
Guto Silva será o novo Secretário das Cidades e ganhará força para pleitear uma vaga para a disputa da sucessão de Ratinho Jr.
O governador Ratinho Jr. tem se mostrado um hábil negociador político. Ele se equilibra a ponto de conseguir não desagradar nem mesmo a quem ele nega alguma coisa. A capacidade de aglutinação foi mostrada na montagem da chapa para a prefeitura de Curitiba, elegendo Eduardo Pimentel, que no fim das contas só tinha um sobrenome famoso e pouco tempo de trabalho. Apesar do susto chamado Cristina Graeml, o governador elegeu seu candidato. Agora o movimento do xadrez político é para a escolha do sucessor de Ratinho Jr. no Palácio Iguaçu. Toda a movimentação tem que ser muito bem estudada. Há muita gente querendo suceder a Ratinho Jr. e ainda não é hora do governador tomar partido de um ou de outro. Na próxima semana deve sair a reforma do secretariado e Guto Silva deve ser o escolhido para a Secretaria das Cidades. Ele fortalece Guto, que tem se mostrado mau negociador, já que anda em crise com o secretário João Carlos Ortega e, no momento, desagrada os ex-prefeitos Rafael Greca, Ulisses Maia e Leonaldo Paranhos. Mas há muita água a passar embaixo desta ponte ainda.
MOVIMENTOS DE ALEXANDRE CURI
Outro candidato que quer disputar o governo do estado é o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi. Ele já mostrou sua força em articulações e como se relacionar bem com os prefeitos dos municípios paranaenses, que compareceram em peso na sua posse na Assembleia. Curi trabalha politicamente e em outros setores também. Na comunicação, Curi levou para comandar a assessoria de imprensa do legislativo estadual, o ex-secretário estadual de Comunicação, João Evaristo Debiase, que tem sido discreto e evita os holofotes. O I&C solicitou uma entrevista com Debiase para conhecer os planos de comunicação da Assembleia na gestão de Alexandre Curi e Debiase preferiu adiar qualquer pronunciamento, preferindo aguardar a elaboração de um plano de gestão a ser apresentado ao presidente da Casa.
RAFAEL GRECA FICA DESAPONTADO
O ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, esperava receber a secretaria das Cidades. Não a receberá, pois ela vai para Guto Silva. O secretário João Carlos Ortega ficou encarregado de oferecer outras opções a Rafael. Foram ofertadas ao ex-prefeito de Curitiba as secretarias de Cultura, de Turismo ou de Desenvolvimento Sustentável. A todas elas, Greca torceu o nariz e ainda ficou bem desapontado por sequer ter sido comunicado do fato pelo próprio governador. Rafael Greca saiu da reunião disposto a não ser secretário de Ratinho Jr. Para não perder o aliado, a turma do governador fez contato com o advogado Giovani Gionédis, pessoa bem próxima de Rafael e alguém a quem se pode chamar de conselheiro do ex-prefeito de Curitiba.
SUPLENTE VAI SE TORNAR SECRETÁRIO
O deputado federal licenciado, Ricardo Barros (PP), assume seu posto na Câmara dos Deputados na próxima semana. Ele já tem andado por Brasília nos últimos dias, mas ainda responde como Secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços. O suplente de Barros no período em que esteve como secretário de estado de Ratinho Jr. foi Marco Brasil. Barros e Brasil tiveram muitos atritos recentemente, mas tudo indica que Marco Brasil vai trocar Brasília pela secretaria que era ocupada por Ricardo Barros.
NOVO PLANO DE COMBATE À DENGUE
A prevenção e o combate à dengue foram tema da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta semana. Convidados pela Comissão Executiva para o debate, o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Alcides Augusto Souto de Oliveira, e a coordenadora municipal de controle do Aedes, Tatiana Faraco, destacaram o lançamento do Plano Municipal de Enfrentamento da Dengue e outras Arboviroses para os anos de 2025 e 2026. Instituído pelo decreto 853/2025, o novo plano foi lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel na tarde desta quarta. A nova regulamentação, avaliou Oliveira, é “um esforço conjunto desta Casa, como também da Prefeitura, para que possamos enfrentar mais assertivamente, otimizando os recursos para o enfrentamento da dengue”. Faraco destacou que as medidas são intersetoriais, isto é, envolvem diferentes secretarias do Município de Curitiba. “A gente sabe que é só combatendo o vetor [o mosquito Aedes aegypti] que a gente vai conseguir diminuir ou evitar a transmissão da doença”, lembrou a convidada da Tribuna Livre. Ela avalia que o novo plano respalda e dá autonomia para que os agentes do Município possam aplicar a lei municipal 16.488/2025.
ASSEMBLEIA ITINERANTE EM UMUARAMA
Nesta sexta-feira (14) a Assembleia Legislativa do Paraná promove a 19ª edição da Assembleia Itinerante. O evento de interiorização, que tem como principal objetivo aproximar os legisladores estaduais dos moradores de todos os cantos do Paraná, será na 50ª Expo Umuarama, às 18 horas. Além da sessão especial repleta de homenagens a personalidades locais e regionais, os eventos da Assembleia Itinerante são grandes oportunidades para que a população interaja diretamente com os deputados estaduais. Tanto as entidades como a comunidade em geral podem fazer pedidos, reivindicações e sugestões aos parlamentares. O estande da Assembleia também é uma atração, pois traz muita informação sobre a rotina da Casa de Leis e também possibilita imersões tecnológicas, como o tour em realidade virtual. O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD), afirma que a Assembleia Itinerante reforça a importância do diálogo entre os representantes políticos e a sociedade. “Com esse evento, é possível estabelecer um canal de comunicação entre os cidadãos e os deputados estaduais, o que é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e participativa”.
HOMENAGEM A RENATO ADUR
A deputada estadual Maria Victoria (PP) destacou o compromisso do superintendente-geral de relações institucionais do Governo do Estado, Renato Adur, com o diálogo e a eficiência da gestão pública. Adur foi homenageado na sessão na última terça-feira (11) por idealizar e coordenar o evento Paraná Mais Cidades. A homenagem foi proposta pela deputada estadual Maria Victoria (PP) com coautoria de 28 deputados e aprovada por unanimidade pela Assembleia. “Articulador nato, Renato Adur fez muitos amigos por onde passou. Com seu jeito próprio, cultiva respeito dos aliados e também dos adversários. Seu legado na vida pública é enorme, e um dos marcos dessa trajetória é a idealização e coordenação do evento Paraná Mais Cidades”, frisou.
POLO MOTOCICLISTA NA RUA JOÃO NEGRÃO
Tramita na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um projeto de lei que propõe a criação do Polo Motociclista na rua João Negrão, no trecho compreendido entre as ruas Engenheiros Rebouças e Chile. O objetivo é reconhecer o local como um ponto de encontro tradicional de motociclistas curitibanos e promover melhorias na infraestrutura, segurança e organização urbana da região. De acordo com a proposta, a iniciativa busca incentivar a economia local, organizar o trânsito e fortalecer a identidade cultural dos motociclistas. Segundo a justificativa da autora, a vereadora Delegada Tathiana Guzella (União), o projeto atende a um pedido da comunidade e valoriza um grupo que há anos contribui para o dinamismo social e cultural de Curitiba. A matéria prevê medidas para o desenvolvimento sustentável da atividade econômica na região, atraindo novos investimentos e promovendo o ordenamento urbano, com controle do uso do solo e combate à poluição sonora, visual e atmosférica.
PARANAVAÍ SOLICITA CURSO DE MEDICINA
A Assembleia Legislativa do Paraná realizou, na última quarta-feira (12), uma sessão especial da Assembleia Itinerante em Paranavaí, na 53ª ExpoParanavaí. Durante o evento, representantes de entidades públicas e da sociedade civil organizada apresentaram demandas aos parlamentares, com destaque para a criação de um curso de medicina na cidade, melhorias na infraestrutura e avanços na área da saúde. O presidente da Assembleia, Alexandre Curi (PSD), reforçou o compromisso do legislativo estadual em atender as reivindicações. “O deputado é a ponte entre o prefeito e o governo do Estado. Vamos levar essas demandas adiante, encaminhando-as, com o apoio dos deputados, para as secretarias estaduais. Além disso, temos condição de atender algumas solicitações por meio dos 40% do nosso orçamento, que devolvemos anualmente”, afirmou.
ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) abre as portas, mais uma vez, para receber a população em busca de atendimentos jurídicos gratuitos. Resultado da parceria entre a instituição e a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), o Mutirão de Direito da Família será realizado nesta sexta-feira, a partir das 9h, no auditório do anexo 2 (entrada pelo estacionamento em frente à praça Eufrásio Correia). A área do Direito da Família abrange casos como divórcio, dissolução de união estável, pensão alimentícia, guarda e visitas. Além disso, serão ofertados exames gratuitos de DNA para o reconhecimento voluntário de paternidade e maternidade. O público contará com o serviço de intérprete de Libras. O presidente Tico Kuzma (PSD) suspendeu a sessão de quarta-feira (12) para que a assessora jurídica Bruna Abdalla, da Defensoria Pública, reforçasse o convite aos demais vereadores e à população em geral. O mutirão, frisou ela, "é focado no setor da família. É importante frisar que são para casos de comum acordo”, explicou.