Divulgação
“Biblioteca para todos” amplia o acesso de estudantes e comunidade à leitura; Cerca de 6 mil pessoas serão impactadas pelo projeto em 11 escolas e colégios sociais Maristas
 
O Marista Brasil está reformando e modernizando bibliotecas em 11 escolas e colégios sociais Maristas por meio do projeto Biblioteca Para Todos, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A iniciativa amplia o acesso à leitura e à cultura em regiões socialmente vulneráveis.
Cada unidade social Marista contemplada também atenderá escolas públicas do seu entorno, em municípios de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre eles Ribeirão Preto, Santos, Fazenda Rio Grande, Londrina, Paiçandu, Florianópolis e São José, alcançando cerca de 6 mil pessoas impactadas com o projeto.
As escolas contempladas recebem melhorias estruturais e modernização na biblioteca, atualização do acervo com pelo menos 500 livros — incluindo títulos em braile —, contratação de um mediador de leitura e ações como contação de histórias, clubes do livro, oficinas de escrita e apresentações teatrais.
Camila Petersen, coordenadora do projeto, destaca o impacto das bibliotecas além do ambiente escolar: “Nossas bibliotecas cumprem um papel comunitário, sendo referência de acesso à cultura para famílias e moradores do entorno”.

Bibliotecas entregues
Em Florianópolis-SC, a Escola Social Lucia Mayvorne já finalizou as obras e iniciou as atividades com os estudantes. Segundo a diretora Fraya da Cunha, as ações ultrapassam os muros da escola. “Estamos levando as experiências de leitura também para outros espaços do bairro, como em Centros de Educação Infantil”, relata.
A Marista Escola Social Irmão Rui, em Ribeirão Preto-SP, também já está com a nova biblioteca em pleno funcionamento, atendendo aos alunos e a comunidade da região. “Neste espaço temos iniciativas que vislumbram a inclusão e o acesso comunitário à arte e à cultura. Por meio do projeto, a biblioteca se tornou um lugar convidativo para os nossos estudantes e a comunidade”, disse a diretora Neuzita de Paula Soares.

Sobre o Marista Brasil: maristabrasil.org/.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio