O Paraná é uma referência no segmento do turismo gastronômico, com muitos empreendimentos e opções de culinária qualificadas, tradicionais ou contemporânea. O destaque mais recente foi concedido por uma publicação que elencou os 100 melhores restaurantes do Brasil em 2025. O Paraná aparece sete vezes na seleção, inclusive, no top três da lista. A publicação é da Revista Exame e chega à quarta edição. O foco é divulgar locais, reconhecer e apresentar a diversidade gastronômica brasileira. Para eleger os melhores de 2025, a lista contou com a colaboração de 65 jurados, entre críticos, especialistas, jornalistas e influenciadores do nicho culinário. Os sete representantes paranaenses na lista são todos de Curitiba, com destaque ao restaurante Manu, localizado no bairro Batel, que ficou em terceiro lugar entre todos os estabelecimentos votados. Os demais restaurantes são: Asú, em 18º lugar; Ichigo Ichie, 20º; K.sa, na 24º posição; Igor em 28º; Duq em 56º e o Feér na 83º posição.
PREÇOS DETERMINAM ESCOLHA DOS PRODUTOS
De acordo com a pesquisa mais recente da SKIM, empresa global de consultoria especialista em análises avançadas do comportamento do consumidor, preço e promoções se tornaram ainda mais decisivos para o consumo do latino-americano em 2024. Em números, 72% dos consumidores afirmam que o preço influenciou mais suas compras na comparação com 2023 e 66% dizem que as promoções passaram a ter peso maior na decisão de compra. Essa maior sensibilidade, inclusive, acarreta mudanças no comportamento de compra. Tanto é que 48% dos latino-americanos estão comprando mais marcas conhecidas – uma diferença expressiva comparada ao nível global, em que apenas 36% dizem ter aumentado essa aquisição. Além disso, 58% estão comparando mais preços entre lojas ou optando por redes mais baratas, evidenciando uma tendência crescente de “trade down” dos estabelecimentos – ou seja, migrar para opções mais acessíveis. Isso sem contar que 79% comparam preços entre marcas. No Brasil, esse índice chegou a 85%.
FURTOS DE CELULARES
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024 aponta que os roubos e furtos de celulares funcionam como porta de entrada do crime organizado para o mundo virtual e são peça importante no crescimento da sensação de medo e insegurança da população. Com o objetivo de ampliar a recuperação de aparelhos e enfraquecer o mercado ilegal, o Governo Federal iniciou uma nova etapa do Programa Celular Seguro. Mensagens automáticas são enviadas por WhatsApp a celulares que tiverem sido cadastrados como roubados, furtados ou perdidos e que tiverem chip trocado posteriormente. A intenção é desmontar as engrenagens que lucram com roubo, furto e revenda de celulares, sem criminalizar o consumidor de boa-fé. A atuação é voltada principalmente a redes de receptação e revenda, que usam o comércio informal para movimentar aparelhos roubados. “O foco está em quem lucra com o crime, não no cidadão comum que comprou sem saber. O objetivo é restituir o aparelho à vítima e coibir o mercado criminoso que financia outras atividades ilegais”, disse o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto.
FURTOS DE CELULARES DIMUNEM NO PR
Segundo dados do Anuário, em 2023, o número de furto de celulares no Brasil caiu 10,1% em comparação a 2022. Foram registrados 442,9 mil furtos em 2023, contra 492,9 mil em 2022. A queda foi registrada em 21 das 27 unidades da Federação. Já em relação aos roubos, houve estabilidade: 490 mil em 2022 e 494 mil em 2023. Ainda assim, 12 estados registraram queda. O Paraná é uma das unidades da Federação onde foi observada redução no número de furtos. No estado, esse tipo de ocorrência teve queda de 3,3%, com 259,2 casos a cada 100 mil habitantes registrados em 2022 contra 250,6 em 2023. Em relação ao número de roubos, houve um leve aumento de 1,1%, com 104 registros a cada 100 mil habitantes em 2022 e 105,2 em 2023.
SETOR DE EVENTOS VIVE MOMENTO HISTÓRICO
Dados divulgados recentemente pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), com base no IBGE, mostram que o setor de eventos vive seu melhor momento histórico. Em 2024, o PIB das atividades de serviços ligadas ao setor cresceu 5,3% — desempenho superior à média nacional (3,4%), à indústria (1,6%) e à agropecuária (2,2%). A força econômica do setor se reflete também no cenário local. “Curitiba vem se consolidando como um destino estratégico para eventos, congressos, feiras e festivais. Esse crescimento nacional é visível pela ocupação de hotéis, movimentação de bares, restaurantes, locadoras, transporte, entre tantos outros serviços”, afirma Gislaine Queiroz, presidente do Curitiba Convention. Além do crescimento no PIB, o setor de eventos registrou em fevereiro de 2025 o maior consumo da série histórica: R$ 11,45 bilhões. O número de empregos formais no setor também cresceu 66,1% em relação ao período pré-pandemia, consolidando os eventos como motores de desenvolvimento e geração de oportunidades.
