Espetáculo de dança contemporânea Hecatombe estreia com entrada gratuita no teatro josé maria santos
24/04/2025 às 16:59
Crédito: Amanda Nouals
Obra criada por coletivo curitibano propõe reflexão poética sobre os tempos atuais e terá circulação em espaços públicos e ações sociais

Estreia nesta quinta-feira, 24 de abril, às 20h, no Teatro José Maria Santos, o espetáculo de dança contemporânea “HECATOMBE”, com entrada gratuita. A montagem é a primeira criação do Grupo Veto, coletivo formado por artistas-pesquisadores-docentes e egressos do curso de Dança da UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná, e propõe uma imersão crítica e poética sobre o tempo presente por meio do movimento.
Com direção artística de Elber Tavares, co-direção de Deborah Grossmann e direção de movimento de Marina Cervo, a obra configura-se como uma experiência sensível e provocadora, que tensiona os corpos e imagens do agora para falar de violência, resistência e memória. A montagem reflete um Brasil atravessado por crises sociais, políticas e históricas, com forte carga simbólica e afetiva.
“Criamos a partir das urgências do nosso tempo. A pandemia, os retrocessos políticos, as memórias do golpe de 64... tudo isso nos atravessou. HECATOMBE nasce da necessidade de transformar inquietações em linguagem cênica. É um convite à escuta, à presença e à crítica”, destaca o diretor Elber Tavares.

Poética do corpo em crise
A concepção de HECATOMBE teve início no fim de 2021, num momento de transição e abalo coletivo. O espetáculo reúne os intérpretes-criadores Deborah Grossmann, Elber Tavares, Gabriel Machado, Lorena Pires e Malu Martins, que trazem à cena suas vivências e experiências pessoais, tornando o palco um lugar de exposição e reinvenção.
“O processo foi denso e transformador. Foi preciso coragem para encarar as violências que nos atravessam – as que vivemos, reproduzimos e corporificamos. ‘HECATOMBE’ me contemplou como artista e como pessoa”, compartilha Deborah Grossmann, co-diretora e bailarina.
A trilha sonora original é assinada por Fabio Cadore, especialista em música eletroacústica, e o figurino é de Dani Nogueira, professora de moda e figurinista. A iluminação é de Bia Flora, atriz, iluminadora e palhaça. A produção executiva está a cargo de Larissa Sanches, artista com experiência na cena curitibana.
“Foi um desafio construir uma estética que desse conta da complexidade do que vivemos. A luz, o som, o figurino – tudo foi pensado para afetar o público de maneira sensível e direta”, comenta Marina Cervo, responsável pela direção de movimento e ensaiadora do Balé Teatro Guaíra.

Arte como ação social
Além das apresentações no Teatro José Maria Santos, o projeto prevê uma circulação em formato flash mob por bairros da Região Metropolitana de Curitiba, ocupando espaços públicos e levando a dança contemporânea a regiões periféricas, fora dos centros culturais tradicionais.
O grupo também realizará debates e oficinas com alunos e professores da UNESPAR, abordando o processo criativo e a pesquisa em artes da cena, fortalecendo o vínculo entre produção artística e ensino superior público.
"A OIDÊ acredita no poder transformador da arte e da criação para a comunidade e sua trajetória. O fomento a projetos culturais enriquece o tecido social, preserva a memória coletiva e proporciona experiências que moldam um futuro mais criativo e conectado à nossa história", afirma Keiko, proprietária do restaurante.
Como parte da proposta de impacto social, o ingresso simbólico para as sessões será a doação voluntária de produtos de higiene pessoal, que serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. As ações de acessibilidade contam com a parceria das empresas Fluindo Libras e RC Audiodescrição e Acessibilidade, garantindo inclusão nas sessões nos dias 26 e 27 de abril. 
“Acreditamos em uma arte que seja também responsabilidade. Queremos estar onde a arte raramente chega, ouvindo quem é constantemente silenciado”, afirma Larissa Sanches, produtora do espetáculo
.
FICHA TÉCNICA – “HECATOMBE”
Direção artística: Elber Tavares
Co-direção: Deborah Grossmann
Direção de movimento: Marina Cervo
Elenco (intérpretes-criadores): Deborah Grossmann, Elber Tavares, Gabriel Machado, Lorena Pires, Malu Martins
Sonoplastia: Fabio Cadore
Figurino: Dani Nogueira
Iluminação: Bia Flora
Produção Executiva: Larissa Sanches
Criação Gráfica: Oliver dos Anjos
Fotografia: Amanda Nouals
Fisioterapia: Pedro Wistuba
Acessibilidade (Libras e audiodescrição): Fluindo Libras e RC Audiodescrição
Apoio jurídico: Lucas Ferreira (UFPR)
 
SERVIÇO
Espetáculo “HECATOMBE”
24, 25 e 26 de abril às 20h e 27 de abril às 19h 
Teatro José Maria Santos – R. Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba/PR
Entrada gratuita – Sugestão de doação: produtos de higiene pessoal
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio