Pilar, startup que está revolucionando o setor do alto padrão imobiliário, chega a Curitiba
Empresa, que já é destaque em SP, oferece serviço que vai facilitar e potencializar o lucro dos corretores de imóveis locais
22/04/2025 às 16:17
Na ordem, Raphael Sampaio, Felipe Abramovay e Luiz Gilbert, executivos da Pilar, maior proptech do mercado imobiliário de luxo de São Paulo.
Patrícia Vieira

A Pilar, maior proptech do mercado imobiliário de luxo de São Paulo em valor transacionado, acaba de inaugurar seu primeiro escritório fora do estado paulista. A cidade escolhida para marcar essa nova fase de expansão foi Curitiba, que tem se destacado como um dos principais polos de valorização de imóveis de alto padrão no país. 
Em entrevista exclusiva ao Diário Indústria & Comércio, os executivos da empresa revelam os motivos da chegada à capital paranaense e como a marca deve impactar o trabalho dos corretores de imóveis na região. 

Quais foram os motivos que levaram Pilar a escolher Curitiba como local para o seu primeiro escritório fora de São Paulo, especialmente em um mercado de alto padrão em pleno crescimento?
Curitiba tem se destacado como um dos mercados de alto padrão mais promissores do Brasil, com uma valorização consistente e crescente. Em 2024, o metro quadrado de imóveis de luxo na cidade teve uma das maiores altas do país, o que reforça o potencial do mercado local. Mas a decisão vai além dos números: encontramos em Curitiba um ambiente promissor, com profissionais qualificados e uma demanda orgânica de parceiros alinhados com a nossa filosofia de parceria e produtividade. É o ambiente ideal para aplicarmos nosso modelo, que une tecnologia, curadoria e uma rede colaborativa de corretores parceiros. 

De que maneira a chegada da Pilar pretende impactar o trabalho das corretoras / corretores de imóveis locais em Curitiba e quais benefícios específicos eles podem esperar ao se integrar nesse ecossistema da empresa?
Na Pilar, acreditamos que os bons corretores são os grandes protagonistas do mercado de alto padrão. Nossa missão é potencializar esses talentos locais, oferecendo estrutura, tecnologia e inteligência de mercado para que possam ir ainda mais longe. Com a nossa plataforma, eles ganham tempo, eficiência e conexão com uma rede de alta performance que acelera negócios e amplia resultados.
Queremos que os corretores tenham mais liberdade para fazer o que fazem de melhor: se conectar com pessoas e fechar bons negócios. Menos esforço operacional, mais resultado. Estamos aqui para somar ao mercado curitibano e, juntos, elevar o padrão e o dinamismo da experiência imobiliária na cidade.

Quais ferramentas e inovações tecnológicas a Pilar oferece para melhorar a eficiência do mercado imobiliário? 
Nossa tecnologia foi desenhada para transformar a jornada imobiliária em algo mais eficiente, transparente e colaborativo. Além das ferramentas clássicas — como CRM, cadastro de imóveis e integração com canais de divulgação — desenvolvemos funcionalidades exclusivas que criam novas formas de atuação para o corretor.
A base de imóveis compartilhada entre as imobiliárias parceiras, por exemplo, permite uma agilidade inédita na formação de parcerias. E o nosso mural digital de oportunidades transforma a forma como os corretores encontram os imóveis que seus clientes buscam, tornando o processo mais dinâmico e propositivo.
Além disso, estamos finalizando uma nova funcionalidade baseada em inteligência artificial que, além de tirar o peso de processos repetitivos, deve aumentar em pelo menos 30% a conversão dos corretores. Mais do que tecnologia, é uma nova lógica de trabalho: colaborativa, inteligente e orientada a resultados.

Vocês já estão operando com os corretores locais? Quais são os primeiros resultados da empresa em Curitiba? 
Sim, já estamos em operação com corretores locais e os resultados iniciais superaram nossas expectativas. Formamos rapidamente uma rede engajada de especialistas em bairros estratégicos, muitos deles indicados pelos próprios corretores que acreditaram na proposta desde o início, como o Leonardo Barrosa, primeiro parceiro da região e um dos incentivadores a abrirmos a operação local.
Atualmente já temos mais de 20 marcas parceiras e cerca de 50 corretores integrados ao nosso ecossistema. Até março, esse time de parceiros já movimentou mais de R$ 50 milhões de VGV. Para uma praça recém-inaugurada, esses números refletem a força da comunidade que estamos construindo, e o quanto Curitiba estava pronta para essa transformação.

Já tem planos de expansão para outras regiões do Brasil, além de Curitiba?
Neste momento, nosso foco está em Curitiba, uma cidade em que enxergamos muito potencial, tanto pelo perfil dos imóveis quanto pela qualidade da rede de corretores; e também em São Paulo, onde seguimos fortalecendo nossa atuação. Embora não descartemos uma expansão para outras cidades do país no futuro, nosso objetivo agora é construir, em Curitiba, uma operação tão sólida e eficiente quanto a que desenvolvemos em São Paulo. 

Sobre a Pilar
A Pilar é um ecossistema fundado em 2021 e em operação desde 2022 que tem como propósito tornar o mercado imobiliário de alto padrão mais eficiente. Por meio de uma estrutura tecnológica de ponta baseada em inteligência artificial, aliada à expertise e a uma rede de conexões estratégicas, a empresa valoriza e empodera os melhores corretores do mercado. Mais do que oferecer ferramentas, a Pilar promove uma cultura de parceria, na qual os corretores atuam como protagonistas da experiência do cliente e verdadeiros aliados na construção de jornadas de compra mais qualificadas e eficazes.
 
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio