
O Operário-PR comemora o título de campeão do Paranaense 2025. Foto: André Jonsson/OFEC
Casa do futebol paranaense em 2025, com
transmissão exclusiva em TV aberta, a RICtv Record encerrou em grande estilo a cobertura do
Campeonato Paranaense de Futebol, mobilizando jornalistas, narradores e comentaristas de
onze veículos do Grupo Ric entre as emissoras de rádio, tv e os portais de notícias. O resultado foi uma grande festa esportiva com mais de 24 horas de transmissão ao longo de 12 jogos e pelo menos 250 mil pessoas impactadas a cada partida. Na final do campeonato, a RICtv Record Curitiba permaneceu 14 minutos consecutivos na liderança, alcançando mais de 370 mil pessoas. A jornada somou 1 hora 14 minutos e 46 segundos assistidos, marcando 6,43 pontos de audiência e 14,59% de share, segundo dados do Kantar Ibope.
“Realizamos a maior cobertura do Campeonato Paranaense em sua história. Foram
12 transmissões da RICtv,
68 transmissões pelas rádios
Jovem Pan News Curitiba,
Jovem Pan News Maringá,
Jovem Pan News Londrina e
Banda B, e mais de mil matérias publicadas nos portais
ric.com.br e
bandab.com.br. Na final entre Operário e Maringá, enviamos
47 produtores de conteúdo para o estádio. Atingimos um
alto índice de audiência. Tivemos
êxito na entrega comercial. Portanto, foi um amplo sucesso a nossa
cobertura multiplataforma, mostrando o alcance e o know-how do Grupo Ric para
grandes eventos”, detalha Cristian Toledo, coordenador da cobertura esportiva, que valorizou os times de fora da capital, mantendo o ritmo de trabalho quando as equipes de Curitiba saíram
.
A final em que o
Operário-PR sagrou-se campeão estadual - vencendo o
Maringá e encerrando um jejum de 10 anos - terminou com uma surpresa para os torcedores preparada pelo
Mercado Livre. No momento da premiação, uma
chuva dourada de cupons de desconto tomou conta do gramado, espalhando alegria entre centenas de torcedores, uma ativação que marcou a maior festa em uma final de Campeonato Paranaense.
“A ação foi concebida pela
GUT, agência do Mercado Livre, que junto com a
Record e o Grupo Ric formulou a estratégia de mídia, oferecendo um plano 360 com TV, rádios, portal e influenciadores. Com a chuva de cupons acontecendo e com sua divulgação em cauda longa no digital, os cupons foram sendo utilizados. Menos de 24 horas após a ação, um dos três cupons disponíveis já estava esgotado por ter excedido a quantidade previamente planejada pelo Mercado Livre, o que por si só já caracteriza o
sucesso da ação tanto na execução quanto na estratégia comercial”, explica o diretor executivo nacional José Travagin.
Durante alguns jogos, outra estratégia de marketing entrou em campo com a tradicional
Câmera do Beijo, que registrou momentos de carinho e descontração entre os torcedores. Os casais que apareceram no telão foram presenteados com ingressos de cinema, tornando a experiência ainda mais especial.
O Paranaense contou com a parceria das empresas
Viva Sorte Bet, Multiloja. Bet Nacional, Neupar Pneus, Sicredi e Zaeli Alimentos (esta, em Maringá). Na grande final realizada em Ponta Grossa, a cobertura teve o apoio das marcas
Lojas MM, Sicredi, Marinho Pré Moldados, Telhas Construção Brasil, Peugeot Provence e Feijão Pontarollo na ação
Câmera do Beijo.
A RICtv Record revelou para todo o Paraná a campanha que levou o Operário de Ponta Grossa a vencer o Maringá. A
audiência durante todo o campeonato no
público masculino teve a liderança na faixa 35+. A emissora foi
líder também em audiência no
público jovem entre 18 e 34 anos, e líder em tempo de permanência no público masculino com 1 hora 08 minutos e 57 segundos assistidos em Curitiba.
A inédita festa que marcou essa vitória envolveu nove veículos de comunicação do
Grupo Ric: as quatro emissoras da
RICtv Record, as quatro emissoras da
Jovem Pan News e a rádio
Banda B. Os portais
ric.com.br e
bandab.com.br produziram conteúdo especial. A cobertura crossmedia somou 97 jogos transmitidos e narrados, com mais de
4,4 milhões de pessoas impactadas.
No sábado, uma edição especial do programa
Balanço Geral de Curitiba e de Maringá, com os apresentadores
Matheus Furlan e Nader Khalil ao vivo de Ponta Grossa, mostrou a expectativa dos torcedores para a grande final, que teve narração de Linhares Júnior, comentários de Nivaldo Carneiro e Cristian Toledo e reportagens de Guilherme Moreira.
A rádio Jovem Pan News apresentou programas especiais sobre a decisão no
Bate Pronto Maringá e no
Bate Pronto Paraná. As quatro emissoras da Jovem Pan News no Paraná entraram em rede com Maringá, com a transmissão de Eduardo Machado, comentários de Victor Raimundi e reportagens de Edvaldo Ferreira.
A rádio Banda B transmitiu o jogo com a equipe liderada por Marcelo Ortiz, com a presença de Irapitan Costa, Ricardo Brejinski, Jhonatan Mendes, Gabriel Ortiz e Dionatan Scrok.
A emoção que levou à final
resultou, em toda a campanha iniciada em janeiro, em
260 milhões de impactos na RICtv Curitiba,
1 milhão de impactos na Jovem Pan News;
1 milhão de impactos no digital (Jovem Pan News + Banda B; YouTube + portal), e
1,1 milhão de impactos na RICtv Conectada.