Bairros em Morretes estão aptos para ligação na rede de esgoto
04/04/2025 às 17:43
Foto: Divulgação
Ambiental Paraná em parceria com a Sanepar concluiu obras que dão acesso a dezenas de residências ao esgoto tratado

Mais de 200 casas residenciais e estabelecimentos comerciais dos bairros Sítio do Campo e Jardim das Palmeiras, em Morretes no Litoral do Paraná, foram beneficiados com a expansão da rede de esgoto na cidade e já podem ligar seus imóveis ao sistema. O próprio morador pode fazer esse procedimento de forma correta no Dispositivo Tubular de Inspeção (DTI) presente nas ruas ou contratar um encanador.
A expansão foi realizada pela Ambiental Paraná, empresa da Aegea Saneamento e líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, responsável pela gestão do esgotamento sanitário em 52 municípios do Paraná em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). “Estamos trabalhando para universalizar o saneamento nos municípios em que atendemos, possibilitando inúmeros benefícios à população, em especial relacionados a saúde”, afirma Bruna Boldrini, diretora presidente da Ambiental Paraná.
Um levantamento realizado pelo Instituto Trata Brasil, organização da sociedade civil de interesse público que aborda as questões de saneamento básico, aponta que os municípios só têm benefícios quando seus imóveis são ligados à rede de esgoto. O principal deles diz respeito a saúde pública. Os números do Trata Brasil mostram que no período de 2010 a 2022 a taxa de internações hospitalares reduziu em mais de 50% nos municípios que tinham implantado o serviço de coleta domiciliar de esgoto.
Para Antony Serpa Antoniuk, 39, médico especialista em Medicina de Família e Comunidade, o saneamento básico interfere de maneira direta no bem-estar da população. “Historicamente, no Brasil e no mundo, tivemos diversas epidemias como a cólera e a febre tifóide, relacionadas à carência da rede de esgoto. Atualmente, temos como principais doenças relacionadas a esta falta, as síndromes diarreicas ocasionadas em sua maioria pelos vírus, bactérias, parasitoses e toxinas”, explica ele, destacando ainda que o saneamento básico ajuda a proporcionar um ambiente mais saudável, além de diminuir o mau cheiro, a proliferação de ratos e mosquitos vetores de doenças.
A expansão da coleta de esgoto também pode reduzir os atendimentos e filas nas unidades básicas de saúde e UPAs e internamentos. “No começo deste ano, tivemos um aumento importante no litoral dos casos de infecções intestinais, resultando na montagem de três tendas acopladas nas UPAs de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná só para atender esses eventos. Segundo a SESA, foram registrados mais de 5 mil casos só nos primeiros 13 dias de 2025”, alerta Serpa.
A universalização do saneamento no Brasil – que corresponde a 90% dos munícipios atendidos pela rede de esgoto - deve reduzir 86.760 internações por Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI) no país por ano, representando também uma economia de quase R$ 44 milhões nos cofres públicos.
Em casos de dúvida para ligar sua residência na rede coletora de esgoto, os moradores podem entrar em contato com a Sanepar pelo número 0800-200-0115.
Comentários    Quero comentar
* Os comentários não refletem a opinião do Diário Indústria & Comércio