Comércio brasileiro projeta crescimento histórico no Dia das Mães 2025
29/04/2025 às 18:03
Setor físico e digital antecipam estratégias; dados da plataforma Seconds e insights Câmara de Marketing Digital da Associação Comercial do Paraná – ACP, apontam salto expressivo nas vendas e no ticket médio

Após o encerramento das vendas de Páscoa, o comércio brasileiro — físico e digital — volta suas atenções para o Dia das Mães, considerada a segunda data mais importante do varejo nacional. Com base em dados da Seconds, plataforma líder em gestão e maximização de lucratividade para anunciantes no Mercado Livre – a maior plataforma de vendas da América Latina, e análises da Câmara de Marketing Digital da Associação Comercial do Paraná – ACP, as projeções para 2025 indicam crescimento histórico na movimentação.

Dados que impressionam
A Seconds registrou significativos avanços nas vendas dos últimos dois anos:
  • 2023: 3,68 milhões de vendas e R$ 609,2 milhões em transações.
  • 2024: Salto para 6,94 milhões de vendas (+88,3%) e R$ 1,17 bilhão em volume transacionado (+93,1%).
Para 2025, mantido o ritmo de crescimento, as projeções seguem sendo super otimistas.
“O Dia das Mães está se consolidando como um superevento para o varejo digital. Com ferramentas de análise em tempo real, os vendedores de marketplaces conseguem fazer a análise de mercado e de compra em tempo real, precificação inteligente, gestão de anúncios, e ver indicadores financeiros com precisão”, explica Thiago Trincas, CEO da Seconds.

Mudanças no perfil de consumo
O comportamento do consumidor também reforça o otimismo do setor. Em 2023, o destaque foi para Casa, Móveis e Decoração, seguida por Saúde e Beleza, com os três produtos mais vendidos nesse período foram:
  • Kits de óleos e hidratantes (53,2%)
  • Kit de toalhas (22%)
  • Perfume ou kit de perfume e hidratante (21,7%)
Com um ticket médio de R$ 165,17, o setor já indicava sinais de aquecimento e diversificação de categorias.
Já em 2024, além da permanência de itens para casa, o segmento de Roupas e Acessórios liderou com 45,7% das vendas, seguido por Chocolates e Cestas Gourmet (22,9%) e Itens de Decoração (18%). O ticket médio aumentou para R$ 169,46, e a projeção para 2025 é de R$ 173,64, um crescimento de 5,13% no valor médio das transações.

Comércio otimista: ruas e vitrines digitais aquecidas
Seja nas vitrines físicas ou nos carrinhos online, o clima é de confiança. Para Kellyn Sato, proprietária da DiKasa, loja física especializada em presentes e decoração, a expectativa é alta:
“Nossa expectativa para o Dia das Mães é de crescimento em relação ao ano anterior. Projetamos aumento de até 20% no faturamento, impulsionado pela procura por presentes personalizados. Estamos focadas na curadoria de produtos e na experiência de compra”, afirma a empresária.
Já no setor de joias, Giuliana Scheffer, fundadora da Ametís e estreante no e-commerce, aposta na emoção:
“O consumidor tem buscado mais do que um presente: ele quer transmitir afeto e criar memórias. E não há forma mais duradoura de fazer isso do que com uma joia. Com coleções exclusivas e uma comunicação emocional, projetamos crescimento ainda mais robusto em 2025.”

B2B também entra em campo
O período também é estratégico para indústrias e fornecedores.
“O Dia das Mães movimenta toda a cadeia. Indústrias, atacadistas e distribuidores que se anteciparem com SEO, tráfego pago e automação terão vantagem competitiva”, afirma Eloir Stival Jr., coordenador da Câmara de Marketing Digital da ACP e fundador da EPX Digital.
“Além do varejo tradicional, o Dia das Mães abre oportunidades para negócios que fornecem insumos, embalagens, logística e soluções de tecnologia. Campanhas B2B focadas em timing, parcerias estratégicas e conteúdo orientado a dados – como os gerados pela Seconds – são essenciais para converter intenção em resultado”, destaca Stival Jr.
O profissional também faz um alerta sobre a segurança digital durante as compras:
“Em datas de grande movimentação como o Dia das Mães, é essencial redobrar os cuidados nas compras online. A segurança dos dados deve ser prioridade tanto para os consumidores quanto para os varejistas. Estar atento aos sinais de golpes e buscar ambientes digitais confiáveis é tão importante quanto encontrar o presente ideal”, conclui.
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