EMPRESAS DE ALIMENTOS DO PR EM FEIRA NO CANADÁ
Pela terceira vez consecutiva, o Paraná participará da Sial Canada, maior feira de alimentos da América do Norte, realizada em Toronto, de 29 de abril a 1.º de maio. A missão, organizada pela Invest Paraná — agência de atração de investimentos do Governo do Estado —, conta com apoio da Fomento Paraná e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e levará 14 empresas paranaenses para apresentarem seus produtos e buscarem novas oportunidades no mercado internacional. São produtos como sucos, erva-mate, grãos, comidas para bebês e produtos saudáveis (zero açúcar, lactose, glúten e opções veganas), em uma ação estratégica do Governo do Estado para fortalecer as exportações no setor alimentício. As empresas foram selecionadas por meio de edital e contarão com apoio integral da Invest Paraná, sem custos de participação. O diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, destacou que algumas das empresas participantes nunca exportaram. “Nós já participamos da Sial, então conhecemos vários importadores e organizamos diversas reuniões B2B [sigla de negócio para negócio em inglês] para essas empresas. Esperamos que isso amplie o mercado paranaense e o nosso portfólio em uma feira tão importante como essa”, afirmou.
PARTICIPANTES DO EVENTO
A Sial Canada reúne mais de mil expositores e cerca de 23 mil profissionais de 70 países, com mais de 70 atividades programadas, entre conferências, workshops e podcasts ao vivo. O Paraná fará parte do pavilhão organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), parceira de longa data da Invest Paraná e que viabilizou a participação do Estado com dois balcões. Empresários de diversos países poderão conhecer produtos, materiais impressos e digitais das empresas paranaenses. Essa é a terceira missão comercial da agência de atração de investimentos em 2025. Em março, representantes da Invest Paraná participaram da feira Aahar, na Índia, e da Expo Antad, no México. Participarão do estande da Invest Paraná as marcas Amafil, Bella Giornata, Campo Largo, Carob House, Dr. Peanut, Erva Mate Elizabeth, Erva Mate Paraná, Low Sugar, Papapá, Pinati, Qualinova, SL Alimentos, Vapza e Zaeli, todas do ramo de alimentos e bebidas.
EXPORTAÇÃO DE ALIMENTOS
Com uma agroindústria diversificada e reconhecida internacionalmente pela qualidade, o Paraná está se destacando no comércio exterior ao exportar mais alimentos e bebidas do que a maioria dos países do mundo. Se fosse um país, o Estado seria o 29º maior exportador de produtos alimentícios do planeta , à frente de países importantes como Indonésia, África do Sul, Coreia do Sul, Suécia, Suíça, Grécia, Portugal, Japão e Egito. As informações são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e da plataforma TradeMap, com dados organizados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Os números, referentes a 2023, são os mais recentes disponíveis sobre o comércio exterior de alimentos no mundo. O levantamento aponta que o Paraná exportou US$ 13,5 bilhões ao longo do ano em alimentos e bebidas. A Indonésia, que tem mais de 280 milhões de habitantes, por exemplo, exportou US$ 13 bilhões. Logo atrás do Paraná ainda estão África do Sul (US$ 12,1 bilhões), Singapura (US$ 11,5 bilhões) e Suécia (US$ 11,4 bilhões). O Paraná ainda tem uma vantagem considerável na venda de alimentos e bebidas em relação a outros países como Grécia (US$ 8,2 bilhões), Portugal (US$ 8,1 bilhões), Japão (US$ 7,7 bilhões), Egito (US$ 7,6 bilhões), Malásia (US$ 7,6 bilhões) e Marrocos (US$ 7,3 bilhões).
CONTA DE LUZ TERÁ BANDEIRA AMARELA A PARTIR DE MAIO
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu na última sexta-feira (25) implementar a bandeira tarifária amarela nas contas de energia no mês de maio. Com isso, os consumidores terão custo extra de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.


Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, por causa das condições favoráveis de geração de energia no país. Segundo a Agência, a mudança ocorreu devido à redução das chuvas, com a transição do período chuvoso para o período seco do ano. “Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”, explicou a Aneel.